vilanova_fc
vilanova_fc

News

# História

O Vila Nova é a realização do desejo do Padre José Balestiere, que no ano de 1938 criou a Associação Mariana com o objetivo de incentivar o congraçamento das comunidades católicas e propiciar entretenimento à população. O Padre José Balestiere não pensava estar levantando as colunas de um Clube que seria, em breve, um dos mais populares do Centro Oeste Brasileiro. O nome Vila Nova Futebol Clube foi devido ao time ter sido fundado no bairro da Vila Nova, conhecido em Goiânia como a vila mais famosa, pela divulgação que o Tigrão faz de seu nome.
O então Major Francisco Ferraz de Lima, entusiasta do Clube Amador, ao lado de outros pioneiros, aceitou o desafio de fundar um time para representar o Bairro de Vila Nova. Para tal missão, o Major contava com o idealismo do Padre José Balestiere, de Boaventura Moreira de Andrade, Luiz Rasmussem, Pedro Cavalcante, Garibalde Teixeira, José Balduíno, entre tantos outros entusiastas.
Em 1943, finalmente o Vila Nova F.C. foi fundado pelo coronel Francisco Ferraz de Lima, com a água benta do padre Giuseppe Balestière e a benção de Gercina Borges, mulher de Pedro Ludovico Texeira, conhecida em Goiânia como a "mãe dos pobres". No mesmo ano de sua fundação, o time foi inscrito na Federação Goiana de Desporto (FGD), e nesse mesmo ano passou a disputar competições no mês de julho. Devido a uma crise financeira, em 1946 o clube teve que mudar de nome e passou a se chamar Operário Futebol Clube.
Em 1949, ocorre nova mudança com o clube passando a se chamar Araguaia. Em 1950 o nome do clube passa a ser Fênix Futebol Clube, denominação que dura até 1955, quando o clube volta a ter o nome de Vila Nova Futebol Clube. Atualmente, seu nome é Vilanova Futebol Clube [VFC], mas seu nome fantasia, continua sendo Vila Nova.