rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

28 de janeiro de 2013 às 06:53 15 views

Foto: Mauí, Hawaii




As quatro premissas - parte 11


Não se iluda, ninguém gosta de você porque se comporta como pessoa pobre coitada! Algumas pessoas sentem pena e por isso se compadecem de você, mas isso apenas no início. Sentir pena de alguém, é um pessimo negócio; por um lado ajuda a manter o outro no atraso e pelo outro é o último grau de arrogância! Quem te disse que tua vida é tão boa assim ao ponto de achar que o outro é digno de pena?
A lamentação nada mais é do que uma tentativa inútil de não aceitar a realidade. Todas as vezes que você tenta brigar com a realidade, você irá perder! Se não há nada a ser feito à respeito, porque o fato já está consumado, aceita a realidade.

Um exemplo clássico para ilustrar isso, é o momento em que um jogador de futbol recebe um cartão vermelho. É muito interessante observar as mais diversas reações dos jogadores nessa hora. São poucos os jogadores que tem suficiente inteligência emocional para aceitar esse fato consumado ou então que reconhecem que ele mesmo foi responsável por sua expulsão, porque realmente deu uma entrada desleal no adversário! A maioria fica inconformada e tenta argumentar com o juíz para convencé-lo da sua inocência. Alguns jogadores tentam partir para cima do juíz e agredí-lo. Agindo assim somente vão conseguir piorar mais ainda a sua situação, porque o tribunal esportivo costuma aplicar penas muito severas para esse tipo de indisciplina. Enquanto ele não sair do campo, o jogo não será re-iniciado. Mesmo que o juíz realmente tenha errado, não conheço nenhum caso, onde um cartão vermelho tenha sido revogado.

Não é justamente isso que acontece em nossa vida? Enquanto não aceitamos um fato consumado, a vida não vai reiniciar! De nada adianta partir para cima do fato consumado, a inconformação somente agrava a situação. Ao brigar com a realidade você transforma a dor e sofrimento. O tribunal da vida é igual o juíz de futbol: ele não se comove com a tua lamentação. O jogo da vida seguirá, com ou sem você; ele não está preocupado com aquilo que você pensa a respeito daquilo que aconteceu. Ele não está preocupado com teu senso de justiça! Quanto mais teima diante de um fato consumado, pior para você, porque a vida não vai premiar sua pirraça, pelo contrário! Aqueles que se recusam à aceitar a realidade, acabam sofrendo penas, que podem ser muito duras. Ao invés de comover o universo, é mais provável que vai conseguir uma depressão e outro tipos de males físicas!

Claro que não precisa gostar desses fatos, existem coisas que realmente são muito desagradáveis de se passar! Mas é melhor não entrar no julgamento moral; não tente buscar explicações mirabolantes à respeito: o nosso cerébro não foi programado para resolver o "porque", mas ele funciona perfeitamente quando se trata COMO LIDAR com determinada coisa. Claro que parece ser bem mais fácil de ficar procurando um bode expiatório e sentir-se vítima, mas isso com certeza não vai te fazer progredir! O universo não está nem um pouco preocupado com teu senso de justiça e tampouco se importa com aquilo que você deseja. Aconteceu está acontecido!

É nítido que a maioria não quer se esforçar. Viver a vida isento de qualquer responsabilidade parece ser o caminho mais fácil. Muitos se refugiam na explicação que "não tem culpa" e que são "vítimas" dos outros, do karma, de vidas passadas ou então da educação recebida! Mas pensa bem, essa lamentação de "como deveria ter sido" vai mudar aquilo que aconteceu no passado? Ela é capaz de mudar a realidade que vive hoje? Ela vai te ajudar a sair dessa posição de vítima? Ou será que ela apenas serve para prorrogar uma dor de maneira artificial?

- à continuar -

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd