rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

23 de janeiro de 2013 às 06:46 12 views

Foto: Honolulu, Hawaii




As quatro premissas - parte 7



Se você estava se acostumando de lidar com uma pessoa na base de gritos, acusações e agressividade, você vai ficar perdido se ela de repente passa a agir de maneira diferente, de forma mais sensata. É provável que tente provocá-la, na intenção de tirá-la do sério e com isso provar que a suposta mudança dele não passa de uma farsa. Se ela porém se mantiver firme e continuar serena, apesar das suas provocações - que no passado sempre funcionaram tão perfeitamente - você fica perdido. Como ela simplesmente se recusa a continuar nesse nível de discussão, ela começa a sair do seu alcance. Se você não mudar a sua maneira de lidar com ela também, a relação perdeu o sentido. Qual é a graça de gritar, acusar e agredir alguém que fica com a cara de paisagem? Você acabará se sentindo rídiculo!

Vamos supor que sua esposa fique de cara feia, quando você anuncia que vai jogar bola. Você está agindo contra ela por acaso? Não, você está agindo em seu próprio favor, você gosta de esportes e o encontro com os amigos para jogar. Você está sendo egoísta - com está sendo acusado - porque quer fazer algo que te da prazer, mesmo que seja um prazer individual? Ou será que na verdade é ela, que está sendo a egoísta, porque não aceita que possa encontrar prazer longe dela? Se você desistir de ir jogar, somente para evitar a cara feia quando chegar em casa, aos poucos você vai deixar de ser você mesmo. Ela descobriu que a cara feia funciona perfeitamente para te manipular.

Mas a longo prazo definitivamente não é um bom negócio de ficar premiando picuinhas alheias! Você tem medo que a relação termine, no dia em que deixará de premiar a cara feia do outro? Será que perderia tanto assim e mais, será que realmente perderia!? Será que uma relação nesse nível é desejável? Vale a pena manter uma relação que deixou de ser motivo de felicidade, porque cada vez que um tenta se divertir um pouco, o outro funciona como estraga-prazeres? Você vive aquele triste ditado "Ruim com ela, pior sem ela?" Não é justamente dessa forma que vive um viciado em drogas e por isso não a larga? Quando a relação chega a esse ponto, definitivamente não é mais o amor, porque novamente vale a pena lembrar, que somente pode haver amor, onde há respeito. Porque não vai em busca de um prazer individual também, enquanto o outro se diverte? Você sinceramente acha, que o outro precisa abrir mão das suas coisas para te provar que ele te ama?

Essa compreensão de amor me parece um pouco distorcida, porque até aonde eu saiba, o amor não faz tantas exigências, ele é doação. Ele é como uma doação de sangue: você não vai esperar que a pessoa que recebeu a doação bata na sua porta depois para te agradecer ou agradar. Você fez e pronto. Não coloca na balança o que fez e o que recebe em troca. Isso é interesse e não amor. Se você se doar e acha que o outro não corresponde, siga seu caminho; porque o amor não pode ser exigido! Se você prende a liberdade numa gaiola, ela deixa de ser liberdade. O amor doado ou exigido por interesse, deixa de ser amor; a liberdade morre instantaneamente quando for aprisionada, e amor sucumbe quando é esperado ou exigido!

Cabe uma ressalva aqui: Apenas foi citado o exemplo do futbol, porque é uma situação clássica em muitos relacionamentos. Existem inúmeras situações que funcionam exatamente dessa forma. Isso vale para homens e mulheres, a forma e os motivos de agir assim podem ser diferentes, mas o princípio é o mesmo.

- à continuar -

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd