neymarfan01
neymarfan01
Photos
News

›› Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores ev

Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores evangélicos do Santos como Paulo Henrique Ganso e Robinho, Neymar se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma instituição de viés espírita de Santos, chamada “Mensageiros da Luz”, alegando razões religiosas;[37]
Em 15 de setembro do mesmo ano, em uma partida contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico santista, Dorival Júnior, para não bater o pênalti, Neymar, furioso, discutiu com o treinador.[38] Segundo o site esportivo Lancenet.com.br, a fúria de Neymar continuou após o jogo, no vestiário chegando, inclusive, a atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival.[39] O técnico da equipe goiana, Renê Simões, disse, chocado, sobre Neymar:
Com toda a experiência que eu tenho, com todo esses anos de futebol, eu nunca vi alguma coisa ou alguém tão mal-educado como esse Neymar. Em nome da arte, em nome do futebol, estão criando um monstro.
— Renê Simões sobre Neymar[40]
O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, repudiou a atitude de Neymar.[41][42] O episódio culminou com a demissão de Dorival Júnior;[43] Após esse episódio, Mano Menezes não convocou Neymar para "deixar problemas fora da Seleção";[44]
Em 6 de outubro de 2010 o periódico esportivo LANCE! publicou uma reportagem na qual afirma que noitada de Neymar e de outros jogadores santistas com garotas de programa após um jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, iniciou queda de Dorival Júnior pois este, ao saber do ocorrido que foi registrado por câmeras de segurança do hotel em que a equipe estava hospedada, ficou revoltado e pediu punição a Neymar e os outros jogadores à diretoria do Santos, mas não foi atendido;[45]
O maior jogador da história do Santos, Pelé, também criticou as atitudes de Neymar no começo do ano, quando o elenco santista tinha craques como Paulo Henrique Ganso, Robinho, Wesley e André para dividirem responsabilidades com Neymar, e disse que:
Ele estava jogando mais para torcida e para a televisão do que para o time. Ele fazia muita firula, caía muito. Eu falo com o Neymar algumas vezes e digo: você reclama do que, cara? Hoje em dia vocês jogam uma partida e todo mundo vê, ganham em um dia o que a gente ganhava no mês.
— Pelé, sobre Neymar.[46]
Após ser convocado novamente para a Seleção Brasileira, Neymar e outro companheiro de time, o atacante Marcel se desentenderam e chegaram a trocar empurrões e muitos xingamentos. Os outros jogadores chegaram para apartar a briga, e o lateral Pará conseguiu segurar Marcel. Logo em seguida, Neymar deixou o gramado e foi para os vestiários do CT.[47]
[editar]2011
Em 5 de janeiro de 2011, numa entrevista, o ex-volante santista Roberto Brum fez uma revelação bombástica sobre a demissão de Dorival Júnior:
O elenco foi ameaçado de não ganhar salário se o Neymar não jogasse contra o Corinthians. Nem o presidente (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro) e nem o diretor de futebol (Pedro Luiz Nunes Conceição) queriam a demissão dele (Dorival). Mas a ordem veio lá de cima, de São Paulo. Ordem acima do presidente. O Dorival precisava ganhar o comando do grupo, e isso só ia acontecer com a punição ao Neymar. O Dorival precisava ser respeitado. Ele é uma autoridade e o Neymar tinha que entender isso.
— Roberto Brum, sobre a polêmica entre Neymar e Dorival Júnior.[48]
Em 27 de março de 2011, durante o amistoso entre Brasil e Escócia no qual os brasileiros venceram por 2x0, Neymar, que foi o autor de ambos os gols e foi vaiado o tempo todo pela torcida escocesa, teria sofrido, segundo o canal televisivo SporTV, atos de racismos, dentre os quais uma banana que teria sido jogada em campo ao ser substituído.[49] O escocês Hamish Husband, representante da torcida Tartan Army (Exército de Tartan, em inglês), negou o ocorrido ao dizer que "Racismo não tem lugar na Tartan Army. Se ele existisse, seria erradicado imediatamente, porque nos policiamos".[50] Em 1º de abril de 2011, o presidente da Federação Escocesa de Futebol, Stewart Regan, enviou uma carta à Confederação Brasileira de Futebol exigindo um pedido de desculpas de Neymar pelas acusações de racismo que o atleta fez após a partida. Essa exigência é devida ao fato de a políca inglesa ter dito que a torcida escocesa se portou de maneira exemplar e de ter descoberto que o autor do ato foi um adolescente alemão que se encontrava entre a torcida brasileira. Um vídeo do ocorrido foi amplamente divulgado na internet. Porém, no mesmo dia, em nota divulgada em seu site oficial, Neymar se negou a pedir desculpas:
Essa exigência por parte da Federação Escocesa, após tudo o que ocorreu, pareceu-me um tanto quanto irônica, uma vez que, caso tenha mesmo ocorrido uma ação preconceituosa, nós, atletas, é quem deveríamos “exigir” um pedido formal de desculpas.
— Neymar, sobre o pedido da Federação Escocesa de Futebol.[51]
Em 6 de abril de 2011, durante o jogo entre Santos e Colo Colo, pela fase de grupos da Copa Libertadores, Neymar foi expulso após marcar um gol e comemorar com uma máscara com sua foto, máscara que a diretoria do Santos havia distribuído para os torcedores presentes no estádio da Vila Belmiro, cujo uso o jogador não sabia ser proibido pelas regras do futebol. Após a comemoração, Neymar foi punido com um cartão amarelo, e por já ter recebido o mesmo anteriormente acabou expulso. Além de Neymar, o Santos teve mais dois jogadores expulsos na vitória de 3-2 sobre o clube chileno.[52]
Em 12 de maio de 2011, Neymar anunciou em seu site oficial que será pai. Segundo o diário esportivo LANCE!, a mãe é uma garota menor de idade,[53] cujo nome não será divulgado para que se possa preservar a imagem, tanto da mãe, quanto da criança.
Em 21 de junho de 2011, Neymar declarou que pode ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo em seu próprio país. A declaração de Neymar provocou a reação imediata do maior jogador argentino de todos os tempos, Diego Maradona, que atacou o brasileiro e defendeu seu conterrâneo, Lionel Messi, vencedor do prêmio nos dois últimos anos:
Esse menino é um mal-educado, não tem respeito, assim como Pelé. O Messi é excepcional, duvido que alguém vá superá-lo.
— Maradona sobre a declaração de Neymar de poder ser o melhor do mundo.[54]
Em 3 de julho de 2011, durante a disputa da Copa América 2011, o técnico da Seleção da Venezuela, César Farías, se desentendeu com Neymar devido a um lance na partida no qual seu país enfrentou a equipe do Brasil na primeira rodada da competição. O lance que gerou o desentendimento foi uma jogada em que um venezuelano ficou no chão, após uma dividida. Ao invés de de colocar a bola para fora, como queriam os venezuelanos, a jogada foi continuada, Neymar a finalizou e fez o Brasil ganhar um escanteio. Aos berros, Farías criticou Neymar. Durante a confusão o técnico venezuelano foi agredido fisicamente. Embora tenha isentado Neymar dessa agressão Farías disse:
Falei para o Neymar que não é apenas jogar futebol, exigi que houvesse respeito. O mundo inteiro vê esse jogador e o futebol tem outros aspectos.
— O técnico venezuelano César Farías sobre a atitude de Neymar durante a partida Brasil 0x0 Venezuela na Copa América 2011.[55]
Em 13 de agosto de 2011, o jogador foi processado pelo juiz Sandro Meira Ricci por conta de uma declaração no Twitter. Neymar teria postado na rede social que "juiz ladrão vai sair de camburão", devido a um lance no qual recebeu cartão amarelo em uma partida contra o Atlético Goianiense. Porém, logo em seguida, segundo o jogador, apagou a mensagem e disse que outra pessoa havia utilizado a sua conta no microblog para escrever essa frase. Ainda assim, o árbitro resolveu ingressar judicialmente contra Neymar, pedindo uma indenização de R$ 20.000,00 por ofensas morais.[56]
Em 14 de setembro de 2011, Neymar rebateu em seu site oficial às críticas feitas por Rogério Ceni, goleiro do São Paulo. Em entrevista dada ao programa Bem, Amigos, do canal SporTV, Ceni disse que "50% das faltas sofridas Neymar não existem, são simulação". A resposta veio no site de Neymar escrita pelo redator do mesmo, Alex Bernardo, que, segundo o site Yahoo!, tem o aval do atleta:[57]
Desde o dia em que sofreu um gol em uma cobrança de pênalti, com “paradinha”, da “jóia”, Rogério (Ceni) vem se mostrando um tanto quanto vingativo sempre que a conversa gira em torno do Neymar. Parece que ainda não assimilou o golpe. Lembro que naquele dia, abordou a “jóia” ainda dentro de campo, como quem quisesse lhe dar uma bronca. Depois saiu falando sandices. Disse que “só no Brasil” era permitida a “paradinha”, que seria covardia contra o goleiro etc. (...) O Rogério Ceni é chato pra car****... !!