keanu
keanu
News

☮• “Biografia” .)

                                                   BIOGRAFIA COMPLETA DE KEANU REEVES SEM CAPÍTULOS !
A palavra Keanu é havaiana e significa "brisa fresca sobre as montanhas", ou ainda “frescor”, “serenidade”. Keanu Reeves é o primeiro filho de Patrícia Taylor, uma dançarina Britânica, e Samuel Nowlin Reeves jr, um geógrafo chinês-havaiano. Os dois tiveram mais uma filha, Kim Reeves, que nasceu um ano depois. Com o fim de seu casamento, Patrícia mudou-se com as crianças para Nova York. Em 1969 casou-se com Paul Aaron, diretor na Broadway, e então mudou-se para Toronto, no Canadá, onde adquiriram cidadania. O ator cresceu nessa cidade. O casamento de sua mãe durou apenas um ano. Patrícia teria mais dois casamentos; com um promotor de rock, Robert Miller, pai de Karina, meia-irmã, e depois com um dono de um salão de cabeleireiros, Jack Bond, pai de outra meia-irmã, Emma.
A família mudou-se diversas vezes em Toronto. Devido a essas constantes mudanças, Keanu tinha dificuldade de adaptar-se à escola e de se relacionar com colegas e professores. Ele não era mau aluno, mas não se destacava em nenhuma matéria - exceto Hockey sobre o gelo. Keanu jogava como goleiro e seu apelido era “a parede”. Foi eleito o jogador mais importante da equipe, e nessa época pensou em seguir carreira como jogador de Hockey.
Aos 16 anos ele deixou a escola e decidiu ser ator. Foi então estudar na recente formada “Toronto School for the Performing Arts”, onde acabou sendo expulso meses mais tarde por se desentender com um professor. Aos 19 ele entrou no “Leah Posluns”, uma outra escola de teatro. Através dessa escola ele conseguiu seu primeiro papel no teatro, em uma peça chamada Wolfboy. A peça era extremamente forte e audaciosa para a época.
O primeiro papel de Keanu na TV canadense foi em um programa chamado “Hanging In”, onde ele interpretava um garoto de rua com atitude. Ele também apareceu em comerciais da Coca-Cola e Kellogg's Corn Flakes.
Mas foi Youngblood, um filme sobre Hockey no gelo estrelado por Rob Lowe e Patrick Swayze, que marcou a estréia de Keanu nos cinemas. Em 1985 Keanu resolveu deixar o Canadá e ir para Los Angeles. Chegando lá conseguiu pequenos papéis. Em 1986, Keanu conseguiu um papel de um jovem defeituoso em Juventude Assassina (River's Edge - 1986). Reeves chamou a atenção de diretores e críticos de performance. Com a carreira em ascensão e ganhando um bom dinheiro, Keanu passou a cultivar sua paixão por motocicletas. Em 1988, teve um sério acidente de moto, quebrou várias costelas e rompeu o baço. Nesse mesmo ano veio o que seria um marco na sua carreira: Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (Bill & Ted's Excellent Adventure – 1991).
Keanu trabalhou com grandes diretores: Van Sant, em Garotos de Programa (My Own Private Idaho - 1991); Coppola, em Drácula de Bram Stocker (Bram Stoker's Dracula – 1992) e Bertolucci, em O Pequeno Buda (Little Buddha – 1993).
Keanu demonstrou o seu real potencial ao lado de Sandra Bullock em Velocidade Máxima (Speed – 1994), grande sucesso no mundo (arrecadando 330 milhões de dólares de bilheteira).
Também nessa época Keanu viu seu nome muitas vezes em manchete dos tablóides, pois seu pai, que ele não via há muitos anos, fora preso e condenado por tráfico de heroína no Havaí. Surgiram também muitos boatos que questionavam a sexualidade de Keanu. As coisas saíram do controle e ele se viu obrigado a fazer um comunicado oficial esclarecendo tudo.
Depois do sucesso em Hollywood, Keanu fez um projeto que era seu sonho: Hamlet, de Shakespeare. Uma produção pequena, na cidade de Winnipeg, no Canadá, a peça era dirigida por Lewis Baumander com vários actores desconhecidos. Os ingressos esgotaram em questão de dias; fãs vieram de todos os lugares e tornaram da peça “uma atração turística”. O respeitado crítico inglês Roger Lewis disse que Keanu foi um dos três melhores Hamlets que ele já vira. Disse que Keanu "era Hamlet".
Keanu foi convidado para trabalhar nas continuações de Speed mas ele recusou, pois não gostou do roteiro. Ele preferiu dedicar-se a sua banda Dogstar, em que é baixista. Nessa época ele sofreu mais um acidente de moto, e dessa vez quebrou a perna. Quando todos pensavam que sua carreira de ator estava acabada ele voltou às telas no suspense O Advogado do Diabo (The Devil's Advocate – 1997), filme que, apesar da censura de 18 anos, fez boa bilheteira e foi bem criticado. Foi uma das melhores atuações de Keanu, contracenando em pé de igualdade com Al Pacino. Após as filmagens Keanu passou por uma complicada cirurgia em que recebeu uma placa de metal para fixar um disco na coluna, na altura da nuca. Keanu tem várias cicatrizes no corpo, resultado da sua paixão por motos e velocidade.
A performance de Keanu em Devil's Advocate como Kevin Lomax impressionou a Warner, que mostrou a ele o roteiro de dois diretores estreantes, Larry e Andy Washowsky, sobre uma ficção que se misturava com kung-fu. Vários atores já haviam recusado o papel. Keanu gostou do roteiro e aceitou fazer o filme.
O trabalho de pré-produção foi difícil. Mas o final foi recompensador, pois Matrix (The Matrix – 1999) revolucionou a forma de fazer cinema no final do século XX. E assim começara uma era de sucesso espetacular para todos os envolvidos no projeto - especialmente Keanu, que virou um ídolo mundial com seu personagem Neo.
Ainda em 1999, Jennifer Syme, sua namorada, descobriu que estava grávida. Em dezembro do mesmo ano os médicos descobriram que sua filha, registada como Ava Archer Syme Reeves, estava morta ainda ventre de sua mãe.
Como muitos problemas na vida pessoal Keanu dedicou-se ao trabalho, estrelando o romântico Doce Novembro (Sweet November – 2000) e a comédia Virando o Jogo (The Replacements - 2000), onde contracena com Gene Hackman, em que recebeu boas críticas. Em 2001, Jennifer Syme, mãe de sua falecida filha, sofre um acidente de carro e morre instantaneamente.
Após vários altos e baixos, Keanu dedica-se às continuações de Matrix. Keanu então vai para a Austrália, onde passaria mais um ano de filmagens. Nesse ano ocorreram mais problemas em sua vida pessoal. Sua irmã Kim, a quem ele é muito apegado, começou a lutar contra a leucemia.
O ano de 2003 foi considerado o "Ano de Matrix", com o lançamento das duas seqüências: Matrix Reloaded e Matrix Revolutions. Keanu promoveu os filmes em vários países e ambos foram sucessos fenomenais de bilheteira (apesar da crítica ter se divido nas opiniões), arrecadando mais de um bilhão de dólares mundialmente. Keanu passou a ser um dos atores mais bem pagos de Hollywood.
Após o sucesso de Matrix, Keanu fez Alguém tem que ceder (Something's gotta give – 2003), que obteve uma boa bilheteira. A seguir ele fez a comédia independente Impulsividade (Thumbsucker – 2003), e ainda em 2003, começou a filmar Constantine (que só estreou em 2005).
Em 2004 Keanu fez mais um projeto surpreendente: O Homem Duplo (A Scanner Darkly – 2004), dirigido por Ricard Linklater, baseado no livro de ficção de Phillip K. Dick. O filme foi inteiro filmado normalmente, com câmeras digitais, e animado por um sistema chamado Rotoscopia.
Em 2005 Keanu ganhou sua estrela na calçada da fama. Nesse ano também estreou Constantine, que contava a historia de John Constantine, personagem de banda desenhada de Alan Moore. O filme também teve uma boa bilheteira.
Em 2006 estreou A Casa do Lago (The Lake house – 2006), ao lado de sua amiga Sandra Bullock. Em 2008, após um ano longe das telas, Keanu volta com Os Reis da Rua (Street Kings – 2008) e O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still - 2008).