spicegirls

News

₉₆﹣₉₇

1996-1997: O Mundo se Rende às Spice Girls

Em 1996, antes mesmo que o single fosse lançado, Vincent Monsey, representante do canal The Box - concorrente da MTV no Reino Unido - descobriu as Spice Girls e decidiu transformar seu primeiro vídeo, Wannabe, em um furo de reportagem. Monsey exibiu o vídeo em sua emissora, causando um grande alarde.

Os comentários tomaram proporções gigantescas, fazendo com que os telefones da The Box ficaram congestionados com o público querendo saber quem eram aquelas cinco garotas e implorando a reprise do vídeo, que passou a ser exibido 70 vezes por semana. O acontecimento foi interpretado como um fenômeno pela imprensa e pelo público.

Em 8 de julho de 1996 Wannabe foi lançada oficialmente juntamente com o slogan feminista, Girl Power, tornando-se primeiro lugar em mais de 36 países. Quando o single chegou ao topo das paradas no Reino Unido, o grupo atingiu um recorde, sendo a primeira banda feminina obtendo primeiro lugar, desde o desaparecimento do grupo The Bangles. Wannabe vendeu em torno de 6 milhões de cópias em todo mundo. O segundo single, Say You'll Be There, é lançado em 14 de outubro, vendendo 350 mil cópias na primeira semana, recebendo certificado de platina e entrando para o Guiness Book como o single que mais vendeu cópias em sua primeira semana. O single alcançou o primeiro lugar nas rádios e ficou 30 semanas no Top 100, vendendo 930.000 cópias no país natal e tornando-se o quarto mais vendido do ano. Além disso o single foi a melhor estréia do grupo nos Estados Unidos, em quinto lugar, vendendo 500.000 cópias no país.

Em 4 de novembro de 1996 é lançado o primeiro álbum Spice, recebendo excelentes críticas. A revista The Times afirmou que as Spice Girls tinham potencial suficiente para rivalizar até com bandas superconsagradas como Oasis. Já a revista Top Of The Pops criou um perfil de cada garota durante uma entrevista e publicou os apelidos Ginger, Scary, Posh, Baby e Sporty ao lado das fotos delas, sendo adotado pelo grupo como referencia.

Em 16 de dezembro de 1996 é lançado o terceiro single 2 Become 1. O single conta que a ligação de duas pessoas através do sexo pode se tornar tão forte que eles praticamente se tornam uma entidade, sendo em parte auxiliadora ao sexo seguro na parte "Seja um pouco mais sábio, baby. Vista-a", se referindo a uma camisinha.

Duas versões do single foram gravadas. Na versão do álbum Geri Halliwell canta o segundo verso. Já na versão do single Victoria Beckham canta o mesmo verso. A letra da música também é diferente em ambas versões. As letras foram mudadas pela fato do grupo estar tendo grande adoração do público GLS e não queriam desagradá-los pela letra original cantar "Garotos e garotas ficam bem juntos", sendo trocada por "O amor vai trazer-nos de volta juntos". Geri teve dificuldades de alcançar as notas da nova letra, sendo substituída por Victoria. Apesar do single ter sido lançado duas semanas antes do fim do ano foi o décimo mais vendido do ano, com 730.000 cópias em apenas 2 semanas, e um total de 2.5 milhões de cópias em todo mundo. O sucesso da música foi tão grande que o grupo gravou uma versão em espanhol, intitulado Seremos Uno Los Dos, lançada em na edição do álbum Spice na Espanha.

Em uma entrevista que deram sobre o Parlamento Inglês Geri Halliwell chamou Margaret Thatcher de "a primeira Spice Girl", porém a imprensa cortou as partes de Melanie C por ela ser de esquerda política, e o objetivo da entrevista era mostrar as Spice Girls sendo direita política.

Em 1997, no Brit Awards, o maior prêmio da música britânica, Liam Gallagher, do Oasis, disse que as Spice Girls não ganhariam prêmio nenhum naquela noite. Após vencerem duas categorias, Melanie C provocou o cantor dizendo "Liam, venha aqui e mostre que você é bom o bastante!".

Em 4 de fevereiro de 1997, o álbum Spice é lançado nos Estados Unidos, vendendo em torno de 7.3 milhões no país, superior ao seu país natal, onde vendeu 3 milhões de cópias. Ao redor do mundo o álbum vendeu 23 milhões de cópias, sendo o terceiro mais vendido do ano e o terceiro mais vendido da década de 1990. Em 3 de março de 1997 o singles Mama e Who Do You Think You Are são lançadas em versão dupla, ambas alcançando o primeiro lugar nas rádios. O dinheiro arrecadado com a venda dos singles foram doados para a campanha Red Nose Day, que ajuda as pessoas pobres. O duplo single vendeu 660.000 cópias no Reino Unido.