futeboll
futeboll
%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

10 de novembro de 2011 às 11:32 17 views

LUÍZ FABIANO

Luis Fabiano Clemente (Campinas, 8 de novembro de 1980) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente joga pelo São Paulo.

No início da carreira, era conhecido apenas como Fabiano. Seu nome composto só passou a ser utilizado quando chegou ao São Paulo, onde já jogava outro Fabiano.

Luis Fabiano iniciou sua carreira em 1997, pela Ponte Preta, onde permaneceu até 1999. Se transferiu então para o time francês Rennes. Em 2001 voltou para o Brasil e passou a atuar pelo São Paulo, onde foi um dos destaques do time. Jogou no clube por quatro temporadas até o ano de 2004, Luis Fabiano fez no total 160 jogos e marcou 118 gols pelo São Paulo antes de largar o clube.

Seu próximo clube foi o Porto, de Portugal, aonde se transferiu na segunda metade de 2004, negociado com o Porto por 5 milhões de dólares (10 milhões de reais). No time português, não conseguiu repetir as boas atuações que teve pelo São Paulo, e ainda começou a passar por problemas pessoais. Pelo Porto, ele foi campeão do Mundial Interclubes de 2004, derrotando o Once Caldas, da Colômbia, na decisão.

Se transferiu ao Sevilla por 10 milhões de euros (23 milhões de reais), da Espanha, em 2005. Após uma primeira temporada de adaptação, foi campeão da Copa da UEFA em 2006, quando marcou um dos gols na final contra o Middlesbrough, da Inglaterra, e campeão da Supercopa Europeia em 2006, ao derrotar o Barcelona.

Na tarde de 11 de março de 2011, Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, anuncia o retorno de Luis Fabiano ao clube, após a contratação junto ao Sevilla, por 7,6 milhões de euros (17,5 milhões de reais), firmando um contrato com duração de quatro anos. No dia de sua apresentação havia mais de 45 mil pessoas no Estádio do Morumbi.

Após o retorno Luis Fabiano teve problemas para reestrear devido a lesões no joelho, mas após longo período fora dos gramados ele reestreou pelo São Paulo, no dia 2 de outubro contra o Flamengo no dia do aniversário de 51 anos do Morumbi, a partida terminou em 2x1 para os cariocas. No dia 19 de outubro, na sua quinta partida, em jogo válido pela Copa Sul-Americana, marcou seu primeiro gol no retorno ao São Paulo contra o Libertad, aos 31 minutos do segundo tempo.

Pela Seleção Brasileira, estreio no jogo da seleção contra Nigeria Nigéria em 2003, quando estava em grande fase pelo São Paulo. Neste jogo, Luis Fabiano marcou um gol. Depois disso passou a receber algumas outras convocações para as eliminatórias da Copa do Mundo e outros amistosos, como um contra a Hungria, onde ele marcou dois gols.

Foi convocado para disputar a Copa América de 2004, na qual foi titular e talvez o grande nome do Brasil para o torneio. Mas quem acabou brilhando mesmo foi o atacante Adriano, que foi o grande herói do título.

Em novembro de 2007, o atacante Afonso Alves, convocado para a disputa das eliminatórias, sofreu uma contusão, e o técnico Dunga, acabou chamando Luís Fabiano para substituí-lo.

Ele enfim voltou a jogar pela Seleção, após entrar no segundo tempo do jogo diante do Peru, que terminou empatado. Mas o melhor ainda estava reservado para ele: No jogo contra o Uruguai, em pleno Morumbi, Luís Fabiano foi escalado como titular e marcou os dois gols da vitória de 2 a 1.

O ano de 2008 foi mágico para Luís Fabiano na seleção. Além de ótimos desempenhos e gols com a camisa canarinho, o são paulino fechou o calendário brasileiro o ano em grande estilo: fez três dos seis gols da seleção contra Portugal, em um amistoso realizado no Brasil e foi o artilheiro da seleção no ano.

Luis Fabiano foi convocado para a Copa do Mundo de 2010. Após seis partidas sem marcar gol, Luis Fabiano, contra a Costa do Marfim, marcou dois gols. No segundo, um gol muito polêmico, deu um "chapéu" em três jogadores, após dominar a bola com o braço. Contra o Chile, nas oitavas-de-final, volta a marcar um gol, após jogada com Robinho e Kaká. Entretanto, não pôde evitar a derrota brasileira contra a Holanda, e terminou seu desempenho na Copa com três gols em quatro jogos.

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd