thaliaoficial

News

≈ Novela: Rosalinda

Rosalinda é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa em 1999, protagonizada por Thalía e Fernando Carrillo. Foi exibida no Brasil em 2001, dentro da sessão Tarde de Amor, e reprisada em 2004 pelo SBT. Thalía canta o tema musical da telenovela com letra e música de Kike Santander. A produção da música ficou a cargo de Emilio Estefan Jr.

A novela teve grande sucesso e repercussão em muitos países da Europa e da Ásia, sendo conhecida em alguns lugares como 'Titanic das Novelas'. Foi a última novela protagonizada por Thalía.

A história original é de Delia Fiallo, roteiro de Carlos Romero Laguillo, edição literária de Dolores Ortega, ambientação de Octavio Ortega, figurinos de Martha L. Rivera e Gabriela Castellanos. Além disso, contou com Sara Smith como chefe de produção, Marco A. Rocha como editor, Adrián Frutos de supervisor de edição, Aarón Gutiérrez na coordenação geral, Fernando Nesmé na direção em locação, Karlos Velázquez na direção de câmeras em locação, Manuel Barajas na direção de câmeras e Salvador Mejía Alejandre como produtor.

Foi reprisada pela segunda vez, no Brasil, em 18 de fevereiro de 2013 a 11 de junho de 2013 , substituindo Gotinha de Amor em 81 capítulos, e sendo substituída pela 4º reprise de Marimar. No primeiro mês de exibição, a novela passou por uma fase ruim,ficando em terceiro lugar no ranking de audiência e perdendo para o Programa da Tarde.Entretanto, no inicio de abril de 2013, a trama começou a registrar uma grande melhora na audiência. Até então, a história da vendedora de flores marcava entre 3 e 4 pontos, mas agora já registra entre 5 e 6 pontos, sendo que já conquistou o recorde de 7 pontos.

Primeira fase

Soledade Romero é uma moça bondosa e simples, que trabalha como secretária na empresa Altamirano, sendo cobiçada por José Fernando Altamirano, o dono da empresa, que é obcecado por ela e tem más intenções com a moça. Soledade ama verdadeiramente Alfredo de Castilho, cunhado de José Fernando, portanto um dos donos da empresa. Os dois estão muito apaixonados, mas mantém a relação amorosa em segredo, pois a família de Alfredo nunca aceitaria Soledade, por ela ser pobre. Ele resolve contar a família sobre ela quando conseguirem se casar em segredo.

Um dia, José Fernando, não aguentando seu desejo de possuí-la, sequestra Soledade na saída do trabalho. Ele a leva para uma praia deserta, onde tenta estuprá-la, mas não consegue. Alfredo a viu saindo do trabalho e sendo levada pelo cunhado e os seguiu e quando vê sua amada em sendo brutalmente atacada, atira em José Fernando, matando-o. Alfredo entra em completo desespero, ninguém acreditaria que ele matou o cunhado para salvar Soledade, pois ninguém sabia do envolvimento dos dois e como Soledade não foi de fato estuprada, não poderia ter como provar que matou o cunhado para salvar sua amada. Demonstrando coragem e um amor completo ao homem de sua vida, Soledade assume a culpa do crime e Alfredo pede para ela não fazer isso, mas se cala e aceita vê-la presa, para seu desgosto.

Todo esse acontecimento desperta o ódio mortal de Valéria, esposa de José Fernando. Fernando José, o filho de José Fernando, acaba herdando o ódio que sua madrasta alimenta durante toda a vida. Fernando José jura que vingará a morte do pai, por ele e pela madrasta, e não sabe que o verdadeiro culpado convive com ele todos os dias, que é seu tio.

Sofrendo muitas torturas e humilhações na cadeia, Soledade passa muito mal e descobre estar grávida de Alfredo e se desespera. Ela então, decide não revelar nada a ele e pede que Alfredo nunca mais a procure, pois ela não quer ser um peso na vida dele, e alega que já não o ama mais. Ele vai embora muito arrasado, pois ama muito Soledade. Ela passa a sofrer muito na cadeia, lembrando de seu grande amor e arrasada por ver que terá sua filha levada ao nascer. A única pessoa que visita Soledade é a irmã. Tudo se complica quando Soledade é julgada e condenada a vinte anos de cadeia.

O tempo passa e quando a pequena Rosalinda nasce, ela a entrega a Dolores, sua irmã, que havia perdido uma filha na mesma época. As duas decidem que para o bem da menina, Rosalinda se passará por filha de Dolores. Dolores sempre acreditou na inocência da irmã e fará de tudo para criar a sobrinha e amparar Soledade na prisão.

Segunda fase

Vinte anos se passaram e Rosalinda é uma jovem muito linda e feliz, que trabalha como florista, para ajudar em casas, pois é muito humilde. Ela é muito bondosa, ajuda os pais e é amiga da irmã.

Sua tia, a quem ela pensa ser sua mãe, está morrendo, pois está muito doente. Ela passa a trabalhar o dobro para comprar os remédios da mãe. Um dia indo entregar flores em um restaurante, a moça conhece Fernando José e se encanta perdidamente por ele. Os dois se apaixonam no mesmo momento, mesmo ele sendo um pouco mais velho. O pior é que Rosalinda nem imagina que ele é muito rico e que até hoje alimenta um terrível ódio contra a sua verdadeira mãe, achando que ela matou seu pai.

Outro empecilho para a paixão dos dois será o preconceito da aristocrática Valéria a madrasta de Fernando José, que não gosta de Rosalinda por ser pobre. Até hoje Valéria não esquece a morte do marido e junto com Fernando, jura vingança contra a assassina.

Quando Dolores morre, Rosalinda se desespera por completo. Xavier, seu marido, quase descobre o segredo que envolve Rosalinda, pois ele nunca soube que sua verdadeira filha morreu no parto e pensa que Rosalinda é realmente sua. Ele lê uma carta deixada pela esposa, em que ele descobre que uma das duas meninas não é sua filha biológica, mas a carta não diz qual delas não tem o sangue dele. Achando que foi traído pela falecida esposa, passa a desprezar todas as três, que se entristecem muito com o pai.

A outra filha, a de sangue e a única do casal, é Vera, uma jovem muito egoísta e extremamente ambiciosa, que usa o mal para obter tudo que quiser. Ela sempre teve uma inveja doentia de Rosalinda, a quem ela pensa ser sua irmã, mas são apenas primas. Ela vai fazer de tudo para que Fernando José e Rosalinda não fiquem juntos, pois ela também se apaixonou desesperadamente por ele, e ainda mais por ele ter muito dinheiro, o que encheu seus olhos.

Passado o tempo de cumprir sua pena, Soledade recebe a liberdade e fica muito feliz, nunca se arrependeu de ter assumido um crime que não fez, pois fez isso consciente, para salvar o homem que amava, e que ainda ama. Ela estranhou ficar meses sem a visita da irmã e quando volta para sua família, descobre que ela morreu e se desespera. Para despistar, se faz passar por uma tia de Dolores que veio do interior.

Rosalinda logo fica muito amiga de Soledade, que sabe que a menina é sua filha. Ela fica muito feliz e passa a conviver com ela, mas fica angustiada por não saber a verdade. Xavier passa a interrogá-la, falando que ela sabe qual das duas é filha dele ou não. Ele mostra a carta de Dolores a ela, mas ela fica surpresa com a carta e por medo da reação de Rosalinda, não fala que a menina não é filha nem dele nem da esposa que morreu.

Valéria descobre que Soledade saiu da cadeia e que é parente de Rosalinda, mas ainda não sabe que é mãe. Isso a faz odiar ainda mais Rosalinda e ela passa a perseguir Soledade. Fernando José também descobre que Rosalinda é parente da 'assassina', mas não consegue se vingar de Rosalinda pois está apaixonado e se sente mal por isso, agora que sabe que ela tem o sangue da mulher que matou seu pai, mas não descobriu que é a mãe dela, portanto Rosalinda é sua prima, já que ela é filha de seu tio.

Valéria fica incorfomada por Fernando não desprezar Rosalinda para sempre.Nasce 'Erika' a filha de Fernando José e Rosalinda. Um dia Soledade revela a Rosalinda toda a verdade, que fica extremamente surpresa e reluta em crer. Ela acaba contando a Fernando José, que fica muito assustado com tudo isso e pressionado conta a Valéria, que trama uma vingança muito maior para acabar com as duas,ela confirma toda a verdade a Rosalinda e tira Erika de seus braços.Rosalinda acaba ficando louca por conta das fortes revelações,e a perda da filha,com isso Fernando José com muita pena resolve interna-la em uma clinica psiquiatrica,porém um dia ocorre um incendio que mata quase todas as pacientes,exceto Rosalinda que foje.Todos pensam que ela está morta e Soledade é quem mais sofre com a suposta morte da filha.Fernando José decide viajar para se aperfeiçoar na música ,e se destaca como pianista.Rosalinda acaba mendingando na rua onde é escravizada por Misérias,até encontrar Alex Dorantes que a salva,e a partir daí se chama 'Paloma' ,e se transforma em uma famosa cantora.Soledade e Alfredo decidem ficar juntos,e ele vai morar com ela na vila.Vera sempre ambiciosa,termina tudo com Aníbal, se aproveita da suposta morte de Rosalinda,e começa a dar em cima de Fernando José,e por fim consegue seus objetivos,e se casa com ele,ela então se alia a Valéria para acabar com a prima e tia em troca de dinheiro,Lúcia e Aníbal tambem se casam,porem ela tem uma grande decepção,descobre que nunca poderá ter filhos.

Fase final

Paloma é acidentalmente atropelada,e ao recobrar os sentidos lembra que é Rosalinda,a partir daí, tudo se complica na vida de todos, pois Fernando José decide se divorciar de Vera,e Soledade revela a Rosalinda que Alfredo é seu pai e que ela foi presa para salvá-lo.Um tempo depois,Alfredo falece,e com isso Soledade e Rosalinda sofrem uma grande perda.Rosalinda volta a fazer um estrondante sucesso como ela mesma.Fernando José desaprova isso,por isso os dois se desentendem novamente.Vera da em cima de Aníbal,e acaba tendo um filho dele,ela mente e diz que é de Fernando José.Florentino e Bertha decidem desmacarar Valéria,para isso procuram Veronica Altamirano, a verdadeira mãe de Fernando José,primeiramente ela se recusa,mas por fim,aceita o plano,luta contra o alcolismo,e aluga uma casa na vila em que Rosalinda mora com Soledade.Em um atentado planejado por Valéria e Beto, Bertha vai parar no hospital,ao saber que ela está viva Beto vai até lá,e a asfixia.Quando mais uma vez Rosalinda e Fernando José se entendem,Fernando fica sabendo que vera está condenada a morte,então ele cancela todos os planos com Rosalinda.Em um evento beneficente,depois de mais uma humilhação de Valéria para com Aline,Rosalinda revela a todos,que Valéria é mãe dela.Com a ajuda de Augusto Morales,um homem rico que é apaixonado por Rosalinda,ela consegue a guarda de Erika compartilhada com Fernando José,e para cuidar da filha Rosalinda encerra sua carreira.

Em meio a intrigas, Rosalinda e Fernando não conseguem se afastar um do outro.Ao ver que Florentino pode ser uma grande ameaça,Valéria o envenena,causando sua morte.Ao sentir as dores do parto Vera vai para o hospital ,lá Rosalinda conta a Fernando que Veronica é sua mãe,que com relutancia a perdoa.Antes de morrer Vera revela a Fernando José que ele não é o pai da criança.Soledade então conta a Rosalinda a armação de Vera para ficar com Fernado José,ao saber de toda a verdade ela fica dividida,entre o grande amor que sente por Fernando José e a imensa gratidão e o compromisso que assumiu com Augusto.Sabendo que a polícia os investiga Valéria e Beto planejam fugir, porém,por conta de uma carta deixada por Florentino antes de morrer os dois ficam detidos na mansão Altamirano,Veronica aproveita e desmascara Valéria,que confessa todos os seus crimes na frente de Fernando José.Cansada de mentir Valéria conta a Aline o motivo por qual sempre a desprezou,pois ela e fruto de um estupro,é filha de Misérias.Valéria e Beto são entregados pelo empregado a polícia e são levados ao presidio,onde ambos pagam por todo o mau que fizeram.Chega o dia do casamento de Augusto e Rosalinda,e apesar de todas as advertencias de Soledade e de Veronica,de que ambos não serão felizes,pois ela não ama Augusto,Rosalinda continua determinada a se casar,Fernando José decide impedir o casamento e vai até a igreja,e fica a frente de Rosalinda,ela ainda assim aceita,porém,Augusto não,ele se nega a se casar com ela,por amor ele a deixa,e pede que ambos se casem ali,e juntamente com seu filho vai embora,Rosalinda e Fernando José então se casam e finalmente conseguem viver intensamente o seu grande amor!

[ L e i a + ]