worldcup2014
worldcup2014
%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

7 de outubro de 2012 às 06:51 152 views

Bulgária volta a sorrir

Após maus momentos no passado recente, tudo indica que a seleção da Bulgária está conseguindo se reerguer. A equipe ficou de fora de duas Eurocopas seguidas e, nos últimos meses, foi perdendo continuamente posições no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola. Em abril deste ano, a Bulgária chegou à 96ª posição, a sua pior colocação na lista das melhores seleções do planeta. Porém, passados apenas seis meses, os búlgaros viveram uma grande ascensão e subiram 34 posições, chegando ao 55º lugar.

Curiosamente, esta evolução coincidiu com a saída do atacante e astro Dimitar Berbatov da seleção. A contratação do técnico Lyuboslav Penev também parece ter surtido efeito. O ex-atacante assumiu o cargo em novembro de 2011 com o objetivo de levar a Bulgária de volta ao topo do futebol europeu, mas se viu com um desafio complicado pela frente: apesar de contar com jogadores experientes, sua missão era de lançar em campo jovens jogadores talentosos, mas ainda pouco experientes, o que acabou não sendo uma má ideia.

No geral, o saldo de Penev à frente da Bulgária é claramente positivo. Em seis jogos, ele levou a equipe a três vitórias, dois empates e obteve apenas uma derrota (por 2 a 0 contra a Turquia). O resultado que mais chamou a atenção foi a vitória por 2 a 1 em um amistoso em Amsterdã contra a Holanda, atual vice-campeã mundial.

Além disso, nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a equipe de Penev iniciou a sua campanha com quatro pontos em dois jogos, arrancando inclusive um empate por 2 a 2 em casa contra a Itália, segunda colocada na Eurocopa 2012. O bom começo está alimentando o sonho búlgaro de voltar a disputar um Mundial, o que não acontece desde a França 1998. A classificação serviria para o país relembrar as glórias vividas em meados da década de 1990.

Possibilidades limitadas
Em 1994, com uma equipe que contava com o superastro Hristo Stoichkov, além de jogadores como Iordan Letchkov e Krassimir Balakov, a Bulgária chegou à quarta colocação da Copa do Mundo da FIFA. Aquele foi indiscutivelmente o ponto máximo alcançado pelo futebol búlgaro. Nas quartas de final, a seleção derrotou ninguém menos do que a Alemanha, então detentora do título mundial. Do lado alemão, o capitão era Lothar Matthäus, que 17 anos mais tarde viria a comandar o selecionado búlgaro por cerca de um ano.

"O ano de 1994 ficou para trás há muito tempo", afirmou Matthäus, precursor de Penev, em entrevista ao FIFA.com no ano passado. "O futebol não tem mais a mesma importância daquela época, e o clima de todo o país mudou. As pessoas precisam lutar para sobreviver. O dinheiro é necessário em outras áreas. Com isso, obviamente o futebol sofre, e fica difícil montar uma seleção que faça um bom papel no cenário internacional."

O recordista de jogos pela seleção alemã (150 atuações) e capitão da conquista do título mundial na Itália 1990 permaneceu no cargo de técnico da Bulgária por um ano, de setembro de 2010 a setembro de 2011, conseguindo apenas duas vitórias em nove partidas, o que não foi suficiente para que o país se classificasse para a Eurocopa 2012.

"As possibilidades da Bulgária são limitadas, e não é possível fazer uma comparação com a Alemanha", afirmou Matthäus. "Isso é algo que se inicia nas categorias de base e se estende até os profissionais. Há jovens jogadores com muito talento, mas, quando eles não são incentivados desde o começo, é difícil chegar a um nível de excelência. Por esse motivo, considero muito importante que essas promessas partam para o exterior o mais rápido possível para adquirir experiência. Estou convencido de que todos os jogadores da seleção búlgara poderiam reforçar muito os clubes da primeira divisão alemã."

Difíceis tarefas pela frente
A Bulgária conta atualmente com jogadores de muito talento nas suas fileiras, como o atacante Ivelin Popov (Kuban, da Rússia), o meio-campista Ivan Ivanov (Partizan, da Iugoslávia) e o atacante Spas Delev (sem clube). Mas esses jogadores precisarão suar muito a camisa para dar continuidade à boa fase do seu país.

Já na semana que vem, a Bulgária precisará mostrar todo o seu futebol na terceira e quarta rodadas das eliminatórias. Dinamarca e República Tcheca serão adversários complicados para os búlgaros, além de estarem bem acima no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola. Porém, se a Bulgária conseguir bons resultados nessas partidas, então o sonho de participar da sua oitava Copa do Mundo da FIFA estará ainda mais perto de se concretizar.



Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd