spicegirls

News

₉₇﹣₉₈

1997-1998: Spiceworld

De 8 de julho à 1 de agosto de 1997 as Spice Girls trocaram os estúdios de música pelos de cinema para gravar seu primeiro longa metragem, dirigido por Bob Spiers, com Roger Moore, Elton John e Jennifer Saunders.

Spice World - The Movie foi lançado em 26 de dezembro, narrando a históra das próprias Spice Girls contra um jornalista ambicioso em busca de um furo de reportagem, tentando arruiná-las. A cena em que o grupo cantava Leader Of The Gang, com Gary Glitter, foi regravada depois que o cantor foi preso por pedofilia, evitando uma má repercusão para o filme. Foi gasto em Spice World - The Movie US$ 25 milhões, com retorno de 100 milhões.

Com todo sucesso, as Spice Girls foram convidadas para protagonizar vários comerciais de produtos que incluia bonecas, pirulitos e batatas fritas, dentre outros 400 produtos. A propaganda mais conhecida do grupo foi o comercial da Pepsi, trazendo a música Move Over como tema e o slogan Generation Next.

Em 13 de outubro é lançado Spice Up Your Life, primeiro single oficial do segundo álbum do grupo. O single chega ao primeiro lugar nas rádios, vendendo um total de 795.000 cópias, sendo 321.000 apenas na primeira semana. O single iria ser lançado na mesma semana da música Candle In The Wind de Elton John em homenagem à morte da Princesa Diana, porém foi cancelado pelo clima no país ser de luto. Spice Up Your Life também foi tema de divulgação do perfume Impulse Spice.

O segundo álbum, Spiceworld é lançado em 3 de novembro, seguindo a linha do primeiro trabalho do grupo. No total o álbum vendeu 18 milhões de cópias em todo o mundo, sendo 1.9 milhões no Reino Unido e 4.1 milhões nos Estados Unidos, tornando-se o quarto álbum mais vendido do ano.

Em 15 de dezembro de 1997 o segundo single Too Much, tema do filme Spice World - The Movie, é lançado. O single chegou ao topo das paradas, sendo o segundo single natalino do grupo a realizar o êxito. Apesar de ter feito mesmo sucesso que seu antecessor, Too Much vendeu apenas 657.000 cópias no Reino Unido.

O terceiro single Stop foi lançado em 9 de março de 1998. Diferente dos outros singles do grupo, Stop não chegou à primeira posição, ficando em segundo lugar, atrás do single It's Like That do Run DMC.

Nessa época as Spice Girls passavam por algumas crises. Houve muitos desentendimentos entre o grupo quando o álbum Spiceworld obteve uma venda menor que seu antecessor, caindo a culpa sobre Geri Halliwell, que havia demitido Simon Fuller, para empresariar o grupo por sí mesma.