thesimpsonsz
thesimpsonsz
News

História

Criação e consagração

James L. Brooks havia falado com Groening sobre a criação de uma série de curtas-metragens de animação, Groening criou uma série baseada em seus quadrinhos denominada life in the Hell.Percebendo que seria um erro, criou outra história baseada em sua família. A única exessão foi Bart, ao invés de Matt.

A família Simpson apareceu pela primeira vez em curtas no The Tracey Ullman Show em Abril 19, 1987. Groening apresentava apenas poucos esboços para base e os animadores iriam corrigir. No entanto, os animadores eram após após o seu regime, levando ao aparecimento bruto dos caracteres na seção inicial.

Em 1989, uma equipe de produtores foi criada para adaptar o Simpsons para um formato de meia hora para a Fox Broadcasting Company. A equipe inclui o que é a empresa de animação atual Klasky Csupo. Jim Brooks negociou uma cláusula que impedia a Fox de interferir no conteúdo da série. Groening disse que sua intenção na criação do espetáculo foi o de oferecer uma alternativa ao que ele chamou de lixo "estabelecido" que estavam vendo. Em 17 de dezembro de 1989, com Simpsons Roasting an Open Fire, um Especial de Natal, começou a primeira temporada. Some Enchanted Evening foi o primeiro episódio produzido mas emitido até Maio de 1990 devido a problemas com a animação.

Os Simpsons foi a primeira série da Fox a ser colocada no ranking das 30 séries mais vistas. Em 1992, Tracey Ullman processou a Fox alegando que seu show tinha sido a fonte do sucesso de Os Simpsons exigindo uma porcentagem dos lucros da série, o pedido foi negado pelos juízes.

Os Simpsons recebeu inúmeros prêmios desde que estreou como série, incluindo 25 Emmys, 22 Annies e um Peabody. A edição de 31 de dezembro de1999 da revista Time nomeou o programa como o melhor do século XX. Em 14 de janeiro de 2000, a família Simpson ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Com 21 temporadas, Os Simpsons é o sitcom e o programa de animação de maior duração da televisão norte-americana. Em 2009 ultrapassou Gunsmoke como o programa de entretenimento de maior duração do horário nobre.

De enorme influência na cultura popular, serviu de inspiração para diversas outras séries animadas, além de citações em inúmeras obras de escritores, músicos e diretores de cinema e televisão. Em 2001, o grunhido "D'oh!", bordão de Homer, foi adicionado ao Dicionário Oxford da Língua Inglesa. Fãs chegaram a criar uma "wikipédia dos simpsons", a Wikisimpsons, utilizando o projeto Wikia.

Os produtores da série cogitaram um longa-metragem da série por muito tempo, com a trama do episódio "Acampamento Krusty" da 4a temporada inicialmente cogitada para um filme. Em 2007, a 20th Century Fox lançou The Simpsons Movie, dirigido pelo produtor David Silverman e escrito por 13 dos roteiristas da série. A história segue Homer criando uma cátastrofe ecológica que leva o governo americano a isolar Springfield do resto dos Estados Unidos. O filme faturou mais de 500 milhões de dólares pelo mundo. Para saber mais sobre o filme, veja o artigo principal sobre o The Simpsons Movie.

Os Personagens

A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano. O pai, Homer Simpson, é inspetor de segurança da Usina Nuclear de Springfield (em Portugal, chamada de Central Nuclear de Springfield). Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, a caçula da família, uma bebê que não fala - sua primeira palavra foi "papai", no episódio "Lisa´s first word" - mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série (que depois é revelado que toca saxofone melhor que Lisa).

Completam a família um cachorro chamado Ajudante do Papai Noel (em Portugal, Santa's Little Helper), além de um gato chamado Bola de Neve II (em Portugal, Snowball II). Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.

Episódios

A série conta atualmente com 21 temporadas. As doze primeiras temporadas já estão disponíveis em DVD.

A primeira temporada contou com apenas 13 episódios. Os desenhos foram ao ar nos Estados Unidos entre dezembro de 1989 e maio de 1990. Esta temporada é a única que não possui um especial de Dia das Bruxas.

A segunda temporada introduziu diversos novos personagens, como Troy McClure e o Dr. Hibbert. Os 22 episódios foram ao ar no horário nobre entre outubro de 1990 e julho de 1991. Diversos artistas emprestaram suas vozes para o desenho, dentre eles Dustin Hoffman, Danny DeVito, Ringo Starr, Larry King, James Earl Jones e Tony Bennett (que foi a primeira pessoa a aparecer no show como ele mesmo).

O episódio de abertura, A Prova Final de Bart, é o segundo mais visto do programa, com 33 milhões de telespectadores nos Estados Unidos (o primeiro é Quem Matou o Senhor Burns?). No dia 25 de outubro de 1990 foi exibido o primeiro especial de Dia das Bruxas, chamado de A Casa da Árvore dos Horrores, que inicialmente se chamava "No Dia das Bruxas". Foi a primeira vez que a série ganhou um Emmy.

A terceira temporada, exibida entre setembro de 1991 e maio de 1992, teve como convidados o músico Sting e a banda Aerosmith (a primeira banda a aparecer no desenho). Nela, um episódio-chave da série conta como Homer se casou com Marge e conseguiu o emprego na usina nuclear. Em outro episódio, Homer prepara uma bebida com base em xarope para crianças, o Moe Flamejante.

A quarta temporada teve 22 episódios e foi ao ar pela primeira vez entre setembro de 1992 e maio de 1993. Barry White, Elizabeth Taylor e Red Hot Chili Peppers figuram entre os convidados do programa.

A vigésima primeira temporada está sendo transmitida nos países em que o idioma principal é o inglês. Aos demais países, esta temporada chegará em tempo indeterminado devido a dublagem e/ou criação de legendas.

Continuidade

Diferentes informações sobre o universo de Os Simpsons são lançadas a cada episódio, o que dificulta a tarefa de elaborar biografias consistentes. Para se ter uma ideia da quantidade de controvérsias geradas a partir de problemas com continuidade, de acordo com o livro "Simpsons Fun Calendar", publicado em 1993 por Matt Groening, Maggie teria nascido em 19 de agosto de 1985 e Bart em 17 de dezembro de 1979. Já no livro UFA, Groening afirma que Bart nasceu em 1 de abril de 1980. Mas, no episódio "My Sister, My Sitter", Bart diz que é dois anos e trinta e oito dias mais velho que Lisa, o que faria com que seu nascimento tivesse ocorrido em 25 de junho de 1982.

Há ainda muitas outras controvérsias geradas pela continuidade. Tome por exemplo o endereço da residência dos Simpsons em Springfield, que mudou de 94, 59, 1094, 723 e 742 Evergreen Terrace, o mais provável por ter sido citado por Matt Groening numa entrevista à apresentadora de televisão Oprah Winfrey. O endereço em Evergreen Terrace (Terraço Sempre-Verde) é uma homenagem à rua em que Matt Groening viveu quando criança.

Como último exemplo de problemas de continuidade, cabe mencionar os números de telefone da família Simpson. Antes do episódio "Simpson e Dalila", o número de casa era 555-6528, depois dele, passou a ser 555-7334. O mesmo vale para o telefone do trabalho de Homer. Antes do episódio era 555-6832 e depois virou 555-6754.

Já na terceira temporada, o número de casa é 555-8707. No episódio "Homer escavadeira, um homem da neve", os telefones do comercial de TV de Homer mudam novamente. O de sua casa é 555-3223 e o do trabalho é 555-3226. No desenho "The Canine Mutiny", Bart assina uma proposta de cartão de crédito com o telefone 555-3126. Por fim, no episódio "Um conto de duas Springfields", o telefone sorteado pela rádio é 555-0113 e Homer diz que é o telefone dele (ou seria, já que o DDD dele mudara para 939 e a rádio só ligava para o DDD antigo, 636).

Apesar desses indícios, pode se pensar na possibilidade que ocorreu no episódio em que os Simpsons vem para o Brasil (Feitiço de Lisa). Neste episódio mostra que a operadora de Springfield muda constantemente de sistema, além de demonstrar que Homer fica sem pagar sua conta de telefone.

Como os produtores da série deixaram de se ocupar com aspectos de continuidade a partir da quinta temporada, especialistas que participam em listas de discussão e sites afins pelaweb fizeram o mesmo.

Temas abrangentes

Os Simpsons usam a configuração padrão de uma comédia ou de sitcom, como premissa. Os centros de série sobre uma família e sua vida em uma cidade americana típica. No entanto, devido à sua natureza de animação, Os Simpsons são maiores de que uma sitcom regular. A cidade de Springfield age como um universo completo em que os personagens podem explorar os problemas enfrentados pela sociedade contemporânea. Por Homer ter um trabalho na usina nuclear, a série pode comentar sobre o meio ambiente. Através de Bart e Lisa na Escola Elementar de Springfield, escritores da ilustram prensagem ou questões controversas no campo da educação. A cidade possui uma vasta gama de canais de televisão que vão de programação infantil a notícias locais, na qual permite que os produtores a façam piadas sobre si mesmos e da indústria do entretenimento. Alguns comentaristas dizem que o show é de natureza política e suscetíveis a um viés de esquerda-direita. Al Jean admitiu numa entrevista que "Nós [o show] é de tendência liberal." Os escritores frequentemente evidenciam uma valorização de ideais liberais, mas o show faz piadas em todo o espectro político. A mostra retrata o governo e as grandes corporações como entidades insensíveia que se aproveitam do trabalhador comum. Assim, os escritores frequentemente retratam figuras de autoridades em que não faz jus ao seu trabalho. Em Os Simpsons, os políticos são corruptos, ministros, como o Reverendo Lovejoy são indiferentes aos fiéis, e a força policial local é incompetente. Religião também figura como um tema recorrente. Em tempos de crise, a família muitas vezes se volta para Deus, e o show tem lidado com a maioria das grandes religiões.