rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

16 de janeiro de 2013 às 05:40 11 views

Foto: Kauaí, Hawaíi




As quatro premissas - parte 1


A vida é feita de escolhas, fazemos milhares ao longo de um dia. Algumas são tão simples ou tão automatizados, que nem as percebemos mais. É provável que você escove seus dentes todos os dias. Hoje em dia, ninguém te obriga mais a isso. Você mesmo julga proveniente fazé-lo; a escolha acontece de forma tão automatizado, que parece que ela nem existe mais. Fazemos centenas de coisas dessa maneira ao longo do dia. O autopiloto nesses casos é muito útil, porque ele traz um benefício; a higiene pessoal é ligado diretamente a saúde. A automatização de atitudes positivas portanto é louvável.

Porque a aviação não usa o autopiloto para decolagem e para o pouso? Simples, porque não é seguro. O piloto precisa tomar decisões de acordo com as condições meterológicas e estar pronto para arrematar o avião, caso seja necessário. O autopiloto não tem condições de avaliar a pista e muito menos ainda o raciocínio rápido do piloto, que pode mudar a programação em fragmentos de segundos, se isso for necessário.

O autopiloto funciona perfeitamente para escolher se vamos ou não vamos escovar os dentes. O problema é que muitas pessoas querem utilizá-lo para as decisões substanciais da vida; que podem ser comparadas às decolagens e pousos do avião.

Como isso funciona na prática? Você é do tipo de pessoa que usa constamente a expressão "mas isso é difícil", cada vez que a vida te convida a mudar as suas atitudes perante a ela? Você de certa forma prefere ficar estacionado no sofrimento conhecido, somente porque da trabalho desligar o autopiloto? Você prefere viver aprisionado dentro de uma cela, que nem trancada está, somente porque tem medo do desconhecido? Você nem sabe o que a liberdade vai te proporcionar, mas antes de experimentá-la você já afirma ser difícil? Você prefere se sentir vítima do passado ao invés de começar a construir um novo futuro? Você prefere culpar os outros pela vida que vive? Você tem medo de assumir e mudar as suas escolhas perante a vida e com isso abrir novas possibilidades?

Você desconfia as vezes, que a sua vida está escorrendo entre os seus dedos? Você tem a sensação as vezes que faz de tudo para agradar e atender os outros e ainda assim não recebe o seu devido valor? Você fica chateado consigo mesmo, porque não faz nada daquilo que gostaria de estar fazendo? Você sente uma certa culpa, porque conquistou tudo aquilo que sempre quis e ainda assim não se sente feliz? Parece que somente mudou o tédio de lugar? Pior: não tem ninguém com quem possa dividir essas frustrações, porque parece que ninguém te entende?

- à continuar -

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd