iamamiwhoami
iamamiwhoami

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

27 de março de 2018 às 18:20 907 views

O que é "iamamiwhoami"? Quem é Jonna Lee? Conheça a cantora e o projeto premiado a "inovação do ano"! texto explicativo, por euzinho.

Bom, a alguns dias atrás eu prometi a vocês que ia escrever um texto básico respondendo e explicando as perguntas que leio aqui diariamente sobre. Então, quem tiver interesse vai ser muito útil pra conhecer a Jonna e o seu trabalho com o iamamiwhoami, com certeza o post será dividido pelos álbuns do projeto até chegar ao trabalho solo mais recente da cantora, o IONNALEE.

Espero não ganhar apenas visualizações e curtidas nesse post, até porque deu muito trabalho pra fazer e queria muito que vocês lessem, sem compromisso nenhum, só acho que vale muito a pena conhecer o projeto e a sua história, que me cativou desde os primeiros interludes!

Para quem não conhece, ou conhece alguns vídeos e não sabe por onde começar, vou tentar passar um breve resumo do que se trata o “iamamiwhoami”, como começou, significado e algumas teorias feitas por fãs e as quais eu acredito que sejam as mais concretas e lógicas para o projeto, lembrando que vocês também estão aptos para tirar suas próprias conclusões após assistir aos filmes audiovisuais.

Tudo começou em dezembro há quase 10 anos atrás, no ano de 2009, quando surgiu no youtube o projeto iamamiwhoami que era totalmente anônimo(no começo), passou a postar vídeos(os vídeos vocês poderão encontrar mais abaixo no post) efetivamente e enviar cartas virais a donos de blogs e jornalistas fazendo assim com que começassem as especulações de quem seria o responsável por isso. Nomes como o de Lady Gaga e Christina Aguilera foram citados, mas depois de seis vídeos teasers, e com os vídeos de “b” e “o” publicados, foi revelada a identidade da sueca Jonna Lee. Na época o projeto foi indicado e ganhou um Grammy sueco na categoria de “inovação do ano”.

Bom esse foi o começo do projeto, agora irei falar um pouco sobre a simbologia dos vídeos e seus possíveis significados, diversas fontes apoiam a mesma teoria, mas nada foi confirmado pela cantora ou pelos envolvidos do projeto; Algumas coisas se destacam muito no primeiro filme audiovisual do projeto iamamiwhoami, neste são os animais e sempre o aparecimento do número 6, não no sentido literal, mas sim, sempre aparecendo através de simbolos difrentes(O 6 remete também ao hexágono que aparece em alguns vídeos, formados por morangos, bolos, seis tomates, seis facas, seis mulheres, etc) Essa teoria do 6, é antiga e li a muito tempo no orkut, quando ainda existiam os fórums, a teoria ficou muito famosa entre os fãs e tem referência a um livro, que é basicamente um livro usado pra composição de hexagramas através de numerologia.  Nos seis primeiros teasers do projeto, no final de cada vídeo aparece à figura e o som de um animal diferente, estes são: a coruja, a baleia, a abelha, o bode, o macaco e a lhama. Pelas teorias que conheço, os animais significam uma proteção a mandrágora, ou seja, o nascimento da artista que esta se revelando para o mundo, nada mais nada menos do que Jonna. Sendo assim, é assim que ela nasce e nos mostra sua nova música, a maneira de produzir um som diferente num mundo onde a criatividade carece.

Prelude 699130082.451322-5.4.21.3.1.20.9.15.14.1.12 (bode)

Nesse vídeo podemos ver o feto da mandrágora, foi o primeiro vídeo lançado pelo projeto então, aqui surge o nascimento e o começo da campanha.

9.1.13.669321018 (coruja)

De acordo com a numerologia o vídeo representa o nascimento, a inteligência contida em si mesmo e escondida por um tempo, visto que o projeto ainda estava no começo e nada ainda havia sido divulgado.

9.20.19.13.5.723378 (baleia)

Ainda sobre o nascimento, aqui temos o feto da mandrágora ligada ao cordão umbilical.

13.1.14.4.18.1.7.15.18.1.1110 (abelha)

Aqui podemos ver os primeiros passos da mandrágora e a sua dficuldade em caminhar.(essa é minha interlude favorita gente sos)

15.6.6.9.3.9.14.1.18.21.13.56155 (lhama)

Aqui a mandragora está chegando a casa, li uma vez em um blog distindo que os cachorros são como caçadores que querem perseguir a mandrágora e aprisionar ela, tanto é que há um confronto entre os dois e ela acaba por espantar o cachorro. No vídeo também mostra uma casa, que também será explorada nos próximos vídeos.

23.5.12.3.15.13.5-8.15.13.5.3383 (macaco)

Neste vídeo logo de início somos recebidos com a palavra "welcome", ou seja um "bem vindo", tudo indica que o show está para começar, a mandrágora adentra a casa e ao final do vídeo é possível ver ela florescendo por todos os lados.

b;

O sétimo vídeo quebra esse ciclo de números no título e não aparece a figura de animais no final. O vídeo foi divulgado em março de 2010, e nos apresenta uma mulher loira embrulhada em plástico. Logo no começo podemos ver ela colocando uma ampulheta para marcar o tempo e logo em seguida começa a tocar para alguns homens que estão na casa. Ela está ali para tocar para os homens que usam sua música como um tipo de droga ou um efeito até mesmo medicinal, a ampulheta marca o tempo que estarão expostos a música para não sofrer nenhum tipo de "overdose". Enquanto a mandrágora toca, os homens ficam em extase, para ficar mais perceptível é usado um efeito de distorção no vídeo se vocês repararem bem. Reparem também ao fim do vídeo o gato preto saindo do comodo seis vezes.

o;

Depois que a mandrágora foi "utilizada" pelos homens, é enviada a um tipo de estufa, onde ela deve descansar. Então cai a noite e ela começa a cantar novamente. Em sua volta está cheio de árvores com olhos e bocas, enquanto ela canta ela tenta se libertar pelo tecido que a prende, quando é revelado o seu corpo, podemos ver que ela está usando um colar daqueles usado em animais para que evitem de se machucar ou se coçar,  mas como a mandrágora é uma planta, o colar também pode ser usado para colher a água(?).

Segurando o cabo da vassoura, ela brinca com a luz quebrada, que significa nada mais nada menos que conhecimento, pureza e clareza. Como a lâmpada está quebrada, acaba sendo inútil e não fornece o que ela precisa (todo mundo sabe que a luz é alimento para as plantas, mas o conhecimento é o que a mandrágora busca para se alimentar). Ao longo do vídeo vários jogos de luzes são feitos, como se várias fontes e revelações estariam sendo feito a ela, mas ela esta ali presa e não tem mais sua liberdade.

Vale ressaltar também que em uma sala, se encontram 9 árvores(que de acordo com a numerologia representa um fim de um ciclo para o começo de outro, como na gravidez, nove meses de gestação, fim do ciclo e se começa a vida.)

E podemos ver que no peito da mandrágora há um pentagrama desenhado, que pode significar diversas coisas em diversas culturas. Como por exemplo na cultura egípcia é um simbolo que representa o útero feminino. Para a Wicca, são os três aspectos da Deusa e o aspecto de Deus, sendo assim a união dos dois, nada mais nada menos que sexo. E na chinesa pode representar ciclos, cada ponta representa um simbolo gerado pelo anterior. Todas essas representações culturais tem tudo a ver com  oprojeto, um símbolo de fertilidade, sexualidade e ciclos.

Voltando ao vídeo... Por fim a mandrágora decide fugir, através dos esclarecimento que recebe pelas luzes na estufa, ela não quer mais ceder a vontade dos homens e acaba deixando um disfarce para escapar.

O vídeo deixa claro a comunhão da mandrágora com as outras plantas, e sua decisão de escapar daquele lugar.

u-1

Esse vídeo é dividido em duas partes (u-1 e u-2), e a partir daqui fica mais forte a presença de materiais sintéticos. Aqui temos um homem usando apenas uma cueca branca e fitas na rosto. Quando a cena se alterna, vemos uma boneca produzida com esses materiais sintéticos, uma tentativa de reproduzir a mandrágora de B, ela canta apenas uma frase "you gave me life, in return I will just pretend"(você me deu vida e em retorno eu vou apenas fingir). Mas a boneca não passa de um ser sem vida, e uma reprodução do desejo do homem, que quer a mandrágora de volta.

Podemos ver o espelho partido, e no reflexo mostra os dois separados pela rachadura feita no espelho, ou seja, nada passa de uma ilusão e a boneca não é real. Tem uma lampada na cena também, como disse acima, a lâmpada representa o conhecimento, então no fim da cena é motrado o homem olhando para o abajur, talvez refletindo que nada daquilo é real.

u-2

A continuação tem uma sonoridade agressiva e repete apenas uma frase a música toda "you can't be mine"(você não pode ser meu/minha). Aqui o homem que estava presente em "u-1" corre dentro de um castelo de papelão. O castelo é muito maior por dentro do que por fora, talvez uma representação da loucura do homem ao perder a mandrágora. 

Chegando ao centro do logar ele encontra uma garrafa com água que ao tocar nela, começa a dançar freneticamente, talvez a representação da dança que alguns animais machos fazem ao sentir o cheiro de hormoniôs de uma fêmea(?).  

Talvez a garrafa de água iluminada represente mais uma vez o conhecimento e a frase se repetindo ao fundo "você não pode ser meu/minha" dê um sentido de que o homem finalmente entendeu que a mandrágora nunca será sua, e é aí que logo em seguida frustrado ele estupra a boneca e destrói todo o castelo, sua própria ilusão.

n;

Em n, talvez uma mensagem mais ecológica seja passada, de todos os vídeos esse é o que mais mostra a natureza.

Seja qual for a principal ideia do vídeo, ele está focado na transformação. No começo a mandrágora esta totalmente verde em sua forma planta, e podemos ver os tomates em sua volta formando o pentagrama que significa a transformação e os ciclos. Logo seu corpo é tomado pelo alumínio e forma um casulo, que é o estágio intermediário entre duas formas de vida. Como o casulo é feito de alumínio pode se dizer que a mandrágora esta cada vez mais perdendo sua forma natural e ficando cada vez mais sintética, como é mostrado nos próximos vídeos.

Os espelhos reaparecem nesse vídeo na cena que mostra uma criança com uma câmera, talvez a criança sejam os espectadores que acompanharam o projeto desde o seu início ou pode ser a representação de que o projeto ainda está no começo. A criança se olha no espelho que pode significar a representação dos espectadores a olharem para todo esse mistério. Aparelhos eletrônicos são feitos de materiais naturais como o computador de madeira, uma junção do natural com o sintético.

Depois vemos Jonna com seu figurino típico que representa a mandrágora, porém apenas pela metade, e também utilizando materiais sintéticos para cobrir os seios, e segurando dois copos com seiva que simbolizam alimentos. Depois ela aparece em uma porta que é mais um símbolo de transição e mudança oferecendo leite aos espectadores que assistem ao vídeo. Tornando-se assim sua transição do natural pro artificial completa. O cachorro volta ao vídeo e pelo que da a entender continua a perseguir a mandrágora a mandado dos homens.

t;

T começa com a mandrágora, nem tão mandrágora agora, totalmente numa na água, sendo assim a água é aonde começa a vida(liquido do útero, esperma que conduz espermatozóides, água de batismo que fiéis usam para recomeçar a vida). O visual de Jonna nesse vídeo foi inspirado em uma carta de tarô do salvador Dali, A imperatriz. Essa carta representa a fecundidade, natureza e a sabedora, coisas que são a todos os momentos representadas no projeto. O cetro, o globo e a coroa representam seu poder. Porém todos o visual são feitos no alumínio no vídeo, seria esse um poder falso ou forjado? Já que essas coisas estão representadas pelo alumínio, um material não natural.

Talvez o vídeo também faça uma critica ao fanatismo religioso, pois se analisarmos bem a letra de T, a critica fica muito evidente. Se analisarmos a ao ponto de vista religioso, podemos refletir sobre inúmeras religiões que pregam pelo medo do inferno e suas consequências  pelos pecados, fazendo com que sejam doutrinas opressoras trazendo medo ao invés de paz espiritual.

Em todos os vídeos o projeto mostra uma crítica, mas não cita nomes e não mostra os alvos.  Acredito que toda essa coisa de materiais sintéticos e a transformação da mandrágora seja uma critica social para a sociedade que se torna cada vez mais artificial, tanto em ideias quanto em matéria.

y;

 O último vídeo  da série bounty que finaliza um ciclo de iamamiwhoami. O vídeo começa com o homem dos vídeos anteriores sentado a um trono com o cetro,  o globo e a coroa representada na carta da Imperatriz que simbolizam o poder. Ele caminha e enquanto isso vai deixando tudo para trás como se quisesse tirar o poder de si mesmo.

O chão está tomado de cartas, o que pode ser uma referência a historia do príncipe sueco que enviou 30 cartas para a esposa quando ficaram separados. Ou seja, cartas escritas para a mandrágora e a dor sentida pelo homem desde a sua separação com a mandrágora.

A mandrágora volta a parecer em um ambiente totalmente sintético, uma floresta formada por alumínio, com uma arvore em especial que possui o formato de uma vagina no tronco. A protagonista que passou por vários ciclos durante o filme audiovisual, nasce de uma arvore totalmente feita de alumínio com o formato de vagina no tronco.

Citei muito o simbolismo da luz através das lâmpadas que aparecem nos vídeos, e é muito importante para o entendimento do momento em que Jonna nasce da vagina artificial e em seguida a árvore oferece uma lâmpada, dando a ela a luz no sentido literal. Nascer não significa apenas algo físico, pode ter um sentido espiritual também, coisa que diversas religiões pregam, evoluir espiritualmente até que você alcance a luz, ou seja, o conhecimento, a sabedoria e o divino. Assim como no batismo, as pessoas renascem, plenas e livre dos pecados, uma nova postura, uma nova visão de mundo, um novo ciclo que se inicia.

Ela caminha com a luz sob a cabeça pela floresta sintética e as cenas se alternam entre um cavaleiro destruindo tudo e com o homem se masturbando, logo depois Jonna ressurge totalmente humana em um cenário com diversas folhas de papel com uma criança que pode simbolizar diversas coisas, como por exemplo, o amor proibido que o homem sente pela mandrágora, ou também dizem que o homem pode ser a própria criança, já que ambos estão usando a mesma roupa.

No final do vídeo, a mandrágora faz uma regressão de sua evolução e retorna ao seu estágio primitivo, seu corpo cada vez mais preto até que ela se envolve ao casulo e se torna a mandrágora do começo da história. O ciclo da mandrágora termina e o homem se suicida derrubando seu sêmen no vaso com terra, fazendo com que nasça uma nova mandrágora.

John; e clump;

Seis meses depois do lançamento dos vídeos do projeto, apareceram mais dois vídeos que renderam esperanças aos fãs, que viram que nada tinha acabado ali. Os vídeos serviram de preludes para a nova fase do projeto. A fase kin estaria por vir.

E assim termina a minha explicação sobre como tudo começou e o primeiro album do projeto, espero que tenham apreciado a leitura e se interessado um pouquinho mais sobre esse universo incrível do que é o iamamiwhoami. Vale lembrar que nenhuma interpretação é definitiva ou cem por cento correta, até porque a Jonna Lee nunca se proncuniou sobre o significado dos vídeos. A única certeza do projeto é a frase "to whom it may concern;" que é escrita em cartas anônimas abertas e que significa "a quem possa interessar". No próprio nome do projeto já há um questionamento "eu sou. Sou eu? quem sou eu?" Mas esse questionamento não se trata apenas da Jonna ou qualquer um dos outros envolvidos nisso, é uma frase que fala direto com o espectador. Não há público alvo, objetivo definido, nem nada. A unica coisa concreta é a liberdade que se da a quem está assistindo de fazer a sua própria interpretação e interação com o projeto.

𝚝𝚘 𝚠𝚑𝚘𝚖 𝚒𝚝 𝚖𝚊𝚢 𝚌𝚘𝚗𝚌𝚎𝚛𝚗;

- Natan

fontes usadas para o texto: iamamiwhoamibr, oanagrama, wikipedia e cherryout.