rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

17 de novembro de 2017 às 05:32 3 views

Foto: eu....

 

Autosabotagem - Parte 1

A imagem que você tem de si mesmo se chama autoestima e pode ser predominadamente positiva ou negativa. Geralmente é a forma como você se percebe, olha e descreve. O grande problema existe, quando você acha que em algum nível não merece ser feliz, porque aí encontrará meios de limitar - conscientemente ou inconscientemente - a tua felicidade. Quando não aceita que tem mérito inerente em alguma coisa, é capaz de sabotar ativamente teu talento ou teu potencial.

Pensa bem: a pessoa leva o ano inteiro para se preparar para a prova do Enem e aí no dia chega atrasado e não consegue fazer a prova. Pior ainda, a prova começa meio dia!!! 

Quer um exemplo mais claro de autosabotagem do que esse? Há um aspecto interessante a ser analisado: Algumas dessas pessoas parece ter um verdadeiro pavor de não passar na prova. Ao chegar atrasado, ela pode dizer que não passou na prova porque não conseguiu chegar à tempo. Ela sequer consegue assumir que tem tanto medo de ser reprovado. Por isso se autosabota, assim ela elimina dois riscos: não se vê obrigado a mexer na autoimagem, caso ela passe na prova ou então encarar de forma definitiva seus medos. 

Ao longo do tempo você forma uma opinião consistente sobre si mesmo, um eixo firme sobre o qual gira a tua percepção do mundo. Quando esse núcleo é formado, você age como se o seu teor fosse a verdade absoluta e inconstestável. Você já percebeu que geralmente luta com uma certa veemência contra as críticas externas? Mas se ela for interna, ela é mais difícil de ser reconhecida e pior ainda, você sequer a questiona! Não costuma duvidar daquilo que tua mente te sugere, já que tua mente diz isso, tem que ser a a mais pura verdade, não é mesmo? Sabe aquele menina que todos acham lindissima, menos ela? Ainda que 50 pessoas a elogiassem por dia, ela continuará se arrasando internamente!

É fundamental que aprenda, que a felicidade não depende de circunstâncias externas; ela não depende de como os outros te tratam e sim como você trata a si mesmo! Teu pior inimigo não são as críticas que recebe, e sim aquelas que você aceita sem sequer questionar!!!

A tua responsabilidade é muito maior do que possa imaginar, pois a vida geralmente te dá exatamente aquilo que espera dela. Se quiser se libertar da autosabotagem, precisa entender o mecanismo sútil da tua maneira de ser. Uma pessoa que não tem nenhuma doença física e engorda muito, é gorda porque tem mentalidade de gordo. Por diversos motivos ela se identifica com essa imagem; como vai lutar contra alguma coisa com qual está identificada? Isso definitivamente não vai funcionar. Quantas pessoas escondem a sua líbido atrás de uma capa de gordura? Claro, assim se tornam menos atraente aos olhos da maioria e por isso se sente mais "seguros". 

A primeira coisa que precisaria ser feita, é se desapegar dessa autoimagem que criou de si próprio! Não importa o que fala para os outros, o mais importa é aquilo que fala para si mesmo!!!

Uma pessoa que não se julga merecedora de felicidade, vai encontrar algum mecanismo para trazer isso para a realidade. Teu medo de perda é capaz de provocar perdas reais, porque no fundo não se julga merecedor daquilo. Infelizmente isso realmente funciona, pode acreditar.

Durante muitos anos na minha vida, eu fora um exemplo vivo disso. Eu não me via ganhando bem, sentia pena de cobrar dos outros. Pior de tudo, eu estava identificado com a minha imagem de "duro". Era impressionante: quando a situação financeira estava melhorando um pouco, eu tomava um calote. Na época me parecia que eu não tinha nada a ver com isso, mas será que não fui eu mesmo que atraía essas pessoas magneticamente? Hoje eu chego a conclusão que sim. Mas qual era a origem disso tudo? No fundo era baseado na culpa. Como eu, que tinha saído do chamado primeiro mundo podia cobrar de alguém que estava numa pior? O que eu não via, era, que muitos clientes tinham situações materiais muito melhores do que eu.

As coisas somente começaram a mudar de fato, quando eu passei a mudar a minha auto-imagem e tratar dessa culpa infundada. Coincidência ou não, depois que mudei, os calotes desapareceram e a minha situação mudou.

 

… continua … 



Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd