elisregina_fan
elisregina_fan

News

.:♪: Primeiros Passos



Elis Regina de Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, em 17 de março de 1945. Aos 11 anos, começa a cantar em um concurso mirim no Clube do Guri, programa da Rádio Farroupilha de Porto Alegre. O programa era apresentado pelo radialista Ary Rego, que seria decisivo na carreira de Elis, à medida que, aos poucos, dava importância à sua imagem, dando um quadro fixo no programa à cantora. Elis fica no Clube do Guri por três anos.

Seu primeiro contrato profissional só viria em 59, quando se apresenta na Rádio Gaúcha de Porto Alegre no programa de Maurício Sobrinho. Um ano depois, gravaria o seu primeiro compacto simples, com duas canções pela gravadora Continental: Dá Sorte e Sonhando. Sem abandonar os estudos, continua a profissão de cantora com o lançamento do seu primeiro LP, Viva a Brotolândia, em 61, ao mesmo tempo em que é coroada a Rainha do Disco Clube.

Os títulos e gravações continuam até 63, seu último ano em Porto Alegre, onde acumulou o prêmio de melhor cantora do ano em Porto Alegre e o lançamento do segundo e terceiro LPs, pelas gravadoras Continetal e CBS. Ao final de 1963, resolve abandonar os estudos e recebe apoio dos compositores de Porto Alegre, ao fim do segundo ano. A vontade de ir ao Rio de Janeiro estaria mais evidente no ano seguinte.

E 1964 é decisivo. Elis Regina, acompanhada do pai, chega ao Rio de Janeiro para tentar a carreira nacional. Ao assinar um contrato com a TV Rio, passa a participar do programa Noites de Gala, com as presença de outros estreantes da época: Jorge Ben, Wilson Simonal e o Trio Iraquitan. A partir da televisão, conhece o baterista Dom Um Romão, que a leva para um show no Beco das Garrafas. Elis acompanharia os principais shows realizados no auge do movimento Bossa Nova. Do contato com inúmeros músicos em começo de carreira, veio a incumbência de interpretar, em abril de 1965, a canção Arrastão . De autoria de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Elis ganha, com a célebre interpretação, o prêmio "Berimbau de Ouro" e o apelido de Hélice Regina, pelos seus braços ao alto.