victoreleo
victoreleo

News

• Composições de Victor Chavez

ACREDITAR

Na vida, aprendemos a acreditar em quase todas as coisas, com os outros. Seja com nossos pais, amigos, com a TV. Só que, nem sempre pensamos que acreditar em algo ou em alguém, é uma escolha nossa e, nem sempre, acreditamos naquilo que nos faz bem. Verifique suas crenças. Observe sua tendência fácil em acreditar em tudo o que lê, no que ouve ou vê. Você lê um jornal e acredita, assiste TV e acredita, ouve uma história e acredita. Pode ser muito fácil soltar-se no curso de um rio mas, com tamanha distração, este rio leva você a uma correnteza e você nem se dá conta.
Pare para pensar em quantas pessoas e oportunidades podem ter passado por você e não encontraram sua atenção, apenas porque você resolveu acreditar que elas não lhe serviam, antes mesmo de conhecê-las. Você ouve alguém falando mal de outro alguém e julga, antes de saber quem esteve realmente com a razão.
Do jeito que acreditamos tão passivamente em tudo, podemos ser facilmente manipulados pela mídia, por políticas corruptas e por qualquer pessoa que não nos deseje bem.
Nossos medos são nossa maior crença. Você acredita tanto no medo que pode estar atraindo o que teme. Veja: Quando você acredita em algo, seu pensamento e fé o transformam em realidade. Então, quando você teme muito uma coisa, sua mente interpreta que você não pode temer o que não existe, então, ela cria aquilo em que você acredita e faz com que isto se torne realidade.
A melhor forma de lidar com nossas crenças é averiguar se elas são positivas, se possuem sentido e se na prática, funcionam. Muitas coisas em que acreditamos não funcionam na prática. Você fica sabendo de um fato, sai por aí o contando e repassando como se fosse uma verdade sua e, no fim, pode ter espalhado um grande e inútil boato sem sentido. Pense nisto e não seja como um robô programado para acreditar simplesmente. Reflita.
Procure informar-se e sentir, antes de acreditar.
Escolha acreditar no amor e não no medo. Escolha acreditar em você, na sua capacidade de mudança. Acredite naquilo que você quer se tornar ou ser.
VOCÊ É TUDO AQUILO EM QUE ACREDITA POIS A CONSEQUÊNCIA DO QUE FAZ, ESTÁ LIGADA A TUDO O QUE LHE ACONTECE.
Se tivesse nascido em um país diferente, pertencesse a uma família diferente e tivesse feito escolhas diferentes das que fez até hoje, pergunte-se em que valeria à pena acreditar.
Por último, não acredite neste texto antes de verificar se, na sua prática de vida, ele pode fazer sentido. Mas pode acreditar que, independente de suas crenças culturais, religiosas ou sociais, ter amor a si mesmo, aos outros e ao que faz, significa felicidade.

Victor Chaves
-------------------------------
Erga-se

Os críticos falam, falam e apenas falam à beira do caminho
Os criticados seguem firmes

Os dígnos vencem, ainda que sem troféus
Os perdedores compram vitórias

Os de bom coração não atendem às baixezas dos infelizes
Porque estão olhando para onde seguem: para cima

( Victor Chaves )
-------------------------------
TIMIDEZ
Acerca do tema, fui tímido. Muito, por sinal. Escondia-me dentro de mim como uma avestruz em seu buraco a lhe tapar apenas a cabeça. Não gostava de olhares diretos nem de muita gente ao redor, principalmente se me conheciam. Câmeras fotográficas, apesar de não tê-las evitado, causavam-me desconforto. Não me sentia bem com elogios apesar de os amar.
...........................Lembro-me de as pessoas acharem isso lindo. Diziam: Olha que gracinha! Ele é tímido!
E lembro-me também de muitos considerarem-me, em primeiro momento, indiferente.
.........................Acerca do tema, percebi, lendo em meu espelho e nos reflexos próprios do olhar das pessoas, que o que eu precisava não era admitir para todos e para mim mesmo que eu era tímido. Eu precisava era saber porque eu era tímido. De onde vinham os motivos e quais os eram, de meus rubores?
.............................Percebi que o meu medo de ser observado ou estudado me era motivo para esconder. Sabe porquê? Porque eu não queria que soubessem de meus defeitos. Não queria que as pessoas os fitassem ou os descobrissem em mim. Aliás, mesmo não sendo defeito isso ou aquilo que eu escondesse, não queria arriscar uma consideração alheia na qual alguém pudesse considerar-me imperfeito. Eu precisava manter a perfeição! E para que, se não adiantava?
..............................Aceitar-se, observar-se com ternura, não temer julgamentos, julgar menos, enxergar mais beleza nas coisas sem criticar tanto e com tanto negativismo, não querer ser perfeito pelo fato de saber que a perfeição está nos contrastes e, principalmente, ser humilde, foram atitudes percebidas por mim que muito me ajudaram a aproximar-me das pessoas e de mim mesmo.
..............................Alguém deve estar se perguntando: O que teria a ver ser humilde com a timidez? Eu digo: Tudo, ou melhor, nada. Ser humilde não é sair de onde se está e cumprimentar a todos. Não é ter muito dinheiro e ser solícito. Ser humilde é aceitar-se como se é, mudar-se quando se sente com esta necessidade, e assim, poder desfrutar de si mesmo aceitando nos outros suas características sem chamá-las de defeito.
................................É o orgulho que nos faz temer que não nos vejam como somos, ou que nos critiquem, ou que nos estudem, que nos olhem. Os problemas existentes entre quem julga e quem é julgado são todos de quem julga. Já que, baseiam-se em si mesmos os que apontam nos outros, seus próprios defeitos.
..............................Quando tiramos uma foto, nossa timidez diz: Cuidado, você será observado e criticado por outros. Aí, essa voz passa a gritar antes do “clik” e você foge dos flashs, privando, muitas vezes, alguém que lhe goste muito de ter uma saudável lembrança sua, ou a você mesmo de se curtir em imagem. Repare que se a foto fosse tirada para que apenas você, e somente você, visse, não haveria problemas. E se houvesse, seria coisa de amor próprio, certo?
.............................Aceitar-se e amar-se são atitudes humildes e, portanto, não lhe induzem a privar-se de fotos, olhares, atenções e convivências. Além disso, abrem-lhe a consciência de que receber elogios faz bem e você só precisa dizer: “Obrigado!”

(Victor Chaves)
-------------------------------
Tentar
(Victor Chaves)

Tento fazer do pouco aparente, realidade suficiente
Para sobreviver à necessidade do obsoleto

Tento não ser tão crítico
Para não esquecer-me de quem sou quando o criticado for eu

Tento imaginar-me melhor e mais puro a partir de agora
Para que neste próximo segundo, meu agora seja mais feliz e mais sóbrio

Tento respeitar a ordem das coisas e dos outros
Para não ficar tentando entender o que não é de minha ordem

Tento não convencer o mundo a ceder às minhas verdades
O mundo muda, eu mudo e minhas verdades mudarão

Tento viver sem preocupar-me com a morte
Uma parte de mim nasce e outra morre a cada segundo, e isso é viver

Agir com amor é a tentativa mais capaz e jamais se restringe ao “quase”
Porque a intenção amorosa é uma vitória e, neste caso, tentar é conseguir

-------------------------------
Natal
(Victor Chaves)

Que em nosso aprendizado
Os detalhes não passem despercebidos
A renovação nos configure
E a nobreza se estabeleça por nossa conduta educada

Que o respeito seja a base de tudo
Para que nossa vida
Faça diferença na vida daqueles que a ela dão sentido

Feliz Natal
Hoje e em todos os dias
Para que antes de qualquer escolha
Possamos nos lembrar de qual seria a escolha do Cristo
-------------------------------