belinda
belinda

News

✔ Belinda se inspirou na virgem de Guadalupe para seu vídeo.

A admiração que a Belinda sente pela pintora Frida Kahlo e sua fé na Virgem de Guadalupe levaram a cantora a retratar esses dois ícones da cultura popular mexicana em seu novo vídeo, “En La Obscuridad”.

Se trata, explicou a cantora mexicana-espanhola, de uma homenagem a duas mulheres que tem sido uma inspiração para ela: Kahlo, como uma artista que venceu seus sofrimentos e limitações físicas para converter sua obra em uma das maiores e mais representativas do México; e a Virgem de Guadalupe como um símbolo que combina o místico, o espiritual e a vida terrestre.

“Tanto Frida quanto a Virgem de Guadalupe representam força e muita luz. São duas mulheres muito importantes na minha vida e quis honrá-las em meu novo trabalho“, disse Belinda em uma entrevista telefônica.

No vídeo de “En La Obscuridad”, a intérprete se mostra muito sensual vestida com uma camiseta com a imagem de Kahlo e outra com a Virgem de Guadalupe, e com um penteado que emula as tranças na cabeça da famosa pintora mexicana.

Apesar da intenção da Belinda em enaltecer a estas duas mulheres no clipe dirigido por Daniel Shain, a cantora pop não pôde se livrar das críticas dos usuários das redes sociais que questionaram o uso da imagem dos dois símbolos quase intocáveis para os mexicanos.

“Quero dizer que minha homenagem a Kahlo e a Virgem de Guadalupe é com absoluto respeito. Este trabalho é algo muito saudável, respeitoso, cuidado e me pareceu uma forma bonita de lembrar delas. Tomara que mais artistas se atrevam e retomem símbolos populares e mostrem em seus vídeos, nas capas de seus discos, em suas roupas“, disse a cantora de 23 anos.

“Frida, em particular, é um personagem inspirador cuja obra mudou a história da arte“, disse a intérprete de canções como “Dopamina” e “En el amor hay que perdonar”.

O vídeo de “En La Obscuridad” está inspirado no filme americano “Inception” do diretor Christopher Nolan e foi filmado no Centro Histórico da Cidade do México no final de 2012. Para esse trabalho, no qual ela aparece caminhando por tetos e paredes, Belinda colaborou muito próxima com Shain.

“Eu me envolvi 100% nesse vídeo. No começo era uma ideia inalcançável que não poderiamos fazer, por todos os efeitos especiais que tem. Tivemos que construir um set especial para conseguir o efeito com a força da gravidade. Estou muito feliz com o resultado e esperamos que as pessoas gostem dele tanto quanto nós gostamos“, disse a também atriz.

No marco da celebração do Dia Internacional da Mulher, Belinda destacou que sua nova produção discográfica “Catarsis”, que ainda não tem data de lançamento, mostra uma evolução em seu som e a reivindica como feminina e criadora. “Me sinto muito orgulhosa de ser mulher e claro que eu acredito na igualdade dos gêneros. Minhas novas canções refletem precisamente essa força e essa luta, essa Belinda que aprendeu e amadureceu“, comentou.

A cantora disse que “Catarsis” vai misturar o pop-rock que a caracteriza com música eletrônica e urbana, sons que podem ser escutados claramente nos dois primeiros singles de seu quarto álbum de estúdio: “En el amor hay que perdonar” e “En la obscuridad”.

O disco foi co-produzido por Victor “El Nasi”, Jorge Villamizar, Joan Ortíz, Andrés Castro e Vein. Belinda, que em 13 anos de carreira já vendeu mais de 12 milhões de discos e se posiciona como uma das estrelas de mais sucesso do pop latino, adiantou que em breve vai começar uma turnê para promover “Catarsis” no México e em outros países da América Latina.

Fonte: El Universal
Tradução & Adaptação: BelindaBrasil.com