harryjamespotter
News

‣ J. K. Rowling

Joanne Rowling nasceu em 31 de julho de 1965, em Yate, Gloucestershire, a 19 km do nordeste de Bristol, na Inglaterra. Sua família se mudou para uma cidadezinha próxima, Winterbourne, depois mudou-se para Chepstow, sul do País de Gales, com nove anos de idade. Ela fez o segundo grau na Wyedean School and College. Rowling era boa em idiomas. Existem numerosas referências galesas a lugares, coisas e pessoas em Harry Potter, que podem ser atribuídas às lembranças de seu tempo em Chepstow.

Em dezembro de 1990, a mãe de Rowling faleceu, sucumbindo à longa batalha de dez anos contra a esclerose múltipla. Rowling comentou que nunca chegou a falar sobre Harry Potter com sua mãe.

Depois de estudar francês e fazer o curso clássico na Universidade de Exeter com um ano de estudo em Paris, ela se mudou para Londres para trabalhar como pesquisadora e secretária bilíngüe na Anistia Internacional. Durante este período, ela teve a idéia de escrever uma história sobre um menino que freqüentava uma escola de bruxaria, enquanto ela estava numa viagem de trem entre Manchester e Londres. Quando ela chegou a Londres, começou a escrever imediatamente. Rowling, então, se mudou para Porto para ensinar inglês, onde se casou com um jornalista da televisão portuguesa, Jorge Arantes, no dia 16 de outubro de 1992. Eles tiveram uma filha, Jessica, que recebeu o nome de uma das heroínas de Rowling, Jessica Mitford. Eles se divorciaram em 1993, depois de uma briga em que Jorge colocou Joanne para fora de casa.

Em dezembro de 1994, Rowling se mudou com a sua filha para ficar perto da sua irmã, em Edimburgo, Escócia. Desempregada e vivendo com o seguro-desemprego, ela terminou seu primeiro romance. Ela fez grande parte do trabalho no Elephant House Café, quando conseguia que Jessica caísse no sono.

Em 1995, Rowling completou seu manuscrito para “Harry Potter e a Pedra Filosofal” numa velha máquina de escrever. Diante da entusiasmada resposta de Bryony Evans, leitor escolhido para fazer a revisão dos três primeiros capítulos do livro, a Christopher Little Literary Agents concordou em representar Rowling, que procurava um editor. O livro foi entregue a 12 editoras e todas o rejeitaram. Um ano depois, ela ganhou finalmente o sinal-verde (e £1500) do editor Barry Cunningham, da pequena editora Bloomsbury.

Aparentemente, um dos principais motivos para Rowling ser aceita foi que Alice Newton, o filho de oito anos do presidente da editora, ganhou do pai de Rowling o primeiro capítulo do livro dela e imediatamente pediu o segundo capítulo. Assim Although Bloomsbury concordou com a publicação do livro.

CURIOSIDADES

- Seu nome inteiro é "Joanne Rowling", e não, como sempre se presumiu, "Joanne Kathleen Rowling". Depois de Rowling publicar o primeiro volume, a Bloomsbury temia que os garotos, seu público alvo, relutassem em comprar livros escritos por uma autora mulher. A editora requeria que Rowling usasse duas iniciais, ao invés de revelar seu primeiro nome. Como ela não possuía um "nome do meio", escolheu o "K" do nome de sua avó, Kathleen, como segunda inicial do seu pseudônimo. O nome "Kathleen" nunca fez parte do seu nome legal. Ela se chama de "Jo" e afirma: "Nunca ninguém me chamou de 'Joanne' quando eu era jovem, somente quando estavam bravos”.

- Aos oito anos escreveu um livro sobre um coelho que se chamava Coelho.