rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

9 de janeiro de 2022 às 14:15 3 views

O escândalo do Duogynon - parte 1/2

Nos anos 60 e 70 milhares de crianças nasceram com problemas cardiácas, cabeças d'água e as costas abertas. As deformações foram tão diversas que não havia uma explicação, até que se descobriu que todas as mães haviam usadas o mesmo teste de gravidez: Duogynon.

A droga combatia irregularidades menstruais causados por problemas psicológicos, mas foi também usada como teste de gravidez. O fabricante foi a Schering, posteriormente substituída pela Bayer. 

Hoje seria impossível receber a aprovação dessa droga. Apesar de haver desconfiança desde o início do anos 60, nada foi feito na Alemanha durante 20 anos!

Há 40 anos as pessoas afetadas tentam receber o reconhecimento, mas a farmacêutica nega que o Duogynon tenha causado deformações, mesmo diante das provas e documentos. Esse foi um dos maiores escândalos da indústria pharma da Alemanha!

A pediatra Isabel Gal apresentou um estudo na revista Nature que associou as deformações com os testes de gravidez hormonal. Isso causou alvoroço na firma Schering, porque a droga chegou no mercado SEM TER SIDO TESTADO, apesar que era sábido em experimentos com animais que hormónios durante a gravidez eram perigosos! (isso te lembra de algo?)

Em 1969 a própria Schering fez um estudo próprio com ratos que mostrou que o risco não pode ser excluído! Os estudos nunca foram publicados, pelo contrário, eles foram escondidos!

Enquanto mães alemães continuam usando esses testes, a Inglaterra coloca em 1970 um aviso na embalagem: "Não usar em caso de gravidez". 

Os executivos da Schering sabiam dos riscos, mas continuaram por ganância. O BGA (Bundesgesundheitsamt = tipo Anvisa), que deveria fiscalizar, nem somente se omitiu, como serviu de ajudante.Como um documento mostrou posteriormente: um dos funcionários se definiu como "advogados da Firma Schering". 

O único que alertou foi o Dr. Ulrich Moegius, que no início trabalhava no negócio da Schering que era muito lucrativo. Após 3 anos, ele não conseguiu mais administrar seus conflitos morais e criou um organização que visava informar médicos e pharmacêuticos - sem influência da Big Pharma - sobre o uso de medicamentos. Seus alertas causam a retirada de variás medicamentos, mas não o Duogynon.

... continua....

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd