colorhair_s2
colorhair_s2

News

07 • Violeta genciana e Azul de metileno (I - Colorindo)

Já foi citado aqui no Color Hair que existem métodos alternativos pra colorir o cabelo, o primeiro exemplo foi a anilina. Pra quem está com um baixo orçamento pra comprar tinta fantasia (mas pelo menos tem que ter um dinheirinho guardado para os TRATAMENTOS), vou apresentar pra vocês que são fãs de azuis e roxos duas coisinhas encontradas em farmácias, muita gente já deve ter ouvido falar, outras com certeza conhecem muito bem: A Violeta Genciana (VG) e o Azul de Metileno (AM)! \\\\o/

Ambos são remédios ANTISSÉPTICOS, logo não farão mal ao seu cabelo. Geralmente muitas pessoas ficam com receio de usá-los no cabelo, pois há presença de álcool na composição dos dois. Mas, sem preocupações, essa quantidade é MÍNIMA!
Além disso, são baratinhos, você encontra na farmácia por um preço na média de 3 reais.

Eis então as funcionalidades da VG e do AM:
(I) De acordo com os nomes, a VG tem pigmentação roxa e o AM, azul. Portanto, servem como métodos alternativos para colorir os cabelos com as respectivas cores.

(II) Servem para matizar o cabelo, sendo a VG indispensável para as platinadas! Seguindo os principios da colorimetria, as pigmentações violeta em uma proporção razoável servem para neutralizar tons AMARELADOS. O AM também pode atuar como desamarelador, mas tende a ficar com muitos reflexos azulados.

(III) A VG também pode anular tons indesejados de uma coloração!
Como? Ensinarei por partes.

Este post será apenas instruindo de apresentação e de tutorial de como TINGIR, em breve virão os próximos.

○ • ○

I - COLORINDO O CABELO

IMPORTANTE: Requer descoloração prévia. Quanto ao AM, é recomendado que o cabelo esteja um loiro palha claríssimo, se estiver amarelado, o cabelo pode ficar VERDE. Não há preocupações quanto à base ao aplicar a VG, pois como citado antes, a pigmentação roxa anula a amarela.

Material necessário:
- Creme de hidratação de cor BRANCA (para melhor visualização da cor)
- Violeta Genciana ou Azul de Metileno (de acordo com a sua cor desejada)
- Recipiente não-metálico.


○ 1 - Ponha o creme de hidratação de cor branca no recipiente.

○ 2 - Pingue a VG ou o AM aos poucos, até chegar ao tom desejado. (Para usar o AM, é recomendado usar um pouco da VG junto, para que o cabelo não fique esverdeado, uma quantidade mínima). Para tons clarinhos, deixe a mistura num tom um pouco mais escuro do que o desejado, ou a mistura só servirá pra MATIZAR seu cabelo;

○ 3 - Aplique mecha a mecha no cabelo SECO. Veja aqui o PORQUÊ
Observe se a cor do creme no seu cabelo não fica num tom fraco, pois poderá estar apenas matizando.

○ 04 - Deixe o tempo que achar necessário para o tom que você deseja. Pra métodos alternativos, é recomendado deixar até mais de 1 hora, não há restrição de tempo pra mais.

○ 05 - Enxágue e seque o cabelo. Trate em seguida com um bom creme para tratamento, de preferência misturado com uma ampola.

(O procedimento é bem parecido com o da ANILINA :) )

○ • ○

CONSIDERAÇÕES:
Para quem receia ressecamento devido à presença de álcool já citada antes, pode colocar o pote ou recipiente com a mistura em banho-maria. Porém ressalto: A quantidade é mínima e não faz mal.

Se você deseja ficar com o cabelo VERDE, pode fazer a descoloração até o cabelo ficar bem AMARELO e passar AM por cima.

Cuidado com os móveis, roupas, pele... ambos mancham MUITO! xD
Até mais que a anilina. Mas isso não vai te fazer mal, como citei antes, são antissépticos. Proteja sua pele com toalha, luvas, qualquer coisa que você possa sujar e que você possa descartar. O Azul, especialmente, tem uma fixação bem forte no cabelo. Ele vai durar bastante tempo. Tem a duração bem melhor do que de muitas tintas fantasia.

O desbotamento da VG é LINDO! Costuma ficar um lilás bem claro meio acinzentado. E boa notícia, ela é bem democrática, sai sem complicações na primeira descoloração ou soap cap.



Espero que seja útil! E em breve, os posts seguintes sobre as funcionalidades que faltaram da VG e do AM, como prometido. Aguardem!