colorhair_s2
colorhair_s2

News

09 • Violeta genciana e Azul de metileno (III - Tonalizando)

Como mencionado no primeiro tutorial sobre VG e AM, a Violeta Genciana (VG) e o Azul de Metileno (AM) tem diversas finalidades pro cabelo, como método alternativo de coloração, matização e mix.
Porém, este tutorial se aplica somente à VIOLETA GENCIANA.

E então, vamos para a terceira e última finalidade!
A cor deu errado por causa de base amarelada? A VG pode resolver!

COMO FUNCIONA: A colorimetria se baseia na ESTRELA DE OSWALD. Vermelho, azul e amarelo são as cores primárias. Na colorimetria capilar, a anulação de uma cor será possível com um pigmento OPOSTO à cor que se quer anular.

Então, vamos aplicar este raciocínio por cima de cores.

III - TONALIZANDO TONS INDESEJADOS COM VIOLETA GENCIANA

Cabelo azul esverdeando

É uma reclamação muito comum de pessoas que usam cabelos azuis que a cor vá se esverdeando com o tempo, à medida que vai desbotando.
Geralmente, isto se dá porque o azul aplicado era de base esverdeada ou pura e foi aplicada em cima de descoloração amarelada.
Para que o azul não fique esverdeado, a cor deve ser aplicada sobre o cabelo em base platinada ou loiro palha; ou ser usada uma tinta azul de base arroxeada e evitar azul de base esverdeada, pois mesmo sobre base platinada, uma tinta de base verde pode esverdear o cabelo.
[VEJA O PORQUÊ]

Mas caso o resultado tenha dar errado, é possível reverter!
Prepare a MISTURA DE VG e aplique sobre os cabelos.

Vamos seguir a lógica.
Verde = AZUL + AMARELO.
O resultado que você deseja é um azul puro. Então, ao aplicar vg sobre o esverdeado você vai estar ANULANDO o amarelo e o azul prevalecerá.

○ • ○

Cabelo vermelho alaranjando

É comum que muitas tintas fantasia ou até mesmo tintas profissionais que levem água oxigenada vão alaranjando conforme vão desbotando, são raras as tintas que desbotam pra um tom rosado.
Então, para manter um vermelho puro, o banho de vg também é recomendado.

Laranja = VERMELHO + AMARELO
A vg vai ANULAR O AMARELO presente no cabelo e assim o vermelho continua.

○ • ○

Cabelo rosa avermelhando / alaranjando

Geralmente, muitas pessoas pintam o cabelo de rosa, e por conta da base amarelada no cabelo, ele não fica rosa, e sim vermelho rosado.
Ou até mesmo que recém pintado fique um rosa de verdade, conforme vai desbotando, independente da base sobre qual o rosa foi pintado, ao cabelo desbota pra um tom alaranjado, meio coral.

Então é preciso eliminar a possibilidade de ficar vermelho usando-se uma tinta rosa de base arroxeada, ou fazendo o banho de vg sobre o vermelho rosado, que deveria intencionalmente ser rosa.

A lógica é a mesma para cabelos vermelhos, como laranja = vermelho + amarelo, a vg anulará o amarelo ali, porém a vg terá que ser mais forte para prevalecer sobre o tom avermelhado também.
Para cabelos desbotando para salmão, não é necessário que seja mais forte a mistura de vg.

○ • ○

E mais uma vez, ressaltando as mesmas considerações dos tópicos anteriores...



CONSIDERAÇÕES:

Para quem receia ressecamento devido à presença de álcool já citada antes, pode colocar o pote ou recipiente com a mistura em banho-maria. Porém ressalto: A quantidade é mínima e não faz mal.

Cuidado com os móveis, roupas, pele... a violeta genciana mancha MUITO!
Até mais que a anilina. Porém é um antisséptico e não fará mal à sua saúde. Proteja sua pele com toalha, luvas, qualquer coisa que você possa sujar e que você possa descartar.

Se seu rosa ficou muito neon mas você quer o tom mais fechado, a tonalização com vg pode ser útil para fechar o tom.
Pode ser usada uma mistura mais forte para alcançar tons de magenta.

Quando você for pintar o cabelo com anilina, você pode adicionar à mistura gotas de violeta genciana previamente para evitar resultados indesejados.



Espero que seja a dica seja útil e que seus resultados indesejados sejam corrigidos!
Obrigada pela preferência e pelas visitas!