keanu
keanu
News

≈ Vida Pessoal ⋆

Parece que sua vida pessoal afetou um pouco sua carreira. Especulou-se sobre sua sexualidade, com boatos na imprensa que ele era homossexual. Keanu desmentiu a notícia publicamente, e afirmou que não tinha essa opção sexual. Um boato, que começou com uma notinha em uma revista de fofoca, tomou o mundo e milhares de pessoas passaram a acreditar nas especulações sobre a sua orientação sexual. A história era de que ele havia se casado em uma cerimônia secreta no Havaí com o magnata, sócio da Dreamworks, David Geffen (gay assumido). Geffen negou o rumor, dizendo que nunca havia encontrado Keanu – mas observando que gostaria muito de conhecê-lo... Keanu dava risada do boato, achando tudo muito engraçado. Mas as coisas saíram de controle e os seus agentes, o obrigaram a fazer um comunicado oficial esclarecendo tudo. E ele o fez, mas na revista gay out, que dedicou a ele uma edição especial onde ele negou o casamento, deu uma de suas melhores entrevistas mas, mais uma vez, deixou de declarar sua opção sexual, deixando para cada um achar o que quiser. Em sua frase clássica Keanu diz "Eu não sou gay. Mas nunca se sabe...". De sua vida amorosa pouco se sabe. Já havia declarado que o sonho de vida era casar e ser pai. Sua namorada, de longa data, Jennifer Syme ficou grávida, em 1999, mas infelizmente a poucos dias do nascimento, descobriu-se em um ultra-som que o bebê, uma menina cujo nome escolhido seria Ava, havia morrido no ventre de Jennifer. No dia 24 de Dezembro de 1999, em um parto induzido onde Keanu acompanhou Jennifer, o bebê foi retirado e então enterrado no cemitério de Los Angeles. A criança foi registada como Ava Archer Syme Reeves. Com tantos problemas na vida pessoal, Keanu voltou-se novamente para o trabalho. E, como sempre, fazendo um filme atrás do outro. Em 2001, Jennifer Syme, a mãe de sua filha, que estava sob tratamento por depressão, sofre um acidente de carro em Los Angeles e morre instantaneamente, deixando Keanu arrasado.
Em tudo o mais, Keanu pouco se parece com um astro de cinema. Reservado até o ponto de ser inescrutável, ele nunca oferece dados novos que possam ser acrescentados aos fatos seguros sobre sua biografia. Keanu parece ainda ter um desapego autêntico ao dinheiro (tanto que se apressou em cair fora da continuação de Velocidade Máxima). Muita gente acha que Keanu é um mau ator. Outros acreditam que nem ator ele é, já que quase 25 anos de trabalho surtiram pouco ou nenhum efeito sobre sua capacidade dramática: "Neo é o papel certo para Keanu: ele tem uma presença física magnífica e quase não precisa abrir a boca", alfinetou um executivo de Hollywood. No entanto, há quem discorde, Bernardo Bertolucci (O Pequeno Buda), Francis Ford Coppola (Drácula de Bram Stoker), Kenneth Branagh (Muito Barulho por Nada) e Gus Van Sant (Garotos de Programa) estão entre os diretores que vêem em Keanu uma qualidade inefável que o torna ideal, senão único, para certos papéis – uma espécie de estado permanente de pureza, que resulta da combinação de alguma emanação interior com uma beleza física quase transcendental. Pode-se rir, por exemplo, dos gestos colegiais com que Keanu expressava o espanto do Príncipe Siddarta diante do mundo, em O Pequeno Buda. Mas é difícil imaginar outro ator que transmita uma candura tão genuína. Tudo o mais que se diga sobre Keanu não passa, a rigor, de boato. O mais célebre deles é o que começou a ser espalhado em fins de 1994, de que Keanu teria se casado com o magnata David Geffen. Até hoje os dois são perseguidos pela história, e até hoje afirmam não se conhecer. Keanu, contudo, se nega a dissipar os rumores de que seria homossexual. "Não há nada de errado em ser gay. Portanto, uma simples negação já equivaleria a um julgamento", justifica, com um apuro lógico que desmente sua imagem de cabeça-de-vento. Há quem diga que essa imagem, aliás, não passa de uma estratégia de Keanu para defletir o interesse do público.
Vive modestamente, apóia financeiramente grande parte da sua família, e doa dinheiro para várias instituições de caridade. É descrito pela maior parte dos seus colegas de trabalho como bastante reservado, mantendo por vezes um certo ar misterioso, embora ele goste de se divertir, ele não sai com o ‘grupinho de Hollywood’, com exceção da publicidade necessária para promover os seus filmes, evita os refletores e tenta manter a sua vida privada em particular. Também é descrito como sendo inteligente, generoso e uma pessoa que pensa muito, excêntrico porém confiável, incrivelmente dedicado, geralmente se superando, mas com um lado intenso e sério, de acordo com seus amigos e familiares, ele é bondoso, carismático, bem humorado e amável, mas também emotivo e introvertido, que se recusa a discutir os seus problemas até com as pessoas mais próximas. Fãs o descrevem como sendo gracioso, talvez um pouco desconfiado, mas quase sempre dando autógrafos de boa vontade, dando abraços, ou tirando fotos.
Viveu em hotéis, na década de 90, andando de moto e tocando na banda grunge Dogstar, onde foi baixista até ao fim da banda em 2002. Vive em Hollywood, Califórnia, EUA, desde o ano de 2003. Actualmente continua a lutar na pesquisa da cura contra o câncer de forma a também ajudar a curar a sua irmã Kim dessa terrivel doença.
No dia 31 de Janeiro de 2005, Keanu finalmente foi agraciado com uma estrela na badalada calçada da fama de Los Angeles, tendo seu nome eternizado entre os maiores artistas do cinema.