elisregina_fan
elisregina_fan

News

.:♪: Compositores :♪:.


Além de ter sido eternizada como a melhor intérprete do Brasil, Elis Regina também ficou conhecida pela qualidade das músicas que escolhia para cantar. Em seus discos, o perfeccionismo era primordial. Criaram-se até lendas sobre a forma como ela escolhia as composições que iriam fazer parte de seus álbuns. Nomes antes desconhecidos como Milton Nascimento e Fernando Brant, João Bosco e Aldir Blanc, Ivan Lins e Vitor Martins foram lançados pela diva.

Nos diversos festivais de que participou, Elis cantou para multidões músicas de compositores do nível de Gilberto Gil, Edu Lobo e Ruy Guerra, como Ensaio Geral e Jogo de Roda, no II Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record, em 1967. Nesse ano a música vencedora foi A Banda, de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão.

Em seu disco Elis, de 1966, a Pimentinha grava Canção do Sal , clássico do até então novato compositor e cantor mineiro Milton Nascimento. Ponta de Areia, Travessia e Maria, Maria: Todas parcerias de Milton e Fernando Brant tornaram-se clássicas em sua voz. Elis também descobriu Renato Teixeira, de quem gravou Romaria .

Com o maestro Antônio Carlos Jobim, Elis gravou em 1974, nos Estados Unidos, um de seus discos mais marcantes, Elis & Tom. Nesse álbum, além dos standards Só tinha de ser com você, Triste, Corcovado, Chovendo na roseira , Águas de Março foi a música que teve maior êxito.

Da dupla que lhe forneceu muitos sucessos, Aldir Blanc e João Bosco, Elis gravou em 1979 O bêbado e a equilibrista. Outros clássicos da dupla gravados por ela: Caçador de Esmeraldas, Mestre-sala dos Mares e Dois pra Lá, Dois pra Cá .