rolfmuller
rolfmuller

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

22 de novembro de 2017 às 03:34 1 view

Foto Ilhas Faroe



Aparentar ou ser? - parte 4

Não nos iludamos: viver de maneira dissimulada não é um bom negócio a longo prazo. As novas formas de comunicação que veio através das mídias sociais mudaram alguns comportamentos e de certa forma vieram para alimentar ilusões. Uma pessoa que sofre de baixa auto-estima ou de depressão deveria evitar de passar muito tempo nessas mídias, porque vai piorar seu estado. Claro, parecem que todos estão felizes, menos ela; declarações lindas entre cônjuges e familiares, pessoas rindo em festas e viagens e por aí vai. A vida ali é idealizada, não é assim que acontece na realidade. Todos tem dores, sofrem decepções e vivem relacionamentos conflituosos. A verdade é que a sociedade é um grande baile de máscaras e na mídia social isso ainda pior, porque você escolhe o que vai publicar. 

Há muito a televisão parece enebriar as massas, que se deixam iludir. Os momentos em quais as pessoas não são politicamente corretos quando os holofotes ligados, são raros. Por isso eles viralizam tanto. Os artistas falam aquilo que a maioria quer ouvir. Longe dos holofotes e microfones não são nada daquilo que aparentam. Como a vida de alguém que está viciado em cocaína pode ser maravilhosa? Com as câmeras ligadas os artistas sustenta a versão mentirosa que a sua vida é maravilhosa: ele tem dinheiro um monte de amigos e é rodeado por pessoas bonitas, ricas e influentes.

A realidade portanto é bem diferente, ele é rodeado de interesseiros, frequentemente se sente extremamente só e muitos deles são arrogantes e complexados. Se não fosse pela fama, ninguém aturaria. Até quando você vai acreditar nesse mentiroso faz-de-conta que é a televisão?

As vezes me parece que o facebook se tornou uma disputa para ver quem é mais feliz! Ontem mesmo vi uma pessoa compartilhar: "Objetivo do dia; ser feliz!". Ora, ora, essa é nova para mim: felicidade agora virou objetivo? Alguém que também acredita nisso, pode então me explicar onde exatamente estaria o botão "Felicidade on-off"?

Claro que você tem todo direito de mostrar as suas alegrias e compartilhá-las. Mas a vida é dinâmica, ela não congela ali. As vezes aquela pessoa sorridente com a bebida na mão, algumas horas depois poderia ser vista passando mal e dando vexame. 

A questão é muito mais profunda: qual é a motivação que há por trás? Nota bene: Motivação significa MOTIVO PARA AÇÃO. Não quero entrar no mérito dessa pergunta, cada um precisa respondé-la por si mesmo. Mas é importante que pelo menos se reflita a respeito. Somente você tem acesso ao próprio painel de controle. A única coisa que eu posso fazer, é tentar estimular os teus pensamentos através dessas perguntas. Mas se por ventura chegar a conclusão que esteja gastando mais tempo nas aparências do que naquilo que realmente é importante, talvez tenha chegado o momento de rever alguns conceitos!

Fato é, que o investimento em aparências é tão inútil, quanto restaurar apenas a faixada de um prédio antigo. De nada adianta ter uma aparência linda, se o prédio inteiro ameaça desabar a qualquer momento! Você pode reformar a tua faixada sim, não há nenhum problema nisso, desde que não se esqueça do principal, que é a estrutura que suporta o prédio. Ali que você habita e vive a tua vida. Investir esforço, dinheiro e tempo apenas para tentar impressionar aqueles que passam em frente do prédio, é energia perdida.

 

... continua... 



Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd