jincarrey
jincarrey
News

biografia

----------
Eugene James Carrey (nascido em 17 de janeiro de 1962). É um comediante muito popular, cujo estilo careteiro foi desde o início comparado ao de Jerry Lewis. Desde o primário fazendo palhaçadas em público, o canadense Jim Carrey teve que largar o colégio aos 16 anos, devido a difícil situação financeira de sua família.

Ativo desde a adolescência no circuito canadense e americano de clubes de comédia, Carrey começou a fazer filmes em 1983, e seus primeiros trabalhos incluem "Procura-se Rapaz Virgem" (1985), "Peggy Sue, Seu Passado a Espera" e "Dirty Harry na Lista Negra", no qual vive um rockeiro drogado e é creditado como James Carrey.

Começou a chamar a atenção na série de televisão ''In Living Color'' (1990-1994), ganhou projeção com "O Máskara" e "Debi & Lóide", mas foi com o filme "Ace Ventura - Um Detetive Diferente" que se transformou numa estrela. Co-roteirizada por Carrey, esta comédia sobre um detetive especializado em animais não impressionou a crítica, mas foi grande sucesso de bilheteria (ganhou uma continuação, e gerou uma série de animação para a televisão), e estabeleceu a tônica dos papéis do ator; um tipo ingênuo e amalucado, que não pára de fazer caretas, o que levou um crítico a dizer que "Carrey faz Jerry Lewis parecer tão contido quanto Buster Keaton".

A partir daí surgiram vários veículos para acomodar sua personalidade cinematográfica, e seus trejeitos foram vistos em filmes como "Debi & Lóide" e "O Mentiroso". Dono de um estilo que parece saído de um desenho animado, Carrey foi ainda a escolha ideal para personagens como o de "O Máskara" e o Charada de "Batman Eternamente".

Embora já tivesse demonstrado talento também para o drama (quando foi um alcoólatra em "Casos de Família", de 1992), Carrey não tinha tido outra chance de mostrar para o público esta outra faceta artística até "O Show de Truman". Neste filme, Jim faz um homem cuja vida inteira é transmitida pela televisão sem que ele saiba - papel pelo qual conquistou o Globo de Ouro de Melhor Ator Dramático.

Em 1999, sua interpretação do excêntrico humorista Andy Kaufman em "O Mundo de Andy", de Milos Forman, rendeu ainda mais prestígio para sua carreira. Carrey ganhou outro Globo de Ouro (Melhor Ator de Comédia) e uma indicação da ''Associação dos Atores de Cinema''.

Logo, porém, Jim Carrey voltou ao gênero besteirol com "Eu, Eu Mesmo & Irene". O resultado comercial do filme foi razoável, mostrando que o público ainda não havia se cansado da fórmula do ator. Sim, porque apesar de realmente ser impossível não rir alguma vez com Carrey, suas piadas visuais não sustentam um filme inteiro.

Em ''O Grinch'', o ator ultrapassou os limites impostos pela pesada maquiagem e deu vida ao protagonista que é um clássico personagem da literatura americana. O filme foi um sucesso de bilheteria e crítica nos EUA, e Carrey teve mais uma indicação ao Globo de Ouro. Mais tarde ele tentou novamente impressionar os críticos e a Academia de Hollywood com seu talento dramático em "Cine Majestic", mas sem sucesso, já que o filme fracassou. Muito diferente do que aconteceria com "Todo Poderoso", um enorme sucesso de público. No ano seguinte, com "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", nova experiência no drama e mais uma indicação ao Globo de Ouro.

Pode ser que aconteça a Jim Carrey o que se viu com vários nomes importantes do cinema: nenhuma indicação ao Oscar ao longo da carreira, mas a conquista de um prêmio honorário da Academia quando estiver bem velhinho. Muitos apostam nisso, mas Carrey de tempos em tempos sempre faz uma tentatita.
----------