thaliaoficial

News

≈ Novela: Quinceañera

Quinceañera foi uma telenovela mexicana produzida e exibida pela Televisa em 1987. No Brasil, foi exibida pelo SBT em 1991. Foi a primeira novela protagonizada por Thalía e por Adela Noriega. Thalía era integrante da banda Timbiriche, que interpretava o tema de abertura da telenovela.

Quinceañera foi a segunda telenovela escrita por René Muñoz, um ator cubano. Adaptada do filme de mesmo nome de autoria do próprio Muñoz, a telenovela inovou a se tornar uma das primeiras de seu país a tratar de assuntos até então considerados tabus, tais como gravidez na adolescência, drogas, estupro e gangues.

Sinopse

Maricruz e Beatriz estudam juntas e são melhores amigas. Ambas estão prestes a completar quinze anos e sonham com suas respectivas festas de debutantes.

Beatriz é uma menina rica que não se sente amada pelos próprios pais. Sua mãe, a renomada advogada Ana Maria, não tem tempo para se dedicar à filha por causa do trabalho e seu pai tenta comprar a afeição da filha através de presentes caros, as ela quer a atenção deles e não carinhos materiais.

Maricruz é uma garota pobre que é apaixonada pelo mecânico Pancho, mas sua mãe, a ambiciosa Carmen, não permite o namoro, por querer um homem rico para a sua filha.

O líder de uma perigosa gangue de adolescentes bandidos e usuários de drogas é o temido Memo, que se sente atraído por Maricruz. Como sabe que ela é uma garota de família e que jamais se envolveria com um bandido, usa de sua maldade e tenta afastá-la de Pancho. Ele faz Pancho acreditar que ele próprio, Memo, tenha estuprado Maricruz. Assim sendo, Pancho perde o interesse por Maricruz, já que ele fica revoltado, mesmo pensando que foi um estupro, não mais a aceita por ela não ser mais virgem, fato que a deixa arrasada pois a história é tudo mentira, mas ela é ameaçada por Memo e tem que ficar quieta.

Maricruz passa a contar com o apoio da amiga Beatriz por conta desse terrível fato em sua vida, assim as duas amigas que se gostam com irmãs dão força uma a outra. Tanto Beatriz como Maricruz são virgens e Beatriz dá a ideia dela se entregar a Pancho e provar a ele a verdade, mas Beatriz está magoada com ele e tem medo da primeira vez, típico temor das jovens.

Enquanto isso, após a pressão de Carmen para que seus filhos subam na vida, Beatriz se revolta por completo com a mãe. Gerardo, irmão de Maricruz, começa a namorar Beatriz e a engravida. Assustado, Gerardo abandona Beatriz após ela revelar a ele que está grávida. Maricruz fica horrorizada e tenta convencer o irmão a assumir o bebê, uma tentaiva em vão. Ela passa a ajudar a amiga, que fica arrasada, pois ele foi seu primeiro namorado e não a amava de verdade.

Beatriz teme muito a reação da mãe, já que Gerardo é pobre e a largou grávida, seria uma grande vaergnha para os pais. Ela então, com ajuda de Maricruz, cria coragem e revela tudo a mãe, que entra em choque, mas para sua sorte, pode contar pela primeira vez com o apoio dos pais frente à situação inesperada, mas um acidente a faz perder o bebê e a deixa mais triste, inclusive Maricruz, pois o bebê seria seu sobrinho.

Enquanto isso, Maricruz tem que se resolver com o bandido Memo que a ameaça cada vez mais, pois ele a quer de qualquer forma, mas ela ama Pancho e somente ele. Ela tem que tentar convencer Pancho a acreditar nela de alguma forma, mesmo achando errado e uma prova de que ele não a amava de verdade, pois ele não acreditou nela e se fosse um estupro de verdade, ele a teria largado do mesmo jeito, então ela passa a achar que ele nunca a quis para algo sério.

Ela tenta de todas as formas conseguir fugir da fúria desse temido bandido, além de ajudar Beatriz, que ainda é apaixonada por Genaro. Todas as dificuldades e alegrias da adolescência são retratadas na novela.

Elenco

Adela Noriega como Maricruz
Thalía como Beatriz
Ernesto Laguardia como Pancho
Armando Araiza como Chato
Julieta Egurrola como Carmen
Sebastian Ligarde como Memo
Fernando Ciangherotti como Sergio
Nailea Norvind como Leonor
Rafael Rojas como Gerardo
Blanca Sánchez como Ana María
Omar Fierro como Artur
Inés Morales como Elvira
Maricarmen Vela como Enriqueta
Roberto Ballesteros como Antonio
Karen Sentíes como Teresa
Gabriela Goldsmith
Jorge Lavat como Roberto
Julieta Bracho como Palmira
Silvia Caos como Consuelo
René Muñoz como Timóteo
Abraham Méndez como Ernesto
Rosario Granados como Rosalía
Carlos Espejel como Reintegro
Luis Bayardo como Ramón
Roberto Carrera como Joaquín
Alejandra Gollas como Adriana
Margarita Sanz como Edviges
Ana Bertha Espín como Elisa
Cristopher Lago como Carlitos
Lucero Lander como Alice
Meche Barba como Lupe
Marta Aura como Gertrudis
Ricardo D'loera
Alicia Montoya como Licha
Lucha Moreno como Virginia
Ana Silvia Garza como Sofía
Teo Tapia como Barrera
Ana María Aguirre como Cristina
Pancho Muller como Toluco

Fatos sobre a Novela

Em 1987, a produtora Carla Estrada teve uma idéia que mudaria a história da teledramaturgia mexicana. A partir do livro homônimo de René Muñoz, ela produziu Quinceañera (cujo título original significa algo como "debutante"). Foi a primeira telenovela lançada para agradar ao público adolescente. Com isso, foram debatidos temas considerados tabus para a época, como gravidez indesejada e estupro. Anteriormente, a própria Estrada havia lançado uma novela direcionada ao público jovem, intitulada Pobre Juventud. Esta, contudo, não agradou ao público, o que faz muitos considerarem Quinceañera a primeira telenovela do México direcionada ao público adolescente.

Apesar do projeto em si ter agradado à Televisa, Estrada optou pela escolha de um elenco que não ia de encontro com as idéias dos executivos da rede. Ela queria Ernesto Laguardia, praticamente um desconhecido, para o principal papel masculino. Também queria Nailea Norvind, também quase desconhecida, para viver a vilã Leonor. O presidente da Televisa se opôs à escalação. Mas Estrada foi até o fim e conseguiu o elenco que idealizara, lançando o nome de ambos para a fama.

Adela Noriega, a protagonista Maricruz, estava cotada para protagonizar Rosa Selvagem. A Televisa, entretanto, aproveitou que Verónica Castro retornara à rede e, aproveitando-se de sua lucrativa imagem internacional, a colocou no papel que seria de Noriega em Rosa Selvagem. À época, comentou-se que o papel de Maricruz em Quinceañera fora dado a Noriega como consolo.

Thalía havia sido lançada por Estrada em La Pobre Señorita Limantour, uma novela anterior que foi um enorme fracasso. Assim sendo, o rosto de Thalía, até então integrante do grupo Timbiriche, era praticamente uma novidade nas telenovelas. Beatriz foi um dos papéis mais marcantes e complexos de toda a carreira de Thalía. Ironicamente, ela não foi a primeira opção para Beatriz, e sim Paulina Rubio, também integrante do Timbiriche, que recusou o papel pelo fato da personagem engravidar, o que poderia manchar sua carreira.

O bordão do bad boy Memo, vivido por Sebastián Ligarde, era quando chamava Maricruz de "sirena morena" ("sereia morena"), frase que se perdeu na tradução da telenovela.

Quase quinze anos após o lançamento de Quinceañera, em 2000, Pedro Damián, um dos diretores da telenovela, produziu Primer amor... a mil por hora, um remake da novela original. A nova versão era protagonizada por Anahí, Kuno Becker e Mauricio Islas. Apesar do tempo, a telenovela original permanece sendo muito ousada para sua época quando comparada a seu primeiro remake. O SBT exibiu o remake em questão em 2003.

Aproveitando o sucesso de Thalía no Brasil, em 1997, a CNT adquiriu os direitos de exibição de Quinceañera (e a exibe no horário nobre sob o título Meus 15 Anos). A abertura original da telenovela foi completamente alterada. No lugar da canção-título interpretada pelo Timbiriche, o tema foi "Gracias a Díos", sucesso de Thalía do álbum En Éxtasis de 1995. A personagem de Thalía foi praticamente a única a ser mostrada na abertura e até mesmo cenas de Maria Mercedes foram inseridas na mesma.

Quinceañera foi eleita a quinta melhor novela de todos os tempos pela redação da revista People en Español.1 De acordo com os leitores, é a segunda melhor novela, perdendo por apenas 2% para a brasileira O Clone.

Apesar do grande sucesso de Quinceañera em sua exibição original, a telenovela nunca foi reprisada pelo SBT

Remakes


Em 2000 foi feito o primeiro remake chamado de Primeiro Amor a 1000 por Hora protagonizada por Anahí, Ana Layevska, Kuno Becker e Valentino Lanús.
Em 2012 foi feito outro remake chamado de Miss XV protagonizado por Susan Stoessel e Natasha Duperyón, e foi exibida na Nickelodeon. O sucesso levou o canal a produzir uma segunda temporada.

Prêmios - TVyNovelas (México) 1988

Melhor telenovela do ano
Melhor atriz juvenil do ano – Adela Noriega
Melhor revelação do ano – Thalía

[ L e i a + ]