iso
iso
Visitors

Today: 0
Week: 0
Total: 63.497

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

31 de agosto de 2010 às 18:15 164 views

FOTOMETRIA

Hoho pessoas.
Seguindo com a série de tutoriais vamos falar um pouco de um elemento chave na fotografia, a luz.
A luz é a maior aliada ou inimiga de uma fotografia, por isso é importante saber como melhor captá-la. Para isso, faz-se necessário entender um pouco sobre a fotometria.
Foto(luz)metria(medida) é o ajuste que se faz para captar a melhor incidência de luz em assunto.
Três fatores são importantes para realizar a fotometria: o ISO, a velocidade do obturador e a abertura do diafragma. Só as câmeras DLSR permitem a calibragem desses três fatores. Neste tutorial será apresentada a noção técnica dos três elementos retidos do site http://lorenti.org/2008/01/20/fotometria-aprendendo-a-medir-a-luz/ e logo em seguida uma explicação simplificada do foi apresentado.

ISO
O ISO, ao qual se deve o nome dessa equipe, "é o padrão escolhido para delinear a sensibilidade das películas (filme). Muitos outros padrões existiram, como o ASA (Americano) e o DIN (Alemão). Quanto maior o ISO do filme, maior é a sua sensibilidade a luz, porém pior é a qualidade de imagem. Isso se dava porque os filmes mais sensíveis possuíam grãos de prata maiores, que causavam uma granulação na foto. Então o ISO 50 era usado em dias com muito sol ou em estúdio por conta de sua alta qualidade de imagem e cor, enquanto o ISO 3200 é utilizado em situações com pouca luz, gerando imagens granuladas. Nas digitais esse padrão foi mantido, mas o mesmo problema da qualidade da imagem se mostrou. Em ISOs mais elevados as imagens acabam gerando uma aberração cromática chamada de ruído."
Didaticamente falando, ISO tenta compensar a baixa incidência de luz, quanto maior for o iso, mais sensível à luz a sua lente fica, mas maior também será a granulação que será produzida na imagem.

Obturador
"O obturador é uma cortina que se abre e fecha permitindo a entrada da luz. Sua velocidade é medida em frações de segundos. Quanto menor a velocidade, maior é a quantidade de luz que atinge o sensor ou o filme. A velocidade do obturador é importante em momentos onde a ação se desenrola de maneira rápida. Objetos em movimento necessitam de uma alta velocidade de obturação (a partir de 1/500 avos de segundo) para que não saiam borradas, enquanto objetos em repouso podem usar velocidades mais lentas. Muitas câmeras compactas não possuem um obturador mecânico, sendo que a velocidade de captura é simulada pela ativação do sensor. Algumas DSLR da Nikon possuem um obturador híbrido, onde a velocidade de captura e conseguida através do acionamento mecânico e do sensor, conseguindo assim um menor desgaste do obturador e um conseqüente aumento de sua vida útil"
de maneira simplificada o obturador é por onde a luz passa na sua lente e você tem como controlar a velocidade com que ele a deixa passar. Assim, se está em um ambiente onde há pouca luz é sugerido que se coloque a velocidade do obturador pequena pra que mais luz passe na sua lente. Entretanto, quanto mais baixa a velocidade do obturador maior a chance de a imagem sair "tremida".

Diafragma
"É uma íris dentro da lente. Ela funciona mais ou menos como a nossa pupila. Com muita luz ela se fecha e com pouca luz ela se abre. Seu tamanho é medido em f/stops e quanto menor o número maior é a abertura. Então uma lente em f/2,0 está com o diafragma bem aberto, para ser usado em situações de pouca luz e um diafragma em f/32 está bem fechado, usado em situações com muita luz. A abertura do diafragma influencia diretamente a profundidade de campo, que é aquele desfoque que ocorre atrás do assunto focado. Se o diafragma estiver bem aberto você vai ter pouca profundidade de campo e tudo que estiver na parte da frente e na parte de trás do objeto fotografado vai estar desfocado. Com o diafragma bem fechado toda a foto vai ficar nítida."

Fotômetro
Por fim nas câmeras DLSR há um fotômetro imbutido que é representado por uma reguinha que vai de -2 a +2. Ele server para indicar a exposição de luz que a sua lente está captando em determinado assunto. O ideal é que o fotômetro esteja no marco 0. A partir dessa indicação o fotógrafo vai calibrar, ou fotometrar a sua lente pra que ela consiga a melhor incidência de luz.

,cléo =}

- DOF - profundidade de campo
- Fotografando silhuetas
- Editores
- Tutoriais e sites
- Um pouco mais de Fotografia
- Edição P&B

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd