blackxpink
blackxpink
News

𝔹𝕃ΛƆ𝕂ℙ𝕀И𝕂 ⁝ 𝗛𝗜𝗦𝗧𝗢𝗥𝗜𝗔 ❫연혁

✦ 2016: Estreia com Square One e Square Two:
Os preparativos promocionais começaram em agosto de 2016 com o lançamento de imagens teasers e sua participação em músicas e anúncios. A YG Entertainment revelou a formação final e o nome do grupo em 29 de junho de 2016.

Blackpink foi o primeiro grupo feminino a estrear na YG Entertainment em seis anos após o 2NE1, com seu single-álbum Square One, lançado em 8 de agosto de 2016. Os dois singles principais alcançaram a posição número um e dois na parada Billboard World Digital Songs, e o Blackpink é o ato mais rápido a fazê-lo e o terceiro artista ou grupo coreano a ocupar as duas primeiras posições após o Psy e Big Bang. "Whistle" liderou o gráfico digital, download, streaming e móvel da Gaon Chart de agosto de 2016. Elas também alcançaram o número um no semanal, popularidade, videoclipe e gráfico de videoclipe de K-pop do maior site de streaming de música da China, QQ Music. A primeira apresentação do Blackpink foi ao ar em 14 de agosto de 2016 no Inkigayo da SBS. Elas conquistaram o primeiro lugar no Inkigayo 13 dias após sua estreia e quebraram o recorde pelo menor tempo possível para que um grupo feminino ganhasse em um programa musical após sua estreia.  Elas encerraram suas promoções para o Square One em 11 de setembro de 2016 com outra vitória no Inkigayo.

Blackpink lançou seu segundo single-álbum Square Two com os singles "Playing with Fire" e "Stay" em 1 de novembro de 2016. As músicas foram produzidas por Teddy Park com R. Tee e Seo Won Jin. Elas se apresentaram no Inkigayo em 6 de novembro e no MCountdown da Mnet em 10 de novembro de 2016. Elas fizeram o seu retorno em Inkigayo da SBS em 6 de novembro e no M Countdown em 10 de novembro. "Playing with Fire" foi seu segundo single a atingir o número um na parada Billboard World Digital Songs. Na Coreia do Sul, "Playing with Fire" atingiu o número três, enquanto "Stay" conseguiu chegar ao décimo lugar.

O sucesso comercial do Blackpink em seus primeiros cinco meses rendeu-lhes vários prêmios de estreia nos principais shows de premiação de fim de ano da Coreia, incluindo o Asia Artist Awards, Melon Music Awards, Golden Disc Awards, Seoul Music Awards e o Gaon Chart Music Awards. Além disso, a Billboard as nomeou um dos melhores novos grupos de K-pop de 2016.


✦ 2017: "As If It's Your Last" e estreia japonesa
Em 17 de janeiro, Blackpink nomeou seu fã-clube de "Blink", uma palavra-valise de "Black" e "Pink".

Em 22 de junho, o grupo lançou um single digital intitulado "As If It's Your Last".  A música foi descrita como um "gênero misto de música", uma mudança de som em relação aos lançamentos anteriores. A música estreou na posição de número um na parada Billboard World Digital Song, datada de 22 de junho, após apenas um dia de acompanhamento, tornando-se o seu terceiro hit número um na parada. Mais tarde, o videoclipe da música quebrou o recorde do videoclipe mais curtido por um grupo feminino sul-coreano no YouTube.

Em 20 de julho de 2017, Blackpink realizou um showcase no Nippon Budokan em Tóquio.  Havia uma participação de mais de 14.000 pessoas e foi relatado que cerca de 200.000 pessoas tentaram obter ingressos.

O grupo fez sua estreia no Japão em 30 de agosto de 2017, com o lançamento de seu extended play japonês auto-intitulado.

Blackpink foi classificado entre as 25 principais músicas globais do verão de 2017 para o YouTube, com seu single "As If It's Your Last".


✦ 2018: Square Up, reconhecimento internacional e turnê
Em janeiro de 2018, foi anunciado que o EP japonês de estreia do grupo seria relançado sob o nome de Re: Blackpink. A versão digital incluía as mesmas músicas do lançamento original, enquanto a versão física incluía um DVD contendo todos os videoclipes e seis músicas no idioma coreano.

Em 15 de junho, o grupo lançou seu primeiro EP intitulado Square Up. O single "Ddu-Du Ddu-Du" do EP estreou na posição de número 17 no Official Trending Chart no Reino Unido, tornando-as o primeiro grupo feminino de K-pop a entrar na parada desde o seu lançamento em 2016. O single também estreou como o Hot 100 mais bem sucedido de todos os tempos por um grupo feminino de K-pop, abrindo no número 55 com 12,4 milhões de streams nos EUA e 7.000 downloads na semana de registro que termina em 21 de junho de 2018. O single também estreou na posição de número 39 na tabela Streaming Songs dos EUA, onde Blackpink se tornou o primeiro grupo feminino de K-pop a conquistar um título. Square Up também trouxe ao grupo sua primeira entrada e a lista mais alta de um grupo feminino de K-pop na Billboard 200 dos EUA, estreando em número 40 com 14.000 unidades equivalentes a álbuns, superando o recorde das colegas de gravadora 2NE1 de 2014 com seu último álbum Crush, que chegou ao número 61. O EP também liderou a parada de álbuns da Billboard World Albums. Na Coreia do Sul, Square Up estreou em número um na Gaon Albums Chart.O single "Ddu-Du Ddu-Du" alcançou o primeiro lugar nas paradas Digital, Download, Streaming e Mobile na Gaon em sua segunda semana, enquanto "Forever Young" conseguiu chegar ao top cinco. A contagem oficial do YouTube viu o videoclipe de "Ddu-Du Ddu-Du" acumular um total de 36,2 milhões de visualizações dentro de 24 horas após seu lançamento e se tornou o vídeo online mais visto nas primeiras 24 horas por um ato coreano e o segundo videoclipe mais assistido de todos os tempos em junho de 2018.

Em 7 de julho, a parada final da turnê foi adicionada em 24 de dezembro no Kyocera Dome Osaka como um presente de Natal para seus fãs, o que as tornou o primeiro grupo feminino do exterior a se apresentar em um estádio abobadado no Japão. Elas embarcaram em sua primeira turnê no Japão, Blackpink Arena Tour 2018, em Osaka, de 24 a 25 de julho. Em 12 de setembro, foi anunciado que o grupo realizaria seu primeiro show em Seul, intitulado "Blackpink 2018 Tour [In Your Area] Seoul x BC Card" na Olympic Gymnastics Arena.

Em setembro de 2018, a cantora inglesa Dua Lipa anunciou "Kiss and Make Up", uma colaboração com o Blackpink para a edição completa relançada do seu álbum de estreia auto-intitulado em 19 de outubro de 2018. "Kiss and Make Up" estreou na posição de número 93 na Billboard Hot 100, marcando a segunda entrada do Blackpink na parada, tornando-o o único grupo feminino sul-coreano em outubro de 2018 a marcar várias entradas na parada. A música também alcançou o número 36 na parada UK Singles Chart marcando sua segunda música na parada e sua primeira entrada no Top 40, tornando-o o primeiro grupo feminino de K-pop e o terceiro grupo coreano a alcançar o Top 40 da parada.

Em outubro de 2018, o CEO da YG, Yang Hyun-suk, anunciou que cada integrante do Blackpink teria projetos solo, com Jennie a estrear primeiro e Rosé a seguir o exemplo. No mesmo mês, o grupo assinou com a Interscope Records para uma parceria global com a YG Entertainment; elas seriam representadas pela Interscope e pela Universal Music Group fora da Ásia.
 Em novembro de 2018, o Blackpink anunciou datas adicionais para a turnê mundial In Your Area, que abrange treze datas na Ásia, de janeiro a março de 2019.

Jennie estreou seu single solo, "Solo", no show do Blackpink em Seul, em 11 de novembro. A música e seu videoclipe oficial foram lançados no dia seguinte. Seu primeiro álbum de estúdio japonês, Blackpink in Your Area, foi disponibilizado digitalmente em 23 de novembro e fisicamente em 5 de dezembro. O álbum estreou na posição de número 9 na parada de álbuns japonesa, vendendo cerca de 13.000 cópias em sua primeira semana.


2019: Kill This Love e turnê mundial
Blackpink fez sua estreia nos Estados Unidos no Grammy Artist Showcase de 2019 da Universal Music Group, que foi apenas para convidados e aconteceu no ROW no centro de Los Angeles em 9 de fevereiro. O grupo apareceu em vários programas de televisão americanos em fevereiro de 2019. A edição de março da Billboard tinha cinco capas, uma capa de grupo e quatro com cada integrante.  Elas são o primeiro grupo de K-pop a adornar a capa da revista.

O segundo EP do Blackpink, Kill This Love, foi lançado em 5 de abril de 2019. O EP estreou na posição de número 24 na Billboard 200, enquanto o single alcançou o número 41 na Billboard Hot 100. Blackpink se apresentou no Coachella Festival 2019 em 12 e 19 de abril de 2019, o primeiro grupo feminino de K-pop a se apresentar no festival.