rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

12 de janeiro de 2024 às 10:55 7 views

Diário África 2023 parte 15

Em torno de 14 hras eu pouso em Entebbe. A imigração é bem rápida e a minha mala é uma das primeiros. O James (Mr. Presidente) já está me esperando. Ele paga o estacionamento e a gente ruma na direção da montanha dos gorilas. Houve uma mudança de planos, a gente vai dormir no meio do caminho, porque é estrada demais. Decisão acertada, porque a gente chega as 20:30 no Hotel, eu estou bem cansado, porque foram 3 horas (170 Km) de estrada na Tanzânia e mais umas 6 (320 km) no Uganda. Em torno de 22 horas a gente desce para comer algo e parece que finalmente durmo numa cama após quase 3 semanas. Me sinto quase que um rei hoje…rs

Em torno de 7:30 horas eu desço para tomar café, o James ainda deve estar no sétimo sono, mas como estou com fome. Ele me manda mensagem as 9:30 e a gente combina de sair as 11. Hoje somente vamos dirigir algumas horas até a floresta de Bwindi, lar dos gorilas. No caminho ele me conta que no Uganda os lockdowns foram muito rigorosos. Os primeiros 2 meses ele mal conseguiu sair de casa. Nos próximos 3 meses havia bloqueios na estrada, era proibido de sair do distrito, somente com uma permissão especial. Somente depois de um ano era possível viajar dentro do Uganda. O turismo international colapsou totalmente durante 2 anos. Quem iria se arriscar, tendo que fazer um teste na entrada e na saída e caso desse positivo, tinha que ficar 2 semanas em quarentena? Só maluco para fazer isso. Ele disse que as coisas somente começaram a melhor para ele em 2023, mas Uganda foi arruinado economicamente. Ele me diz que hoje todos dão razão ao Mafaguli da Tanzânia, esse sim fez a coisa certa. 

O atual presidente do Uganda já está 37 anos no poder através de maracutaia. Depois da queda de Idi Amin, ele ficou 10 anos no poder. Aí ele convocou pela primeira vez eleições. Resumidamente, depois disso, primeiro ele corrompeu o parlamento para poder ter uma um terceiro mandato com tempo ilimitado e em seguida o corrompeu de novo, porque havia uma lei que dizia que o presidente não podia ter mais de 75 anos. Hoje ele tem 80. O James me diz que a sua re-eleição de 2021 foi questionável. Alias, ele que determina o delegado que toma conta das eleições. Acho que já vi algo parecido em outro país. 
Em 2026 vai ter novas eleições e ele já começou a fazer campanha desde já para colocar o filho como novo presidente. Cara, as vezes eu me pergunto: como é possível que um cara no final da vida já, rico, a família toda rica, não quer largar o osso. Ele por acaso acha que poderá levar algo daqui? Essa tipo de pessoa tem a  mente muito doente. As vezes eu tendo a acreditar na teoria do Espiritismo que diz que esse tipo de pessoa será muito humilhada na erraticidade, principalmente por aqueles espíritos vingativos que estão esperando desde já para lhe dar uma recepção que merece. 
Sabe aquela cena do filme Ghost, quando o vilão morre e um monte de demônios pretos o puxam para fora da corpo? Pois é…

Em torno de 18 horas a gente chega na Lodge que fica a cerca 3 km do ponto de encontro de amanhã. Conforme vai escurecendo, a temperatura vai caindo, o que não é de estranhar, já que estamos em torno de 2500 metros de altitude. Essa noite vai ser fria. 

As 8 da manhã precisamos estar na encontro. Primeiro tem uma apresentação de dança de algumas mulheres, bem legal. Após os 13 turistas presentes recebem as instruções. A novidade da primeira vez que fiz esse tour é a fralda facial quando chega perto dos gorilas. Sem comentários. 
Como pode no máximo ter 8 pessoas no grupo, somos divididos em 2 grupos, eu fico naquele que tem 6 pessoas.
Os trackers já estão desde cedo com os gorilas, cabe ao guia encontrá-los na “inpenetrável floresta de Bwindi”. Primeiro a gente segue um pedaço na estrada de carro, depois começamos a descer um barranco muito ingreme. Para nossa sorte não está chovendo, caso contrário você certamente desceria de bunda. Tem um monte de raizes, além da mata densa. O guia abre mais ou menos caminho, mas volta e meia um galho com espinha ameaça te arranhar. Quase todos escorregam e caem pelo menos 1 vez. Tem uma hora que uma holandesa escorrega e cai de costa em cima de um arbusto e ameaça despencar para baixo, mas um dos guardas a agarram a tempo. Eu brinco com ela, dizendo que ela estava parecendo uma tartaruga que está em cima do casco e não sabe o que fazer para virar…rs

continua...

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd