mariahcareymc
News

• Memoirs of an Imperfect Angel (2009)

Imperfeições estão nos olhos de quem vê. Você pode vê-las como falhas ou como as qualidades que fazem de nós humanos – e que fazem nos esforçar para sermos pessoas melhores em busca de uma perfeição que sabemos que nunca alcançaremos totalmente. Nas treze músicas de seu fascinante novo álbum, Memoirs of an Imperfect Angel, Mariah Carey explora esses aspectos da nossa humanidade compartilhada com uma profundidade rara, honestidade e com o coração aberto. É uma das declarações mais fortes de toda sua longa e distinta carreira.

O tema de Memoirs é o amor em todas as suas fases em nossas vidas. Experimentando ele pela primeira vez. Perdendo. Lembrando seus momentos mais dolorosos, e também seus momentos de maior inocência e alegria. Desejando por ele. Aprendendo com ele. Crescendo como resultado de seu profundo poder. Encontrando novamente e sendo grato por tão grande presente. E, finalmente, sendo humilde, cheio de admiração e elevado por caminhos misteriosos do amor. Nesse sentido e mais, Memoirs é uma completa, imensamente gratificante jornada.

“Cada canção é como uma conversa íntima ou um novo dia de um diário privado”, Carey diz sobre o álbum. “Muitas das canções refletem especificamente, diferentes momentos da minha vida. Outras foram inspiradas em filmes, eventos reais que aconteceram comigo, ou histórias de amigos que me contaram sobre experiências que passaram”. Com apenas uma exceção, Carey escreveu e produziu todo o álbum com a colaboração de The-Dream e Tricky Stewart. O trio claramente compartilhou de um sentido inspirado do que Memoirs deveria ser. Grooves fascinantes e melodias instantaneamente memoráveis fluem de faixa por faixa, enquanto a inteligência e intimidade das letras criam a sensação de um amigo conversando com outro. Tão bem definido como cada canção é, Memoirs brinca com a beleza e consistência de um clássico álbum do início ao fim.
Meu objetivo principal era trabalhar com pessoas com quem eu pudesse colaborar, sem parecer redundante ou passado, antigo", disse Carey. "Na minha opinião Tricky é um dos mais subestimados grandes produtores que está aí atualmente. Eu gostei de trabalhar com ele. E eu especialmente gostei de compor com The-Dream, basicamente porque nós dois amamos nos divertir com letras e melodias, e também somos capazes de ficarmos mais sérios em músicas mais profundas. Há um sentido particular de liberdade que eu sinto quando compomos juntos - apesar de eu fazê-lo ficar no estúdio durante toda a noite até ele estar a ponto de me matar! LOL!”.

O primeiro single de Memoirs é “Obsessed”, que veio acompanhado por um vídeo dirigido por Brett Ratner (da trilogia Rush Hour) em que Carey encarna tanto o papel de estrela glamurosa quanto do fã que a persegue. Assim como o vídeo, a letra da canção combina desmerecimentos devastadores (“Last man on the Earth still couldn’t get this”) com humor (“See right through you like you’re bathin’ in Windex”). A non-sense “Up Out My Face” captura um humor sarcástico parecido, rejeitando um amor antigo com a deixa, “When I break, I break, boy” (quando eu termino, eu termino, garoto). “It’s a Wrap” traz uma mensagem similar sobre o fim de um affair: “When it’s gone, it’s gone.” “Standing O,” com seu refrão irresistível, aplaude ironicamente um ex infiel por sua conquista: “You played the one that loved you the most.” “Betcha Gon’ Know” prevê vingança cármica de um amante inconstante mas, mais uma vez, as letras inteligentes (“Oprah Winfrey whole segment for real, for real / 20/20 Barbara Walters for real, for real”) encoraja um sorriso em meio a dor.

A balada “H.A.T.E.U.”, entretanto, encontra a cantora vendo a vida no despertar de um término de relacionamento e desejando o momento quando a perda e arrependimento dão lugar à uma raiva renovadora. Mas o título da música não necessariamente representa o que você acha que pode ser. "H.A.T.E.U. é a primeira canção que escrevi para o álbum”, Carey diz, “e significa ter um aborrecimento emocional típico (Having A Typical Emotional Upset)”.

Sempre uma técnica e brilhante cantora, com um extraordinário alcance vocal, Mariah sobe as novas alturas nessa faixa. "Eu canto uma melodia recorrente no registro mais agudo da minha voz; não é um improviso, mas uma parte integral da canção", diz ela. "Isso não é algo que eu tenha feito antes, e ao ouvir, me lembra como Minnie Riperton usou seu registro superior em seu hit ‘Lovin’ You.’ Eu achei tão irônico a canção dela chamar-se ‘Lovin’ You’ e a minha ‘H.A.T.E.U.’ – e ambas usarem aquele registro superior "assobiado" como a maior parte da melodia. Portanto, é uma espécie de homenagem a Minnie Riperton, uma homenagem a ela uma vez que foi tão influente no meu estilo de cantar."
Em uma nota suave, a melancólica “Candy Bling” lindamente evoca o reino abençoado do amor jovem (“Anklets, name plates that you gave to me/Sweet tarts, ring pops had that candy bling/And you were my world”), enquanto "Inseparable" sofre por um amor que não deu certo por razões que parecem impossíveis de compreender. “More Than Just Friends" flutua em torno de uma fantasia de o que uma relação casual pode se tornar (“Permanently paint me in your picture like Picasso/Love me down till I hit the top of my soprano!”). “Ribbon” e “The Impossible” recaem com felicidade e gratidão sobre um amor redentor que voltou para tornar a vida mais rica novamente. “You did the impossible” (você fez o impossível), Carey canta. “You rescued my love" (você salvou meu amor).
Memoirs of an Imperfect Angel termina com uma versão gospel espetacularmente poderosa da linda balada do Foreigner, "I Wanna Know What Love Is". Mariah eleva a voz aos céus enquanto um comovente coro deixa claro que a busca do amor é o mais próximo que qualquer ser humano pode chegar do divino.
O que nos leva de volta ao anjo do título do álbum. "Eu tinha escrito uma canção chamada 'Imperfect' (imperfeito)", Carey diz, "mas ela não entrou no álbum". “A letra dessa música lida com o fato de que o mundo coloca tanta pressão sobre nós - especialmente sobre as mulheres – para sermos perfeitos e sermos de certa maneira, e isso é impossível porque ninguém é perfeito. Só Deus é perfeito. Eu sei que tenho tentado ser uma pessoa boa, mas definitivamente eu não sou um anjo!"
"Mas depois que fiz este álbum e decidi chamá-lo Memoirs of an Imperfect Angel”, ela conclui, "Eu lembrei que o álbum de Minnie Riperton que continha ‘Lovin' You’ chamava-se Perfect Angel. Então eu senti de muitas maneiras que era para ser”.

1."Betcha Gon' Know (the prologue)"
2."Obsessed"
3. "H.A.T.E.U."
4."Candy Bling"
5."Ribbon"
6."Inseparable"
7."Standing O"
8."It's a Wrap"
9."Up Out My Face"
10."Up Out My Face (reprise)"
11."More Than Just Friends"
12."The Impossible"
13."The Impossible (reprise)"
14."Angel(prelude)"
15."Angels Cry"
16."Languishing (the interlude)"
17."I Want to Know What Love Is"