vanpersie
vanpersie

News

#005Copa do mundo de 2010

- Após a Euro, Van Persie marcou nos amistosos contra a Rússia e a Suécia. Marcou ainda de cabeça num jogo contra a Escócia, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo 2010, o que criou um debate se ele deveria ser o cobrador de escanteios ou ficar na área para tentar convertê-los. Em 14 de novembro de 2009, num empate sem gols contra a Itália, sofreu uma grave lesão no tornozelo, e foi substituído no início do segundo tempo. Esta lesão colocou em risco até sua participação na Copa do Mundo, mas os médicos já declararam que o tempo de recuperação não deve ser tão grande, e Van Persie deve ficar fora por cerca de cinco meses.
Foi confirmado na lista do técnico Bert van Marwijk para a Copa do Mundo de 2010. No esquema de van Marwijk, van Persie atuou numa função diferente da que estava acostumado a atuar no Arsenal, já que o treinador o escalou como centroavante. Em seu retorno à seleção após vários meses machucado, van Persie marcou os dois gols da vitória por 2-1 sobre o México, em um amistoso preparatório para o torneio.
Na Copa do Mundo, van Persie marcou apenas um gol, contra Camarões na fase de grupos. A oranje classificou-se tranquilamente para a segunda fase, vencendo os três jogos. Nas quartas-de-final, van Persie participou da vitória de virada sobre a Seleção Brasileira. Porém, não pôde evitar a derrota na final contra a Espanha, após um gol de Andrés Iniesta aos 116 minutos de jogo.