twillight
twillight
News

ºsignificado da capa de cada livroº

Crepúsculo:



'A maçã já foi utilizada em diversas histórias literárias, como é o caso de Branca de Neve, que ao comer a fruta envenenada, fica em um estado aparentemente de morte, apesar de estar viva, assim como os vampiros das histórias de Meyer. Outro fator de importante relevância, neste caso são as mãos que seguram e oferecem a maçã, percebe-se claramente que se trata de mãos femininas, talvez representando a própria Bella, que apesar de saber a real identidade de seu amado Edward, entrega-se a ele, assim como sugere a capa do livro, sem o menor medo. A capa do livro é espetacular, e com sutileza, consegue explicitar a ideia deste, como afirma a própria autora de Crepúsculo. "Maçãs são frutas bem versáteis. No fim, eu amei a linda simplicidade da foto. Segundo a autora, a maçã na capa do livro Crepúsculo significa "o fruto proibido", assim como sugere o Genêsis 3:3, quando Deus alerta e proibe o homem de comer ou sequer tocar no fruto da árvore do meio do jardim. Aqui, com um significado muito mais simbólico do que real, ou até mesmo religioso, a maçã representa a Bella, o fruto proibido de Edward.



Lua Nova:



'A flor na capa do livro, é uma tulipa e o jogo de cores e pétalas nos passam a impressão de que escorre sangue pela mesma. Mas a autora afirma que não houve nenhum significado associado a esta escolha, até porque não foi ela quem escolheu a foto da capa, e sim a editora. Stephenie Meyer conclui: "É uma tulipa. No que diz respeito ao significado... Se leres o FAQ Crepúsculo, você ficará sabendo que a maçã tinha um monte de significados para mim, e eu era uma parte ativa do processo da capa. No entanto, que a experiência é mais a exceção do que a regra no mundo da edição. Algo para manter em mente se você pretende enveredar por uma carreira literária: muitas coisas que poderia esperar ter sob o próprio controle não são. Capas, por exemplo. Estas são principalmente da área da editora e dos departamentos de vendas e marketing. Portanto, eu não sei o que significa a tulipa. Não tive nada a ver com ela." De qualquer forma, os marqueteiros da editora parecem ter dado conta do recado: na capa de Lua Nova há uma pequena pétala vermelha caindo da grande tulipa, que nos remete a uma gota de sangue sendo derramada, como acontece com a protagonista neste livro, sendo este fato o desencadeador de toda a trama.



Eclipse:



'É difícil afirmar, pois a autora pouco falou a respeito; porém, a escolha da cor da fita já nos dá a entender algo. Assim como em todas as outras capas, o vermelho está sempre presente, e não nos deixa esquecer que se trata de uma história de vampiros; a mesma cor em todas as capas representa o sangue, talvez o de Bella, tão desejado por Edward. Em todo o caso, é facil relacionar a fita arrebentando com os novos caminhos que a trama vai tomando, representando as escolhas que precisam ser tomadas por Bella, mediantes os novos acontecimentos. Como é o caso de ter de escolher entre o amor de Edward e a amizade (ou também amor) de Jacob, uma vez que este se declara apaixonado pela protagonista. Porém a fita não está totalmente arrebentada, nos remetendo à complexa tarefa, que Bella ainda não conseguiu alcançar, que é a de se desprender totalmente de sua vida humana, já que ela está decidida em se transformar em vampira.' •(a fita representa a vida de bella).



Amanhecer:



'Ao observar a capa, percebe-se que a rainha está maior, e em destaque, no centro da capa do livro, e na cor branca, esta representa Bella que no início da série era apenas uma adolescente frágil e retraída, e que agora torna-se uma espécie de rainha. A autora se diz satisfeita com a capa: "O tabuleiro de xadrez expressa bem o sentimento de fim de jogo. Essa foi outra razão para eu ter gostado da metáfora de xadrez - se encaixou ao sentimento do final de um jogo. Eu coloquei uma pista no manuscrito também. Alice rasgou uma página de 'O mercador de Veneza' porque o fim de Breaking Down ia ser de algum jeito similiar: a matança parece inevitável, o julgamento se aproxima, o poder é revertido e o jogo é ganho por algumas estratégias verbais inteligentes; nenhum sangue é esparramado, e todos os pares românticos têm um feliz-pra-sempre".