iso
iso
Visitors

Today: 0
Week: 0
Total: 63.497

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

24 de agosto de 2010 às 22:14 283 views

Fotografando Silhuetas

é um tipo de foto 'comum', mas que tem seus valores desde que se alie a técnica a um olhar atento à composição.

Tomemos como exemplo a foto da Hannah Montana (aliás, ela é uma mestre nesse assunto)

Nela podemos notar no primeiro plano (a ponte e pessoas) e mais silhuetas em segundo plano (casas, construções, árvores), ela dispõe do seguinte EXIF:

Câmera: Nikon D5000
Exposição: 1/125s
Abertura: f/5.6
Distância focal: 48mm
ISO: 320

Exif é o registro que a câmera faz no arquivo da foto digital, este registro serve para que tu reveja as condições em que fez o clique e possa mudar(ou não) manualmente alguma variável. É muito importante para aqueles que munidos de câmeras com ajustes manuais possam manipular as variáveis em busca da captação exata da luz que busca.

Mas porque esse nhe nhe nhe todo??

Porquê para fazer boas silhuetas é importante dominar os ajustes manuais, é importante saber alterar as variáveis da câmera de forma a obter a silhueta sem perder informação demais do fundo.

Mas aí você me pergunta:

"Eu tenho apenas uma câmera compacta sem esses controles manuais de abertura e velocidade, não posso fazer minhas silhuetas?”

De maneira alguma, dê meio clique no disparador em um local mais iluminado da cena, próximo da fonte de luz, ou algum local bem iluminado. Segure o disparador meio pressionado, a câmera fez a fotometria em um ambiente muito claro, reenquadre a cena e aperte o resto do disparador. Assim obterá a silhueta na maioria dos casos. Você terá forçado a câmera a automatizar a exposição em imagem, “travando”essa fotometria com o disparador semi-pressionado e a usará em um novo enquadramento, que vai expor corretamente o fundo e subexpor o objeto-silhueta.

Então, vamos dar dicas de condições que ajudam a fotografar silhuetas:

• Observe um objeto que esteja de alguma forma em contraluz, ou seja, que tenha uma fonte de luz que a ilumine ao fundo ou paralelamente.

• Evite clicar diretamente contraluz, isso pode danificar o sensor da câmera, alem de que a luz dificulta que se busque uma composição mais rica pois o excesso de luz pode “queimar”informação, tirando elementos do fundo.

• Tenha em vista um ângulo mais limpo, ou seja, em que a silhueta apareça com um fundo mais claro, mesmo que levemente. Silhueta de uma pessoa com um fundo escuro, em que se a silhueta se mistura com o fundo não é tão agradável.

• Silhuetas “chapam” a foto. Isso é um fato. Muitas vezes o que se distingue facilmente pelo olho humano, a divisão dos planos, se perde em fotografia. Em fotografia de silhuetas mais ainda, então abuse de elementos que induzam profundidade.

• Aproveite as cores do fundo. Se em um fundo há vegetação aproveite disso para dar um tom verde ao fundo e gerar outra sensação. No PDS podemos abusar das cores quentes, no nascer do sol, do céu azul e tons frios, em um dia nublado podemos trabalhar preto e branco com suavidade. Experimente mudar.

• Silhueta não é apenas por do sol, é também feita com lanterna,com lâmpada de abajur, com objeto atrás de tecido, com sombra de objeto. Então toda fonte de luz, com um objeto a frente ou lateralmente pode produzir uma silhueta desde que tu se coloque na posição adequada.

Lembrem-se: Não existe fórmulas brilhantes em fotografia e sim um caminho básico que trilhamos com nossas escolhas, experimentações e observações.Um aprendizado eterno. Assim esse exif básico funciona para mim na captura de silhuetas com pequenos ajustes.

Tente, teste e obtenha seus resultados e macetes, lembre que sua câmera não é apenas um objeto e sim uma trilha a ser descoberta cada dia mais.

Thiago

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd