rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

10 de março de 2019 às 21:55 7 views

Foto: Parque Nacional de Sajama, Bolivia



Diária da Boliva, Projeto Parinacota 6350 metros – parte 10

 

Além do mais vamos tentar corrigir os erros da água e da bebida, porque a roupa estava legal, nem frio e nem quente, ao não ser que a temperatura tenha uma mudança drástica por esses dias…

 

Depois do café da manhã ficamos batendo papo até umas 10:30, nunca falta assunto. A gente decide almoçar umas 14 horas e ir em torno de umas 16:30 para a piscina natural de água thermal, para evitar o sol, porque meu nariz e minha boca estão arrebentados. Impressionante como a água thermal recupera. Saímos com vento e eu sinto um pouco de frio, chegando lá, sempre tem mais pessoas e todos entram de cueca ou lingerie, somente umas poucas pessoas tem biquini ou sunga. Na hora que eu chego, estou com frio; claro quando o corpo está cansado, se sente muito mais frio. De tempo em tempo eu saio da água quente para ir ao rio do lado, que deve ter uns 18 graus. Apesar de vir dos glaciais, ele tem essa temperatura, porque se mistura com outras águas thermais ao longo do seu caminho. Quando finalmente saímos da piscina umas 2 horas mais tarde, o frio se foi. Para mim o temperatura ambiente está em torno de uns 18 graus, mas o Jesus me informa que está apenas 12.

 

Hoje o assunto foi o povo de Sajama. Jesus me diz que Bolivar uma vez falou que: “O altiplano é impossível de ser administrado e os povos indígenos passam fome, apesar de estar sentado em cima de uma cadeira de ouro.”  (Altiplano = a parte alta principalmente da Bolivia e do Peru, onde vivem os tribos indígenas)

Não tem como discordar. Um exemplo: Alguns anos atrás o governo construí um hotel para ser administrado pela comunidade. O que aconteceu? Não administram e nem deixam alguém de fora administrar, eles são muito “tribais”. Pior ainda, duas famílias se esforçaram para construirem duas pousadas que se sobresaem. Trabalharam muito para isso. Resultado? O resto da comunidade, ao invés de se esforçarem e  melhorar os seus estabelecimentos, quer que os dois repartem parte do lucro. Sabe como isso poderia ser chamado em uma escala mais ampla? Justamente o tal socialismo. Os caras deram mais duro do que as outras pessoas no vilarejo e agora são importunados pelos invejosos que são incompetentes, invejosos e preguiçosos? Ser bem sucedido dá trabalho, não é mesmo? Já faz tempo que só tô de olho nos socialistas, que pregam distribuição para os pobres, mas andam de carro de luxo…

 

Esse é apenas um de dezenas de exemplos que Jesus já me contou. E não estou exagerando, porque afinal, essa já é a terceira viagem que faço com ele.

 

No caminho de volta ainda paro para fazer umas fotos do pôr do sol que está lindo, e já chegamos na hora da janta. Hoje tem internet e eu aproveito para botar alguns papos em dia e em torno de umas 22 horas vou dormir. 



Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd