rihannarobyn
rihannarobyn

News

 ▸ 𝘣𝘪𝘰𝘨𝘳𝘢𝘧𝘪𝘢

Robyn Rihanna Fenty é uma cantora, produtora musical, atriz, dançarina, designer de moda, modelo e empresária, nascida em Barbados, que obteve grande sucesso nas paradas musicais norte-americanas e inglesas com canções como “Umbrella”, “SOS”, “Disturbia”, “Don’t Stop the Music” e “Shut Up And Drive”.
Rihanna nasceu em Barbados, uma ilha do Caribe, na América Central, no dia 20 de fevereiro de 1988. É filha de Monica Braithwaite uma contadora de aposentado de fundo afro-guianenses de ascendência guianense, e seu pai, Ronald Fenty, era um supervisor de armazém de Barbados de ascendência barbadiana e irlandesa. Tem ainda dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad e duas meias-irmãs e um meio-irmão do lado de seu pai, cada nascidos de mães diferentes de seus relacionamentos anteriores. Pisciana nata, com 09 anos começou a cantar entre amigos e familiares. Foi aluna da Charles F. Broome Memorial School, em seguida ingressou na escola Combermere. Em 2003 formou um trio musical com duas colegas de classe. Em 2004, ganhou um concurso de Miss Combermere. Após a separação de seus pais, ganhou um concurso de beleza onde foi nomeada “Miss Combermere“, após ter feito uma apresentação no Colours of Combermere School Show, interpretando a música “Hero” da cantora Mariah Carey, no colégio Combermere School.
Nesse mesmo ano, foi descoberta pelo produtor musical Evan Rogers e vice-presidente na altura da editora, Jay-Z, que em 2005, junto com Carl Sturken, a levou para os Estados Unidos. Depois de assinar com a Def Jam Records, começou a gravar seu álbum de estreia. Nesse período, fez uma participação no quarto álbum do rapper Memphis Bleek.
No dia 22 de agosto de 2005, foi lançado no iTunes, seu single de estreia “Pon de Replay”, que alcançou a posição número 2 da Billboard Hot 100, nos Estados Unidos. O single tornou-se um hit mundial, chegando ao Top dez em 15 países. O álbum de estreia “Music of the Sun”, que mescla R&B, Pop e Dance Music, foi lançado no dia 30 de agosto nos Estados Unidos. O álbum vendeu mais de dois milhões de cópias em todo o mundo e recebeu uma certificação de ouro da RIAA.
O segundo álbum, “A Girl Like Me”, foi lançado em 2006 e trouxe o hit “SOS” e uma versão da canção “Tainted Love” da Banda Soft Cell. O álbum atingiu o quinto lugar da Billboard 200 e vendeu mais de três milhões de cópias.
O álbum “Good Girl Gone Bad” foi lançado em 2007 e o single “Umbrella” se transformou no maior sucesso da cantora, com grande repercussão na Inglaterra, recebendo o Grammy em 2008.
Em 2009, Rihanna lançou o álbum “Rated R”, que continha a canção "Run This Town", que ficou em 2º lugar na Bilboard Hot 100. Com o álbum “Loud”, lançado em 2010, alcançou o 1º lugar nas paradas da Inglaterra, segundo a UK Albums Chart. Em 2011 lançou "Talk That Talk", em 2012 "Unapologetic", Grealest Hits (2014), R8 (2015).
Como atriz, Rihanna atuou nos filmes The Last Dragon (2007), Battleship (A Batalha dos Mares) (2012), É o Fim (2013), Annie (2014) e Home (2015).
Em 2006, a cantora Rihanna criou a “Believe Foundation”, que atende a crianças com doenças que exigem tratamento prolongado. Em 2009, foi condecorada “Mulher do Ano” pela revista Glamour.
Rihanna, como os Beatles e Elvis Presley, bateu o recorde de liderar as paradas do Reino Unido em sete anos consecutivos, com sete músicas diferentes. O recorde foi atingido na primeira semana de novembro de 2013, com a música The Monster, ao lado de Eminem.

Em 2015, foi anunciado que ela teria um papel importante no próximo filme de Luc Besson, Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, uma adaptação da série de quadrinhos Valerian, que está programada para ser lançada em 2017. Em agosto de 2016, Rihanna juntou-se ao spin-off feminino da série de filmes Ocean's Eleven, chamado Ocean's Eight, dirigido por Gary Ross, onde atuara ao lado de Sandra Bullock, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter e Mindy Kaling.