spicegirls

News

₉₈﹣₉₉

1998-1999: A Amizade Nunca Acaba

Em 31 de Maio de 1998, após tantas conturbações, o porta-voz de Geri Halliwell, Julian Turton, anunciou à imprensa mundial o que nenhum fã esperava.
"Esta mensagem é para os fãs. Tristemente, eu gostaria de confirmar que eu saí das Spice Girls. Isto por causa de diferenças entre nós. Eu estou certa de que o grupo continuará tendo sucesso e eu desejo a elas o melhor. Eu não tenho nenhum plano imediato. Eu desejo pedir desculpas a todos os fãs e agradecer a todos que estiveram entre nós. Com muito amor, Geri. PS: Eu voltarei." (Comunicado oficial de Geri Halliwell)
A notícia teve um efeito bombástico, já que nenhum antecedente evidenciava, de forma concreta, essa decisão. Exceto pela ausência de Geri na gravação de um programa para a BBC, e por sua ausência num espetáculo realizado na cidade de Oslo, Noruega, dois dias antes do anúncio formal de sua saída. A assessoria de imprensa da Virgin Records chegou a assegurar que Geri Halliwell não teria cumprido esses últimos compromissos pelo fato de ter sofrido uma crise gástrica. No mesmo dia do anuncio de Geri, as Spice Girls declararam:
"Nós estamos chateadas e entristecidas pela saída de Geri, mas nós a apoiamos em tudo que ela deseja fazer. As Spice Girls estão aqui para ficar, veremos vocês nos shows. Nós pedimos desculpas a todos os nossos fãs por terem que passar por tudo isso. Com todo o nosso amor, Victoria, Emma, Mel C, Mel B. PS: Amizade nunca acabará!" (Spice Girls, sobre a saída de Geri Halliwell)
Um dia após o anuncio, em 1 de junho de 1998 foi lançado o single em parceria com a banda England United, (How Does It Feel) On Top Of The World, como havia sido programado. O single foi o tema oficial da Inglaterra na Copa do Mundo de 1998, porém foi pouco divulgado, entrando em nono lugar nas rádios e vendendo apenas 92.000 cópias. No vídeo o grupo interagia com os jogadores da seleção do país, transformando-se em crianças, podendo-se ver também que Geri já não se sentia parte do grupo à algum tempo.

Em 9 de junho de 1998 as Spice Girls fizeram sua primeira apresentação pública como um quarteto no Pavarotti & Friends 98, espetáculo do tenor Luciano Pavarotti em Modena, na Itália. Ao lado do cantor, as Spice Girls cantaram Stop e Viva Forever ao vivo e declararam que sua formação atual continuaria como grupo.

O single Viva Forever é finalmente lançado em 20 de julho de 1998. Apesar de pouco divulgado e em meio à conturbações, o single vendeu 277.911 cópias em sua primeira semana, ficando duas semanas em primeiro lugar nas rádios. O single vendeu um total de 623.000 cópias no Reino Unido e foi o décimo terceiro single mais vendido do ano.

Viva Forever já tinha sido apresentado em alguns programas ainda com Geri Halliwell e seu vídeo já havia sido produzido com a participação da cantora. Porém o duplo com a faixa Never Give Up On The Good Times foi cancelada, devido aos vocais de Geri na música e ao vídeo não ter sido gravado antes de sua saída. Outra faixa, Denying, seria um suposto single, não foi realizado.

Em 14 de setembro veio a primeira investida solo. Melanie Brown lança I Want You Back com Missy Elliot, chegando ao primeiro lugar. Já em 30 de novembro é a vez de Melanie C lançar o single When You're Gone com Bryan Adams, obtendo um terceiro lugar.

Em 14 de dezembro de 1998 é lançado Goodbye o primeiro single sem nenhum vocal de Geri, parte do novo álbum. O single chega ao primeiro lugar nas rádios, fazendo o grupo se igualar aos Beatles ao ter três singles Natalinos consecutivos em primeiro lugar. O single foi o oitavo mais vendido de 1998 depois de apenas 2 semanas de vendas e vendeu cerca de 3 milhões de cópias em todo o mundo.

Goodbye havia começado a ser escrita ainda quando Geri estava no grupo, tratando-se de uma canção sobre despedida de uma amiga. Com saída de Geri do grupo algumas partes da letra foram alteradas para ser favorável ao momento que o grupo passava.

Em 01 de novembro de 1999 é a vez de Emma Bunton lançar seu primeiro single, What I Am, em parceria com a dupla Tin Tin Out, chegando ao segundo lugar e gerando mais comentários sobre o definitivo fim do grupo e a afirmação das integrantes em suas carreiras solos.