thomascruise
thomascruise
News

★ 𝖳𝖧𝗢𝗠𝖠𝖲 𝖢𝗥𝗨𝖨𝖲𝖤 𝗠.

Nome completo: Thomas Cruise Mapother IV
D.O.B & P.O.B: Tom nasceu em 3 de julho de 1962, em Syracuse, Nova York, EUA.
Ele tem cerca de 1,78m.
┈┈┈┈┈┈┈┈┈
Tom Cruise (Thomas Cruise Mapother IV IPA: [ˈtɒməs ˈkruːz ˈmeɪpɒθər]; Syracuse, 3 de julho de 1962) é um ator e produtor de cinema norte-americano. Listado pela revista Forbes como a celebridade mais popular de 2006, foi indicado por três vezes para o Oscar e venceu três Globos de Ouro. Seu primeiro papel de destaque foi no filme Risky Business, descrito como um "clássico da geração X", responsável por consagrar sua carreira como ator. Após desempenhar o papel de um heroico piloto de caças no filme Top Gun, de 1986, enorme sucesso de público e crítica, Cruise continuou a fazer filmes nesta mesma linha, interpretando posteriormente um agente secreto na série de filmes de ação Mission: Impossible durante as décadas de 1990 e 2000. Além destes papéis heroicos, interpretou outros personagens de destaque, como o misógino guru de auto-ajuda em Magnólia (1999) e um sociopático assassino de aluguel, frio e calculista, no thriller de Michael Mann, Collateral (2004).

Em 2005 o jornalista de Hollywood Edward Jay Epstein listou Cruise como um dos poucos produtores (juntamente com George Lucas, Steven Spielberg e Jerry Bruckheimer) capazes de garantir o sucesso de uma franquia cinematográfica bilionária. Desde o mesmo ano Cruise e Paula Wagner têm o comando do estúdio cinematográfico United Artists, com Cruise como produtor e principal estrela e Wagner como principal executiva. Cruise também é conhecido por sua controversa filiação e aderência à Igreja da Cientologia.

Tom Cruise partiu para Nova Jersey para tentar a sorte e iniciou os estudos de interpretação. Foi a diversos "castings" e trabalhou no que pode: camareiro, lojas de gelados, mas nunca conseguira realizar o seu sonho. Então, decidiu ir para a Califórnia, onde conseguiu o seu primeiro papel, no filme dirigido por Franco Zeffirelli, Endless Love (br: Amor sem Fim). Logo a seguir, participou de The Outsiders, de Francis Ford Coppola, em 1983.

Depois deste papel, voltaria a Nova Jersey, com a surpresa de ser escolhido para o filme Taps, mas como ator secundário. A sua carreira começou logo ali, e em 1981, conseguiu o seu primeiro papel como protagonista, em Risky Business (br: Negócio Arriscado), contracenando com Paul Brickman e Rebecca de Mornay.

Começou sua carreira como galã de filmes para adolescentes. Em 1986, passa a categoria de astro do cinema com a atuação no filme Top Gun (br: Top Gun - Ases Indomáveis). Em 1990, consegue a aceitação dos críticos, com Days of Thunder (br: Dias de Trovão), o filme onde estreava como guionista com Robert Towne. Neste momento, o cinema mostrava um Tom de muita garra, disposto a oferecer mais e mais e, sem dúvida, demonstrou, quando contracenou com a sua esposa Nicole Kidman. Enquanto isso, já rodava o filme Terror a Bordo. Foi um noivado curto mas intenso, e no dia 24 de dezembro de 1990, casaram-se em Telluride, Colorado. A cerimônia foi ao alcance de qualquer curioso. Um ano mais tarde, em 1991, filmariam o primeiro filme juntos, Far and Away (br: Um Sonho Distante), demasiado pronto, segundo as declarações de Nicole Kidman. Em 1992, Tom interpreta a personagem de advogado militar em A Few Good Men (br: Questão de Honra), dirigido por Rob Reiner, com Jack Nicholson e Demi Moore. Neste filme bateria um novo recorde na sua carreira profissional, cobrando mais de doze milhões de dólares pela sua atuação.

Reconhecido em Hollywood, entrou para o grupo dos atores mais bem pagos do cinema. Uma nova interpretação, como advogado, seria o seu seguinte filme, The Firm (br: A Firma), em 1993. Nesse mesmo ano estreou-se como diretor num canal de televisão, em Fallen Angels. Um novo recorde, cobrando quinze milhões de dólares para atuar em Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles (br: Entrevista com o Vampiro), com Brad Pitt e Antonio Banderas. Na adapatação para livro, de Anne Rice, encarna o papel de Lestat de Lioncourt. O filme foi dirigido por Neil Jordan, e Tom arrecadou mais de 35 milhões de dólares.

Tom e Nicole adotaram uma menina, Isabelle Jane, em 1994. Durante um ano, ele recusou trabalhos para dedicar-se à filha. Como Nicole desejava aumentar a família, adotaram outra criança, um ano mais tarde: Connor Anthony Cruise.

O filme seguinte de Tom, produzido e protagonizado por ele, Mission: Impossible (br: Missão Impossível), bateria novamente o recorde de vendas de ingressos nos seis primeiros dias de exibição.

Depois, Tom Cruise participou de filmes mais densos, com personagens fortes, contrários à postura de bom moço, como Magnolia, Eyes Wide Shut e Vanilla Sky.

Em 1996, Tom estreou como produtor de filmes em Missão Impossível. Ele faz parceria com Paula Wagner na C/W Productions. Em 2002, trabalhou com o famoso diretor de cinema Steven Spielberg, pela primeira vez, no filme de ficção-científica Minority Report, e com ele voltou a trabalhar em 2005, nas filmagens do também ficção-científica War of the Worlds (br: Guerra dos Mundos).

Em 22 de agosto de 2006, a Paramount Pictures anuncia o fim do contrato de Cruise com a Warner Productions.

Recentemente, Tom Cruise afirmou que muitos dos seus filmes deveriam ter sido atirados para o lixo.