rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

14 de janeiro de 2024 às 11:48 14 views

Diário África 2023 parte 17

A gente almoça em Hoima, que é uma cidade que cresceu muito por conta do petróleo que recentemente foi descoberto perto do parque national. É impressionante como esse tipo de negócio alavanca toda uma região economicamente, as estradas estão perfeitas (James me contou que antigamente eram uma lástima) e os lojas prosperam. Em torno de uns 15 horas, a gente tem um game drive que é feito pela rua asfaltada que atravessa o parque. Amanhã vamos pegar umas ruas por dentro do parque. Normalmente as ruas asfaltadas não favorecem muito o game drive, mas aqui é diferente. A paisagem é composta principalmente por grama alta e palmeiras que são bem diferentes daquelas de cartões postais. É possível ter uma visão bem ampla e tem muitos animais ao longo do caminho. Javalis, elefantes, girafas, búfalos e várias antílopes que não se vê em outros parques. Um bom apertitiva para o dias seguinte. 

Essa noite a gente se hospeda numa lodge que é de um amigo do James. Ele foi uma daquelas pessoas que fez investimentos pesados para construir o lugar e aí vieram os lockdowns. Todas as vezes que escuto esse tipo de história eu me revolto e relembro as bilhões de maldades que foram provocados ao redor do mundo. Pelo menos ele não foi a falência, espero que possa se reerguer de vez em Julho/Agosto que é a alta temporada de Uganda. Hoje um amigo/guia do James nos faz companhia no jantar, o Francis, que é um cara muito engraçado,. A gente começa a falar de racismo e preconceito. Eu conto a história da “caixa preta” do nossa deslumbrada ministro Marina que deu um apito no Plínio por conta da expressão. A reação dos três amigo é imediata: uma gargalhada alta. 
“Ela não fez isso!”
Eu tive que jurar que era verdade. Três africanos, com a cor de negro zulu foram unânimes: “Que rídiculo!” 
Preciso dizer mais alguma coisa sobre racismo? Vale a pena acrescentar que todos os 3 já viajaram para fora, o dono da Lodge inclusive chegou a passar 3 semanas em São Paulo. Eles inclusive criticam os negros que pegam pilha por causa de bananas. Somente aquela pilha que provoca reação ou que irrita a pessoa que pega. Outro dia um amigo fez um comentário interessante sobre o Vínicius Junior, que toda hora aparece com alguma história na TV. Vou omitir o comentário, mas bom entendedor meia palavra basta. 
Francis conta que foi fazer um curso no Uganda; como ele era de outra região dos demais colocaram o apelido “mukoko” (canibal) nele: “Eu sou mukoko então, tranquilo, achei engraçado e mudei até o FB para Francis Mukoko!”….rs
Esse é dos meus. Todo esse mimimi já encheu o saco, e se for verificar, quem mais se incomoda com isso, são mauricinhos e patricinhas brancos, que querem aparentar virtuosos. Se os africanos com a cor zulu chegam a essa conclusão, quem são esses oportunistas mimadinhos que gravam videos em aeroportos na fila do pão? Te garanto que perto do Francis parecem mais brancos do que negros…rs

No dia seguinte finalmente um gamedrive, pois já estou de saco cheio de tanto estrada. O tempo amanhece com ceú cinzentos, ou seja, nem adianta sair muito cedo, porque não vai ter luz para minha lente principalmente que graças a Deus voltou a funcionar. Alias essa é uma caracteristica de Uganda, mesmo com sol, o ceú parece meio pastoso, esbranquiçado, nunca o vi azul. Inclusive quando o sol nasce e desce, não pode ser visto até o horizonte, sempre se perde nas nuvens. 

A gente dirige uma parte no asfalto e depois entra numa rua de terra. Hoje é o dia de sorte, um bando de leões abateu um búfalo, bem do lado da estrada nessa madrugada. Quando chegamos somente tem 3 leões por perto. O resto certamente já comeu e está deitado em algum lugar, pois é quase impossível que somente 3 leões mataram um bufálo. De fato fico sabendo depois que foram 6 ou 7 leões. Mas pelo menos pegamos um macho jovem ainda, além de duas leoas que fazem um segundo roundo. Acontece algo muito estranho na segunda leoa: parece que ela tem uma certa dificuldade de partir carne pela barriga do búfalo que já está aberto. Ela então começa literalmente comendo pelo cu do búfalo; tem uma hora que ela arranca o intestindo que obviamente está recheado de fezes e começa a comer. Toda vez que vi leões que se alimentavam,a cara era tingido de vermelho. A cara dessa leoa estava marrom. Quem tem esse tipo de comportamento normalmente são as hienas, que comem qualquer coisa, mas não os leões. Uma outra coisa que me chamou atenção foi, que metade da cabeça do búfalo havia sido comida também, seus dentes estavam exposto. Vivendo e aprendendo. Alguns comportamentos animais são supreendentes. Fato é, que consegui as melhores de leões nessa viagem, o James fica encantado, quando as mostro. Derrota na montanha dos gorilas, vitória no Murchison. 

De tarde tenho um safari que é feito com um barco. A gente navega ao longo das margens que tem uma variedade absurda de pássaros, além de hippos e crocodilos. O trajeto total é de 17 km e a grande finale são os Murchison Falls que são considerados os mais poderosos do mundo. O que é levado em consideração é a quantidade de água e pouca largura das margens. No dia seguinte, chegando no mirante, posso comprovar que os Murchinson Falls realmente parecem ser mais poderosos do que Foz, que tem duas margens muito largas e muitas quedas. 

Eu consigo várias fotos sensacionais de pássaros e de crocodilos que estão numa praia de areia. Hoje o cartão de memória de quase 8 giga está cheio. A única coisa negatia do dia foram as moscas ZZ perto da queda. Alias desde o dia dos gorilas estive todo empolado, principalmente no pescoço e nos braços, não sei que bicho me picou. Sei que hoje foi uma mosca ZZ, no dia seguinte acordo com o meu antebraço muito inchado, a diferença de um braço para outro é visível. Como eu odeio essas moscas.
 Mas esse foi o despertar no dia seguinte, porque o dia de hoje termina em alto estilo: uma lodge maravilhosa, com uma comida (carne) que derrete na boca, acomponhado de um copo de vinho. Hoje eu vou dormir realmente realizado, foi o melhor dia em termos de fotos. 

continua...

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd