rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

22 de janeiro de 2013 às 07:22 14 views

Foto: Honolulu, Hawaii




As quatro premissas - parte 6


Mais saiba que o autoconhecimento não vai cair do céu! Se quiser aumentar uma consciência positiva de si mesmo, precisa correr atrás. Isso da trabalho e é muitas vezes dolorosas, porque vai descobrir coisas nada agradáveis ao seu próprio respeito; muitas vezes vai ter vontade de dar meia volta ou voltar para a sua zona de (des-) conforto e ligar o autopiloto de novo. A única forma de melhorar a autoestima é olhar para a si mesmo, sabendo que tem qualidades e defeitos como qualquer outro ser humano na face da terra.

Você não precisa se comparar, você é nem melhor e nem pior, apenas diferente. A comparação é a mãe de todos os complexos de inferioridade. Quando você toma essa consciência, você não vai mais permitir também, que os outros te comparem à outras pessoas; você se contenta em ser você mesmo. O outro faz melhor determinada coisa? Paciência, você não precisa ter as mesmas qualidades, você tem outras. E tem mais, porque vai entrar em uma disputa inútil dessas? Disputa somente vale para o desportista profissional, porque ele ganha o seu dinheiro assim, porque de resto só vai perder se entrar nessa!

Se você não permite mais a comparação, automaticamente passará a não depender mais da aprovação alheia. Uma pessoa que está segura de si mesma, ela não vai ter mais a necessidade de se defender quando for comparada ou atacada. Ela deixa para lá, porque não vale se desgastar com alguém que já tem a opinião formada. Mas vale lembrar, que esse processo é longo, e mesmo que ache que já tenha conseguido melhorar, vai ter alguns momentos, em que volta à cometer os mesmos erros do passado.

É mais ou menos como o processo de uma criança que aprende a ficar de pé. Os tombos frequentes nas primeiras tentativas não devem servir de desânimo, pois com o passar do tempo, eles vão ficando cada vez mais raros. Tudo que aparente ser difícil, fica mais fácil com a prática! A repetição, o treino e o exercício são o único caminho para se aperfeiçoar naquilo ao que se propõe. Um famoso jogador de golfe uma vez falou assim: "Vocês estão dizendo que aquela tacada foi pura sorte. Mas eu descobri algo engraçado e interessante: quanto mais eu tenho treinado e praticado a jogada, mais a sorte aparece!" Aquilo que os outros chamam de sorte, na verdade é dedicação, esforço e discplina, é vontade de acertar e alinhar as suas ações de acordo com essa proposta!

Todas essas páginas escritas até agora, de certa forma não passaram de uma introdução para finalmente chegarmos às quatros premissas. É importante que se reflita e que se entenda aquilo que foi falado até agora. Se tem alguma dúvida, volta nos textos e releia. Não basta ler e decorar o texto, é preciso experimentar, viver e praticar. De nada adianta ficar apenas na teoria, e pode acreditar, essas dicas realmente funcionam, elas foram experimentadas antes. Questione e duvide, para elaborar a sua própria versão, caso contrário elas serão apenas palavras ao vento e não vão trazer mais qualidade de vida!

É preciso se jogar na prática e sair do porto seguro, mesmo que no início vá enfrentar algumas tempestades e desaprovações. Existem muitas pessoas na sua vida, que não querem que você mude. Sua mudança incomodará por dois motivos; primeiro, porque o outro perde o seu poder de manipulação sobre você. Segundo porque ele se vê obrigado a mudar também, caso contrário a relação se torna insustentável. Certamente é muito mais fácil de puxar o outro para baixo, do que elevar o próprio nível.

- à continuar -

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd