colorhair_s2
colorhair_s2

News

11 • Decapagem - Removendo a cor do cabelo

Olá, cabecinhas coloridas! Ensinarei a vocês como remover a cor atul do seu cabelo, sem que haja alguma mudança na cor seguinte. Por exemplo, se você tem cabelo rosa, aplicando azul por cima será possível que seu cabelo fique roxo. Pra isso, é necessário fazer uma DECAPAGEM, para que o cabelo fique num tom mais neutro o possível e que outras cores possam ser colocadas por cima.

As formas de decapagem existentes são:
Descoloração
Soap Cap
Removedores de Coloração
Neutralização

○ • ○

ATENÇÃO! Descoloração é um tipo de decapagem, mas decapagem não é como descoloração! Se você tem o cabelo virgem, esse cabelo não tem uma coloração artificial por cima dele, então é impossível decapá-lo. Para abrir o tom de um cabelo virgem para que seja apropriado ser tingido de tons fantasia, é necessário uma descoloração.


Existem também formas alternativas de desbotar o cabelo, não exatamente decapar, que em breve serão abordadas.
Vitamina C
Shampoo com bicarbonato
Shampoos anti-resíduos
Tinta de tonalidade loira com amônia com tons acima de 10 (loiro claríssimo)
Cada um desses métodos alternativos exigem atenções especiais, portanto em breve surgirão posts para cada um.

○ • ○

Alguns dos métodos de decapagem principais já foram abordados anteriormente em tutoriais, mas segue aqui o resumo sobre cada um deles.

DESCOLORAÇÃO
A descoloração é o processo mais comum e mais simples de se fazer, porém o mais agressivo pra um cabelo já totalmente descolorido anteriormente. VEJA COMO FAZER AQUI. Porém é o mais eficaz, podendo remover maior parte da coloração ou até fazer remoção total da cor, dependendo da atual cor do seu cabelo. É recomendada uma descoloração para decapagem somente se os fios estiverem totalmente fortes e saudáveis, bem reconstruidos. Se a cor do seu cabelo é difícil de sair como um rosa, um laranja ou um vermelho, e sua transformação exige mais "urgência" (paciência, pessoal! Cabelo colorido é paciência e cuidado!), esse é o método mais aconselhado, porém atente nas suas reconstruções do Cronograma Capilar antes e depois da descoloração. ;)

SOAP CAP
É uma forma mais amena da descoloração, sendo suavizada por uma proporção menor de descolorante e água oxigenada, acompanhados com shampoo anti-resíduos. VEJA COMO FAZER. Bastante indicado para remover cor gradativamente porém de forma mais rápida, e remove facilmente cores pastéis do cabelo. Porém não é indicado pra cabelos danificados, pois serão usados os mesmos produtos pra uma descoloração, ainda que em menor quantidade.

REMOVEDORES DE COR
Existem no mercado alguns removedores de cor sem amônia que prometem decapar seu cabelo gradativamente e sem agressões fortes. O mais conhecido no Brasil é o Dekap Color, da marca Yamá, que não leva água oxigenada. As pessoas costumam confundir o Dekap Color com o Soap Cap, porém não é a mesma coisa.
Dekap color é um PRODUTO e soap cap é uma "receita" suave da descoloração.
O dekap color, como toda decapagem não irá descolorir cabelos virgens. E dependendo da coloração atual do cabelo, pode ser necessário mais de uma aplicação. Você encontra nas lojas de cosméticos por preços variados. Já vi uma variação de preço entre 35 reais a 60 D:
Existe também a embalagem menorzinha.
Também há outros removedores no mercado, que você também pode comprar por sites estrangeiros.

NEUTRALIZAÇÃO
Esse método ainda é agressivo, pois ainda se trata de uma descoloração. Porém, é bastante eficaz, pois você neutraliza o tom atual do seu cabelo a partir da cor OPOSTA. Leia nesse post um pequeno resumo sobre COLORIMETRIA, daí você entenderá melhor sobre cores opostas. Para saber qual a cor oposta à atual do seu cabelo, veja no post citado a estrela de Oswald.

A neutralização pode ser feita de duas formas:

¹ Você prepara uma receita normal de descoloração, com água oxigenada de 30 ou 40 volumes, e juntamente à mistura já homogênea você acrescenta uma quantidade pequena de tinta fantasia da cor oposta à do seu cabelo. O importante é que a mistura fique da cor da tinta fantasia que você acrescentou. Então, aplique no cabelo e espere o resultado.

² Por cima da cor atual do seu cabelo, aplique uma tinta fantasia de cor oposta. O resultado disso pode ser uma cor estranha, levemente marrom, mas isso facilitará a neutralização do tom atual do seu cabelo. Após a aplicação da cor oposta, aplique uma descoloração normal, ou um soap cap, ou tinta de tom loiro clarissimo (será abordado o tema em breve). Com esse método, é até possível que seu cabelo fique um loiro palha ideal para o tingimento com qualquer coloração que você desejar! Bem aconselhável, ainda que hajam danos por conta dos componentes da descoloração/ soap cap / tinta de tom loiro clarissimo.

○ • ○


Espero que o post seja útil! Antes de fazer qualquer um dos procedimentos, ATENÇÃO PARA A SAÚDE DO SEU CABELO! E paciência também.

DÚVIDAS? Se você tem uma conta aqui no meadd, deixa um comentário na primeira foto!
Se não tem, crie uma conta, participe do meadd também! Será muito bem vindo!

Obrigada por visitarem o Color Hair, a melhor fonte sobre cabelos coloridos no meadd!