colorhair_s2
colorhair_s2

News

08 • Violeta genciana e Azul de metileno (II - Matizando)

Como mencionado no tutorial anterior, a Violeta Genciana (VG) e o Azul de Metileno (AM) tem diversas finalidades pro cabelo, como método alternativo de coloração, matização e mix.

Vamos agora fazer um tutorial e resenha para a segunda finalidade.
Este aqui é especial para as platinadas! Manter um cabelo claríssimo, seja branquinho ou com reflexos prateados, é muito difícil, pois devido à oxidação, o cabelo amarela fácil.
Para não depender frequentemente de tintas, mix e tonalizantes, a violeta genciana é ideal para neutralizar o amarelado. O azul de metileno também pode ser usado, mas dá um efeito bem diferente.

COMO FUNCIONA: A colorimetria se baseia na ESTRELA DE OSWALD. Vermelho, azul e amarelo são as cores primárias. Na colorimetria capilar, a anulação de uma cor será possível com um pigmento OPOSTO à cor que se quer anular. Observe o triângulo amarelo. A cor oposta, que está na ponta adiante do amarelo, é o violeta.
Então, a partir dai se deduz que o violeta anulará o amarelo.
Interessante, não é? :D

Este post será apenas instruindo de apresentação e de tutorial de como MATIZAR, em breve virá o III (anulação e mix).

II - MATIZANDO O PLATINADO

IMPORTANTE: O método resultará num cabelo branco ou com tonalidade platinada somente em cabelos já platinados, ou cabelos amarelados em base claríssima. Também pode ser usado pra loiras no tom loiro claro, dourado ou médio, porém dará só reflexos, não deixará o cabelo com aspecto PLATINADO.

○ • ○

Material necessário:
- Creme de hidratação de cor BRANCA bem consistente (para melhor visualização da tonalidade violeta
- Violeta Genciana (ou VG + Azul de Metileno, se for desejado um efeito diferente explicado mais pra frente)
- Recipiente não-metálico.


○ 1 - Ponha o creme de hidratação de cor branca no recipiente, o suficiente para cobrir seu cabelo ou as mechas descoloridas. Deve ser bem consistente. Mas porque?
Se o creme não tiver muita consistência, ele fica \\\"líquido\\\" ao ser aplicado no cabelo e o pigmento pode pegar mais que deve. Mesmo a diferença da quantidade que você aplicar de vg, o mínimo pode fazer muita diferença. Se você não quer um cabelo lilás ou roxo indesejado, mesmo que tenha usado uma quantidade ideal de gotas, pode haver o risco de \\\"chumbar\\\", ou seja, dar uma tonalidade escura indesejada ao cabelo.

○ 2 - Pingue VG de acordo com o reflexo desejado. Para cabelos que ainda estão platinados, é sugerido aplicar somente uma gota de vg, o suficiente para ficar um tom de lilás bem claro. Para cabelos muito amarelados em tamanho médio, é recomendada a dosagem de duas gotas, para pouco creme, e se preciso (olhômetro é necessário), três gotas, se usar uma quantidade de creme maior para cabelos longos ou volumosos.

○ 3 - Aplique mecha a mecha no cabelo SECO. Veja aqui o PORQUÊ
FAÇA TESTE DE MECHA! É necessário observar se o cabelo não vai ficar chumbado. Caso fique, ponha mais creme aos poucos e observe se clareia a mistura.

○ 04 - Deixe o tempo que achar necessário para o tom que você deseja.

○ 05 - Enxágue e seque o cabelo.


○ • ○

Repetindo algumas do post anterior...

CONSIDERAÇÕES:
O azul de metileno pode ser usado também juntamente com a VG, mas o cabelo tende a ficar com reflexos bem azulados, ou até um \\\"branco fluorescente\\\", com um aspecto cromado. Porém é indicado para ser usado em pequenas proporções.

Para quem receia ressecamento devido à presença de álcool já citada antes, pode colocar o pote ou recipiente com a mistura em banho-maria. Porém ressalto: A quantidade é mínima e não faz mal.

Cuidado com os móveis, roupas, pele... ambos mancham MUITO!
Até mais que a anilina. Mas isso não vai te fazer mal, como citei antes, são antissépticos. Proteja sua pele com toalha, luvas, qualquer coisa que você possa sujar e que você possa descartar.




Em breve, mais posts e o tópico III! Obrigada por visitar