theking_mj
theking_mj
News

#OO7 - Aguardada estreia de "This is It"

Já se passaram quatro meses e um dia desde que o mundo se calou diante da súbita e inesperada morte de Michael Jackson. Apesar disso, o eterno ícone da música pop continua monopolizando o mundo do entretenimento. A Sony Music promoveu o lançamento do álbum duplo "Michael Jackson's This Is It", CD que contém as gravações originais de alguns dos maiores sucessos do cantor.

Veja os destaques do canal Divirta-se

Os hits "Billie Jean", "Smooth Criminal", "Beat It", "Thriller" e "Black or White", além da faixa inédita que dá nome ao disco, integram o álbum, que poderá ser comprado no formato tradicional ou por meio de download no site iTunes Store. E hoje será a vez de "This Is It", o filme, invadir os cinemas de mais de 40 países, incluindo o Brasil.

A produção, que conta com direção do mago dos musicais Kenny Ortega - criador de hits como "High School Musical", "Hannah Montana" e "Jhonas Brothers" -, é uma compilação de mais de 80 horas de imagens de ensaios e de bastidores da vida de Michael Jackson. Detalhe: as músicas que estão no filme foram escolhidas pelos fãs, em votação na Internet. O longa faz um retrato íntimo sobre o cotidiano do cantor às vésperas de sua morte - 25 de junho, em sua casa, em Los Angeles -, época em que se preparava para a turnê de 50 shows que faria em Londres, em setembro.

O documentário ficará em cartaz por apenas duas semanas, em uma estratégia de marketing criada para aquecer o lançamento do filme no mercado de home video, previsto para o início de 2010. Nos corredores da Sony, a lei que impera é a do silêncio. "This Is It" não teve nenhuma sessão prévia para a imprensa e será exibido pela primeira vez em uma pré-estreia em Los Angeles, em evento que contará com a presença da família do cantor, de celebridades, e de Paul Anka, coautor da música inédita que dá título ao documentário.

A autoria da faixa, aliás, foi assunto polêmico semana passada, quando o compositor porto-riquenho acusou o Rei do Pop de se apropriar da obra. Seus herdeiros logo repararam o erro, com garantia de 50% dos lucros para Anka. As poucas imagens reveladas do projeto mostram o cantor em um enérgico processo criativo. Pela primeira vez, os fãs verão Michael nos bastidores de seus shows, instruindo dançarinos, músicos, coreógrafos e criadores dos efeitos especiais.

O filme ainda trará depoimentos de pessoas próximas ao astro, mas nenhum nome foi revelado. Mesmo antes de estrear, "This Is It" já circula entre os prováveis concorrentes ao Oscar de Melhor Documentário, cuja premiação acontece em março. (Gustavo Cheluje e O Dia).

"Ele queria dar o máximo"
A expectativa é grande para "Michael Jackson's This is It". Só no Brasil, até a semana passada já tinham sido vendidos mais de 34 mil ingressos. "Ele estava de volta, fenomenal, pronto para o mundo vê-lo de novo", conta Shannon Holtzapffel, 24 anos, holandês radicado na Austrália, um dos dançarinos que participam dos ensaios.

"Nas últimas 10 noites de ensaio, caiu a ficha: 'O Michael está aqui'. Você sentia a energia, o poder dele". Apesar de tudo o que se falou sobre a saúde frágil do cantor nos últimos tempos, Shannon garante que os treinos eram pesados. "Nas últimas quatro semanas, ensaiávamos de 12 a 14 horas por dia", diz. O mistério em torno do filme é tanto que nem os dançarinos viram. "Eles querem fazer surpresa", acredita Shannon. "Queria que o mundo testemunhasse a criação dele. Fiquei triste que o resto do mundo não chegou a ver o que eu vi por três meses. Ele queria dar o máximo para os fãs".