netopalestra
netopalestra
Visitors

Today: 0
Week: 0
Total: 4.007

News

UM GIRO PELO UNIVERSO TIBIANO

Um giro pelo universo Tibiano







Todos nós sabemos que o universo tibiano é enorme, com muitas variedades de animais, histórias e jogadores. Quem não se lembra da época que não precisava de minhocas para pescar? Ou melhor ainda, na época em que guerras eram no puro PVP?



Mas como todas as coisas que avançam ao passar dos anos, o Tibia não diferente. Ao longo dos anos, ver 100 pessoas online no jogo, em Antica para ser mais claro, era uma verdadeira vitória aos criadores do jogo. Os criadores viram que o seu jogo, que a princípio não passava de um plano de "estudantes", e que hoje é coisa de gente grande, estava crescendo aos poucos. Para não passar em branco, os criadores decidiram fazer algumas promoções, entre elas a mais famosa:



Shield of Honour - O Shield of Honor entrou no jogo em 7 de Janeiro de 2002 como presente para todos que comprassem uma premium account de 7 meses. Esse item foi uma promoção especial do 5º aniversário da CipSoft e uma ajuda no começo das vendas das premium accounts que haviam iniciado apenas 3 meses antes.



Era possível ver no site do Tibia a seguinte notícia:





QUOTE

"On 7th January 1997 Tibia went online for the first time. This means that today is Tibia's fifth birtday! Because of our anniversary we want to give a special present to all players who sign up for a 7 months premium account or extend their premium accounts by 7 months. They will receive the so called shield of honor. This is a limited time offer. The payment must arrive until 31st January.



Furthermore we want to announce that a few weeks from now we will introduce new premium account features. These include in-game support for guilds, the possiblity for experienced characters to refine their vocations to achieve new titles, as well as new spells. Stay tuned!



Finally we want to remind everyone that character transfers between accounts are only possible until 15th January."





Falando em Premium Account, acredito que a maioria de vocês não sabem quem foi o primeiro jogador Premium Account, aliás, hoje em dia ele caiu no esquecimento. O primeiro jogador a comprar uma Premium Account e botar confiança e credibilidade à CipSoft foi Flattery. Hoje Flattery é um mero Level 104 Royal Paladin, dentro de muitos outros em Antica.





Primeiro jogador Premium Account.



Provavelmente vocês não sabem, mas Flattery é um dos líderes da famosa e antiga guild Mercenarys, que aliás existe até um escudo em homenagem à guilda: Mercenary Shield.



Já que estamos neste assunto, não custa falar nada dele: antigamente havia poucas guilds no Tibia, algumas receberam a honra de ter suas próprias Guild Hall e chaves raríssimas que só podiam abrir elas. Outras guilds mais sortudas ainda, tiveram a honra de receber um escudo em sua homenagem, como é o caso da Krael Guild, Red Rose Guild e Mercenary Guild. Poucas cópias desses itens foram distribuídos para apenas um ou outro jogador que realmente merecia tal honra. Os itens eram o Rose Shield, Rose Armor, Kreal Shield e Mercenary Shield.

Muitas pessoas acabaram reclamando disso dizendo que a CipSoft protegia aquelas guilds, que todos tinham o mesmo direito, etc. Até que a CipSoft resolveu a questão por trocar os nomes e os gráficos dos itens e deixá-los como item de quest. O único item que escapou disso foi um Rose Shield. O Kreal Shield se tornou o Ancient Shield, Rose Armor se tornou a Noble Armor e o Mercenary Shield se tornou o Griffin Shield.





O privilégio de ter Guild Hall era para poucos.



Hoje nenhuma guild recebe prêmio ou algo do gênero, afinal, estima-se que a cada dia mais de 30 guilds são criadas.



Nesse mundo chamado Tibia, existem muitas especulações sobre determinados itens - nada de anormal. Um dos mais famosos é a lenda do Big Fish.



Acreditava-se que ao você pegar o skill 100 de fishing você ganharia um Big Fish com recompensa. O boato surgiu em torno da versão 7.1, numa época em que quase ninguém sabia o que significava bot (exceto Smoked e algumas raras exceções, vamos falar sobre ele em outra oportunidade), por isso a tal inocência e esperança dos jogadores em ganhar o Grande Peixe.



A esperança foi acabando, porque Fishing 100 ao longo do tempo foi virando uma coisa "normal", com a "era dos botters". O tão sonhado Big Fish foi "morto" no Update em que Svargrond foi implantada. O Big Fish foi substituído pelo Northern Pike (mesmo sprite), que é loot dos Chakoyas.



Hoje já são 10 jogadores que possuem o cobiçado skill 100 de fishing.



Especulações sobre a Warlord Sword também não são poucas. Na verdade, quase ninguém sabe a história dela. Só se sabe que Imdel possui uma. Um boato que ficou na atividade por muito tempo era que se você juntasse 2000 pieces of iron e entregasse ao Cyclop ferreiro de Ab'Dendriel, você receberia em troca a Warlord Sword. Mais um boato falso.



Quem não se lembra do tempo que Sorcerers e Druids usava weapon normais como Knights? Para a alegria dos mages, as tão conhecidas rods surgiram no Update 7.6, substituindo alguns bastões de enfeites.



Outro assunto interessante é o famoso namelock, que hoje em dia é usado com todo o rigor possível pelos Tutores e Seniores Tutor. Mas ainda hoje é possível ver nicks que não se enquadram na regra de nomes permitidos. Motivo? Os nomes são muito antigos. Um exemplo é o jogador Kolskägg de Antica. Outro exemplo é a lendária Bubble, que se enquadraria nesta regra:





QUOTE

Nomes que obviamente não descrevem uma pessoa (ex. "Árvoredenatal", "Matrix"), nomes de celebridades na vida real (ex. "Britney Spears"), nomes que se referem a países reais (ex. "Druida Brasileiro"), nomes que são criados para falsificar a identidade de outros jogadores (ex. "Arieswer" ao invés de "Arieswar") ou posições oficiais (ex. "System Admin").





No Tibia, você provavelmente se perguntar para alguém relativamente novato, o objetivo dela, ela certamente vai dizer: "Pegar Level 100". Mas por que todas as pessoas querem pegar Level 100? Por que o Level 100 para algumas pessoas é mais importante que Level 200 por exemplo?



A resposta não é muito difícil de se pensar. A quest que exije maior level qual é? Annihilator Quest e Demon Helmet Quest, ambas para Level 100+, apesar que na Annihilator Quest é recomendado pessoas Level 120+ irem fazer.



Há alguns anos atrás, fazer a Annihilator Quest era "missão impossível". A primeira vez que esta foi feita, foi em Isara, pelos Del'Toros.



Os participantes e bravos guerreiros foram: Piccaro Del'Toro, Dimitri Von Carstein (ambos deletados), Diego Del'Toro e Lucas Del'Toro. Somente os dois últimos conseguiram sobreviver.



Não se sabia ao certo como completar a quest. Pensava-se que precisava matar todos os demons da sala, e foi isso que Lucas e Diego tentaram fazer, mas arriscaram matar só os 2 Demons que estavam impedindo à passagem, e se deram bem, solucionando a até então quest mortal.





Primeiro Stonecutter Axe do Tibia.



Hoje em dia, há no mínimo 20 mil Stonecutter Axe's. Não é para menos - o Tibia não para de crescer, e a quantidade de jogadores também não.



Outro fator interessante de se debater, é o avanço do Magic Level. Para os jogadores mais antigos, o que vou falar eles devem se lembrar: em meados de 2005, Hesperides era o top magic level, com o incrível Magic Level 86. Algum tempo depois, foi ultrapassado pelo quieto e ao mesmo tempo antigo Sonek, que hoje está no Magic Level 90. Sabem o que aconteceu com o Hesperides? Está em 22° agora, e caiu no esquecimento, o que vai acontecer com Sonek também, em breve, se o Tibia continuar nesse ritmo acelerado.



Ser High Level (HL) parou de ser sinônimo de conhecimento há muito tempo. De 10 pessoas Level 100+ que você perguntar, 7 não saberão quem foi Bubble, Pytru, Hesperides e em breve Sunrise. Sunrise? Mas por que ele? Na verdade, Sunrise não sei encaixa no quesito "Mainland" dos nomes que citei, mas é um nome que em um tempo muito pequeno será esquecido e, daqui há 4 anos, quase ninguém lembrará quem foi Sunrise, vai ser "só mais um Level 100 em Rookgaard".



Como já citei ao longo desta matéria, o Tibia não é mais o mesmo. Não pelas questões gráficas, e sim pelas pessoas que estão jogando ele. Todas querem o topo dos rankings, não conhecem nada do passado do Tibia, e nem fazem questão de conhecer. Daqui mais ou menos 10 anos, vamos ter em média 200 Level 300+. Um número absurdo? Não, completamente normal.



Hoje, Ferumbras não toca medo nem mesmo numa mosca, MUITO diferente do que 7 anos atrás. E em breve, Ghazbaran vai ser um lixo igual Orshabaal é hoje em dia. Mas não pensem que Orshabaal sempre foi esse "lixo" que é hoje, ele já assustou muita gente, inclusive Cachero, lá pela versão 7.4. Orshabaal dava incríveis hits de 1500, que hoje é "normal". Hoje todo mundo se impressiona com hits de 2500 de Ghazbaran, amanhã vão rir em pensar que algum dia Ghazbaran já foi um grande desafio...



E a CipSoft vai fazer mais quests para jogadores com Léveis mais altos... Logo logo teremos quests para Level 200+, 300+...



Resumindo, o que ontem era espanto, hoje é comédia e amanhã será esquecido.



CRÉDITOS:THODO FRON DO FORUM PORTAL TIBIA