mcphee
mcphee
Photos
News

|: b i o g r a f i a :|

Katharine nasce no dia 25 de março de 1984, nas redondezas de Sherman Oaks em Los Angeles, California, EUA. Sua mãe Patrícia McPhee, é uma treinadora vocal e uma cantora completa e seu pai, Daniel McPhee, é um produtor de televisão. A irmã mais velha de Kat, Adriana McPhee, é uma aspirante à produtora. Desde os dois anos, Patricia reconheceu o talento da filha para a música e começou a treiná-la. No colegial, Kat era a vice-presidente do corpo de estudantes do colégio Notre Dame, nadadora representante, e gostava de apresentar peças teatrais com sua irmã Adriana. Ela se formou em 2002 e então cursou a especialização em teatro musical no Boston Conservatory por três semestres.
Kat decidiu largar a faculdade para seguir a opinião de seu supervisor — tentar atuar em pilotos de programas de Tv em Los Angeles. Ela foi recusada em 195 de 200 audições, mas no final, conseguiu a vaga no elenco de um musical sobre a vida de Hank Garlarnd, em 2006. Ela também foi a atriz principal em pequenas produções locais, como Annie Get Your Gun, The Ghost e Mrs. Muir. Kat também fez parte de um pequeno falido programa da MTV chamado You Are Here, interpretando a irmã mais velha de uma irmã nova e muito mais popular.
Depois das filmagens, Kat foi persuadida a tentar o American Idol, com algumas sessões de treino de sua mãe e com lições da faculdade. Ela fez sua audição em São Francisco, California, cantando “God Bless the Child”. Paula Abdul julgou sua audição como a melhor da temporada até aquele momento, e Simon Cowell a elogiou por Kat ser tão atual em termos de aparência. Simon também notou que Kat não estava apenas tentando aparecer, como ele achava, após descobrir que sua mãe era cantora.
Na eliminação final do Top 24, Kat foi um das primeiras a garantir sua vaga e, eufórica, deu um selinho em todos os juízes. Kat avançou no American Idol graças a popularidade da “McPheever” — termo inventado por uma rádio em Los Angeles. Ela foi a vice-campeã contra Taylor Hicks da quinta temporada do American Idol.
Kat participou da tour de Andrea Bocelli, o cantor italiano de ópera, apresentando-se em três concertos nos EUA de nove a onze de junho, em 2006.
Seu primeiro single, Somewhere Over the Rainbow/My Destiny foi lançado em 27 de junho e alcançou a 12ª posição no Top 100 da Billboard.
Ela finalmente se juntou à tour no dia 28 de julho, bem a tempo dos dez finalistas visitarem a Casa Branca e conhecerem George W. Bush.
Em Julho de 2006, Broadway World anunciou que Kat está co-produzindo a peça de Michael Albanese chamada Red Herring “O público me conhece mais pelo American Idol… mas a minha paixão sempre foi o teatro”, Kat diz. A peça vai estar na décima edição do anual New York International Fringe Festival.
No dia 2 de dezembro de 2006, Kat compareceu à cerimônia de entrega de prêmios “Big in ‘06” juntamente com Melissa McGuee, outra participante do Idol, e ganhou o premio de “Big ‘It’ Girl”.
Atualmente faz parte do elenco da série Smash, do canal NBC, transmitida no Brasil pelo Canal pago Universal. A história gira em volta de um grupo eclético de pessoas que se juntam para participar de um musical na Broadway. O investimento nessa série vai ser pesado, pois um dos produtores é nada menos que Steven Spielberg. Além do aclamado diretor, os escritores das músicas de Hairspray, Marc Shaiman e Scott Wittman, fazem parte da equipe e escreverão músicas originais para o seriado.

Fonte: wikipedia.