futeboll
futeboll
%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

31 de outubro de 2011 às 13:57 8 views

ADRIANO

Adriano Leite Ribeiro (Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1982) é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Sport Club Corinthians Paulista.

No dia 17 de agosto de 2009, Adriano recebeu da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro a Medalha de Mérito Pedro Ernesto,mais importante comenda do município, que é entregue aos cidadãos que mais se destacam na comunidade. As justificativas para a honraria foram a superação e a humildade do jogador, além do fato de ele "fazer a felicidade de milhares de cariocas".

Foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Adriano nasceu e viveu durante sua infância na Vila Cruzeiro, uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro. Começou sua carreira nas divisões de base do Flamengo, tendo sido promovido ao time profissional em 2000. Nesse mesmo ano, ainda com com a idade de dezoito anos, o atacante foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira.

O jogador, desde cedo, já impressionava a todos por causa de seu enorme vigor físico. Porém, somente anos mais tarde, ele também passou a ser reconhecido por seus fortes chutes com a perna esquerda.

Em 2001, foi vendido para a Internazionale, da Itália. Logo na sua estreia, marcou um gol contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. O tento, contudo, não foi suficiente para que o jovem brasileiro continuasse no time milanês; assim, foi emprestado à Fiorentina e, em seguida, foi jogar no Parma em uma copropriedade.

Em 2004, findados os dois anos de parceria entre a Inter e o Parma, Adriano voltou a ser jogador exclusivo da primeira. Marcou quinze gols em dezesseis partidas disputadas, média de quase um gol por jogo. Com essas atuações que o , garantiu a vaga como titular absoluto no time milanês.

O declínio seguiu na volta a Milão. Os problemas pessoais persistiam, a falta de cuidados com a condição física, também. Sendo assim, Adriano havia perdido a total confiança do técnico Roberto Mancini, que sequer o convocava para as partidas. Assumiu em entrevistas à imprensa italiana que, deprimido, recorreu ao álcool, o que o atrapalhou ainda mais. Tentou recomeçar em partidas pela Serie A e da Coppa Italia, mas acabou liberado para voltar ao Brasil para melhorar sua preparação física no Reffis do São Paulo.

Depois de seu departamento fazer o atacante perder três quilos e reordenar a gordura corporal, os paulistas conseguiram convencer o clube italiano a liberá-lo por empréstimo de seis meses. Dessa forma, o atacante jogou o primeiro semestre de 2008 para o São Paulo Futebol Clube. Não conseguiu dar ao clube seu quarto título da Copa Libertadores, mas fez um bom papel: em vinte e oito jogos marcou dezessete gols, seis pela competição sul-americana e onze pelo Campeonato Paulista.

Depois da passagem pelo São Paulo, Adriano ainda retornou à Itália, jogou por alguns meses e teve participação importante, principalmente, na UEFA Champions League. Desta vez, seu desempenho pela Inter foi mais fraco, marcando apenas 5 gols em 19 jogos.

Em abril de 2009, Adriano simplesmente abandonou os treinamentos da Internazionale e retornou sem autorização ao Brasil. Foram dias de sumiço e especulações até de sua morte, como uma falsa notícia de que Adriano teria subido o Morro da Chatuba, no Complexo do Alemão, teria sido sequestrado e morto por traficantes. Um delegado, porém, desmentiu a notícia.

Passadas três semanas de indefinição em sua carreira e a continuidade ou não de seu contrato com a Internazionale, o clube informou no dia 24 de abril de 2009, em seu site oficial, a rescisão amigável do contrato do centroavante brasileiro, sem revelar valores ou condições deste acordo. Em 6 de maio de 2009, Adriano retornou ao Flamengo, onde fez sua reestreia frente ao Atlético Paranaense, em 31 de maio, marcando o segundo gol da vitória por 2 a 1.

No início de março, o jogador se envolveu em uma nova polêmica em sua carreira. Na madrugada de sexta-feira, 5, após retornar de amistoso com a seleção brasileira, Adriano foi a uma festa na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro). De lá, acompanhado por aproximadamente dez jogadores do Flamengo, seguiu para a Chatuba e participou de um baile funk realizado em uma quadra poliesportiva. Pouco tempo depois de chegarem ao local, os jogadores rubro-negros foram surpreendidos pelos gritos de Joana Machado, noiva do atacante. Alterada e ofendendo os atletas, a moça atirou pedras e atacou o carro do jogador e de outros três de seus colegas de clube. O veículo do atacante ficou bastante danificado; outros dois perderam, respectivamente, um retrovisor e um pára-brisa. O quarto foi atingido em uma das portas.

Em meio às polêmicas, em 27 de maio de 2010, o seu empresário, Gilmar Rinaldi, confirmou que Adriano jogará pela Roma a partir da temporada 2010-11, entretanto o contrato ainda não teria sido assinado e Adriano viajaria à Itália para acertar os detalhes.

Em 9 de junho de 2010, foi apresentado oficialmente como novo jogador da Roma no estádio Flamínio, usando a camisa de número 8. Assinou contrato de três temporadas com a equipe romana.

Em 29 de março de 2011, assinou com o Corinthians e passou algumas semanas apenas recuperando a forma física. No dia 19 de abril, ainda na preparação e iniciando os treinos para o retorno aos gramados, sofreu um rompimento no Tendão de Aquiles, tendo que passar imediatamente por uma cirurgia, que o deixou de fora por cerca de seis meses.

Após meses de recuperação, finalmente veio a campo para sua estreia pelo Corinthians em 9 de outubro de 2011, durante a vitória por 3-0 sobre o Atlético Goianiense.

Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Adriano teve a oportunidade de participar das conquistas da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005. Foi destaque nesses dois torneios, sagrando-se artilheiro e melhor jogador em ambas competições e garantindo sua vaga para a Copa do Mundo de 2006.

Na Copa do Mundo de 2006, porém, Adriano não conseguiu repetir o desempenho dos torneios anteriores. Marcou apenas dois gols em toda a Copa e viu a seleção canarinho ser eliminada precocemente nas quartas-de-final, já que o Brasil era o grande favorito ao título daquela Copa do Mundo.

No ano de 2009, Adriano volta a ser convocado para a seleção após ter um bom futebol apresentado no Flamengo, onde havia estado na artilharia do Campeonato Brasileiro durante o período da convocação, disputou alguns amistosos e também jogos válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, mas não ficou entre os titulares, não marcando nenhum gol em sua nova passagem. Devido ao bom futebol apresentado no Flamengo neste ano, havia uma grande expectativa em torno do seu retorno à Seleção para atuar na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, mas acabou não sendo convocado por Dunga, ex-treinador da seleção.




Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd