harrypotterx
harrypotterx

News

❐ Harry Potter e o Enigma do Prí­ncipe


(Harry Potter and the Half-Blood Prince)

Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 153 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2009
Estúdio: Warner Bros. / Heyday Films
Distribuição: Warner Bros.
Orçamento: US$ 200 milhões
Arrecadação: $929.4 milhões
Direção: David Yates
Roteiro: Steve Kloves, baseado na obra de JK Rowling.
Produção: David Heyman
Trilha Sonora: Nicholas Hooper
Com: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Jessie Cave, David Thewlis, Helena Bonham Carter, Maggie Smith, Natalia Tena, Michael Gambon, Jim Broadbent e Helen McCrory.

Sinopse:

Voldemort está cada vez mais perigoso, tanto no mundo Trouxa quanto no mundo Mágico, e novamente Hogwarts não é mais um local seguro. Harry suspeita de perigos que podem estar dentro do castelo, mas Dumbledore tem uma idéia voltada à batalha final, sabendo que está se aproximando.

Juntos eles buscam uma forma de acabar com a defesa de Voldemort e com isso, Dumbledore contrata seu antigo amigo e colega, bem reconhecido e vivido, o Professor Horácio Slughorn, que Dumbledore acredita ter informações cruciais sobre a vida de Voldemort. Além disso, os estudantes estão sob ataque de um adversário muito diferente, os hormônios da juventude, que se se espalham entre todos.

Harry está cada vez mais atraído por Gina, porém quem está com ela é Dino Thomas. E Lilá Brown decidiu que Rony é seu verdadeiro amor, mas ela não contava com os chocolates de Romilda Vane ! E também têm Hermione, cheia de ciúmes, mas determinada a não mostrar seus sentimentos. Em meio a tantos romances, há um estudante que permanece na sua. Ele está determinado a deixar sua marca, porém uma marca das trevas.

“O amor está no ar, mas existe pela frente uma grande tragédia que pode levar Hogwarts a nunca mais ser a mesma.”

Conhecendo o Elenco:

Com contrato assinado e oficializado até o final da saga, o trio de atores Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson retornam às filmagens para assumir os papeis de Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, respectivamente. Outros atores jovens que voltam ou estreiam para o sexto filme da franquia são Tom Felton (Draco Malfoy), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Bonnie Wright (Gina Weasley), além da novata Jessie Cave. Os outros atores que também já confirmaram oficialmente presença no sexto filme da franquia Harry Potter são David Thewlis na pele do mais amado lobisomem, Remo Lupin, a atriz Natalia Tena volta como a divertida Ninfadora Tonks, Helena Bonham Carter, retornando como a bela e sinistra Belatriz Lestrange, Robbie Coltrane como Rúbeo Hagrid, Michael Gambon como o diretor Alvo Dumbledore, Alan Rickman como o enigmático Severo Snape, além de Maggie Smith (Prof McGonagall) e Julie Walters (Molly Weasley). Até agora foi integrado ao time adulto apenas o ator Jim Broadbent, que trabalhou em filmes como O Ultimo Samurai e Desventuras em Série, e assume o papel do personagem Horácio Slughorn, e a atriz Helen McCrory, que vem interpretar a Narcisa Malfoy, irmã de Belatriz e mãe de Draco.

Tom Riddle – o jovem que, posteriormente, passaria a ser chamado de Lorde Voldemort – é interpretado por Hero Fiennes-Tiffin e Frank Dillane, na idade de onze anos e durante a adolescência, respectivamente. Tiffin tem dez anos e é sobrinho de Ralph Fiennes, que fez o Voldemort adulto nos filmes quarto e quinto. Chistian Coulson, que interpretou Riddle em A Câmara Secreta, expressou interesse em voltar à pele da personagem. David Yates, entretanto, dispensou-o do cargo, alegando que Coulson, por estar perto dos 30 anos, era muito velho para o papel. Jamie Campbell Bower, que apareceu em Sweeney Todd: o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, também disse que estava de dedos cruzados para ser chamado para fazer o jovem Riddle. Os testes para a personagem aconteceram em julho de 2007, nos quais os candidatos liam a cena em que Riddle tenta persuadir Horácio Slughorn a explicar o que são Horcruxes.

Warwick Davis e David Bradley continuam com seus respectivos papéis, o primeiro como o professor de Feitiços, Filio Flitwick, e o segundo como Argo Filch, o zelador de Hogwarts. Georgina Leonidas fará o papel de Cátia Bell, a artilheira da Grifinória que é seriamente ferida por um colar amaldiçoado. Anna Shaffer será Romilda Vane, uma estudante que tem obsessão por Harry. Sites de agências de atores do Reino Unido divulgaram na Web que Scarlett Byrne interpretará Pansy Parkinson. E Katie Leung volta em uma breve aparição como Cho Chang.

Duas crianças de onze anos, Taylor Triphook e Katie Head, ambos ruivos, farão gêmeos no filme, papéis que não estão presentes no livro. Ashley Whitehead, de doze anos, será uma órfã, e Louis Cordice será Blásio Zabini. Freddie Stroma e Isabella Laughland serão Córmaco McLaggen e Liane, a amiga de Cátia Bell, respectivamente. E Robert Knox, in memorium, seria Marcos Belby. Logo depois do término das filmagens, no dia 24 de maio de 2008, Knox foi tragicamente assassinado.

Ralph Ineson e Suzanne Toase serão os irmãos Carrow, Amico e Aleto, respectivamente. Dave Legeno aparecerá como Fenrir Greyback, Johnpaul Castrianni como Yaxley, e Rod Hunt como Thor Rowle, todos Comensais da Morte. Tom Moorcroft fará Régulo Black, e Sanguini, o vampiro da festa de Slughorn, ficará a cargo de Charlie Bennison. Tony Coburn fará um jovem Lúcio Malfoy, e Amelda Brown será a Sra. Cole, a supervisora trouxa do orfanato onde Tom Riddle viveu os primeiros anos da sua vida. Mais duas atrizes, Teresa Mahoney and River George, foram adicionadas ao elenco, interpretando Sofie e Laurasia, respectivamente, personagens que não aparecem no livro. O site UK Casting Call Pro. lista Sofie como uma estadista trouxa presente no roteiro da primeira cena.

Afshan Azad e Shefali Chowdhury retornam como as gêmeas Patil. Clémence Poésy e Chris Rankin mostraram o interesse de voltar; entretanto, em outubro de 2007, Poésy soube que não estaria retornando em seu papel, Fleur Delacour, e Rankin diz que acha que Percy Weasley será cortado. Miriam Margoves, que não aparece como Pomona Sprout desde A Câmara Secreta, deseja retornar também, e sua aparição foi confirmada. E depois que Bill Nighy expressou o interesse em aparecer no filme, Yates afirmou que Nighy seria sua primeira escolha para o papel do Ministro da Magia Rufo Scrimgeour, que, segundo rumores, apareceria ao final do filme. Enigma, contudo, foi finalizado sem a participação de Nighy.

Existem informações de algumas audições antecipadas que aconteceram na Inglaterra a partir de abril de 2007, embora não tenha havido notícias na época que esclarecessem para qual papel elas eram destinadas. Um ator que participou das audições foi o islandês Jón Páll Eyjólfsson, que, curiosamente, estudou na mesma escola que o roteirista Steve Kloves. Notícias oficiais sobre o elenco eram escassas mesmo depois do começo das filmagens. Houve rumores de que foram oferecidos papéis a Jack Davenport, Stephen Rea, Peter Rnic, Stuart Towsend e Joseph Fiennes, o que foi negado pelos representantes de Townsend e Fiennes. Numa coletiva de imprensa, no dia 16 de novembro de 2007, a Warner Bros. anunciou que as audições estavam finalizadas e que o elenco estava completo.

Conhecendo a equipe técnica:

Depois de um trabalho elogiável no comando de Ordem da Fênix o diretor David Yates retorna para o filme 6, assim como o Stuart Craig no Design de Produção. O roteirista Michael Goldenberg dá lugar ao antigo roteirista da série, Steve Kloves, e os tradicionais produtores da franquia continuam; David Barron e David Heyman. Nos acordes da trilha sonora estará novamente Nicholas Hooper. O francês Bruno Delbonnel, responsável pela cinematografia do aclamado filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, assumirá a Direção de Fotografia, e a também francesa Jany Temima continua sendo a figurinista, cargo que vem ocupando desde o terceiro filme da série. Mark Day toma conta da edição do longa, Nick Dudman assume a maquiagem e John Richardson cuida dos efeitos especiais, supervisionado por Tim Burke.

Sobre as Filmagens:

As filmagens de Harry Potter e o Enigma do Príncipe começaram no dia 24 de setembro de 2007, depois de uma semana de ensaios com os atores, e terminaram no dia 17 de maio de 2008.

Antes que começasse o processo de filmagem, havia uma crença de que Enigma do Príncipe não teria como cenário o Reino Unido, ao contrário de todos os outros filmes da série. O jornal This is North Scotland noticiou que as filmagens aconteceriam na Nova Zelândia, devido a “economia e clima mais agradáveis” e à carência de fundos. O Sunday Business Post da Irlanda afirmou que os produtores dos filmes e os executivos da Warner Bros. estiveram patrulhando por lá, em Leinster e Munster, especificamente, porque eles “acreditam que já tenham exaurido todas as possíveis locações na Grã-Bretanha”. Eles teriam “gostado da Irlanda em particular pelo fato de sua paisagem ser muito similar à da Grã-Bretanha, o que daria a impressão de ser a mesma dos cenários dos filmes anteriores”, segundo o jornal. A equipe chegou a visitar inclusive o Cabo Wrath, na Escócia, na expectativa de usá-lo como cenário para a cena da caverna. No entanto, a equipe de filmagens voltou aos vales Glen Coe e Glenfinnan, na Escócia, ambos presentes nos filmes anteriores, a fim de dar continuidade ao cenário da série.

No primeiro fim-de-semana de outubro de 2007, a equipe filmou cenas envolvendo o Expresso Hogwarts no úmido e nebuloso ambiente da cidade de Fort Williams, na Escócia. Uma série de cenas noturnas foi realizada na vila de Lacock e nos pátios de Lacock Abbey, na Inglaterra, por três noites, a partir da noite de 25 de outubro de 2007. As filmagens aconteciam das 17h às 5h diariamente. Foi pedido aos moradores dos arredores que cobrissem suas janelas com persianas escuras, para que as luzes das casas não atrapalhassem as filmagens. Notícias vindas de dentro dos sets informaram que a cena em questão era a visita de Harry e Dumbledore à casa de Slughorn. Filmagens posteriores aconteceram na Estação Ferroviária de Surbiton em outubro de 2007, na Catedral de Gloucester, cenário do primeiro e do segundo filmes, em fevereiro de 2008, e na ponte Millenium, em Londres, em março de 2008.

Embora Radcliffe, Gambon e Broadbent tenham começado a filmar em setembro de 2007, o resto do elenco entrou nos sets muito mais tarde: Grint só entrou em cena em novembro de 2007, Watson, somente em dezembro de 2007, Rickman, em janeiro de 2008, e Bonham Carter, em fevereiro de 2008.

Diferenças em relação ao livro:

Houve inúmeras mudanças no livro para o filme. Muito do final do livro foi mudado, sendo que a batalha em Hogwarts e o funeral de Dumbledore foram cortados. Heyman comentou que a luta ao final foi removida para evitar a repetição da conclusão de Relíquias da Morte, adaptação do último livro da série.

O desmoronamento de uma ponte trouxa, brevemente mencionado mas não mostrado no livro, serve como abertura do filme. Todas menos as cenas da Penseira, incluindo aquela em que os Gaunt aparecem, foram cortadas, exceto duas. Somente os flashbacks de Riddle, um no orfanato e outro em que ele pergunta a Slughorn sobre Horcruxes, foram mantidos. Yates falou que eles tiveram a decisão de comprimir as memórias, mas afirmou que o que foi mantido ficou muito bom. Alguns personagens foram cortados, incluindo os Dursleys, Monstro, Dobby e o Primeiro-Ministro trouxa. Contudo, o Quadribol, que havia sido excluído dos filmes passados, retorna exuberantemente em Enigma do Príncipe.

Sobre a Campanha Publicitária:

A edição especial de dois DVDs de Harry Potter e a Ordem da Fênix continha duas prévias de Enigma do Príncipe, enquanto a edição norte-americana incluía um videoclipe adicional. Um teaser trailer de 15 segundos do filme foi exibido nos cinemas IMAX antes das sessões de Batman: O Cavaleiro das Trevas. O primeiro teaser trailer completo de Enigma foi liberado no dia 29 de julho de 2008 no site AOL Moviefone. Um trailer internacional, acompanhado da música “With an Iron Fist”, criada pela companhia de composição musical Immediate Music, foi divulgado em 26 de outubro, e o trailer em versão norte-americana para os cinemas, no dia 14 de novembro.

Cenas de Enigma do Príncipe foram ao ar durante uma maratona de três dias de exibição dos filmes Harry Potter no canal ABC Family, que aconteceu entre nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2008. Outro trailer do filme foi mostrado nas telas de TV japonesas no canal Fuji TV no dia 18 de janeiro de 2009, durante a apresentação de Harry Potter e o Cálice de Fogo. No dia 5 de fevereiro de 2009, os primeiros três pôsteres promocionais de Enigma foram divulgados, nos quais estão imagens de Dumbledore e Harry.

Warner Bros. e o site MSN publicaram um quiz de Ordem da Fênix em que o prêmio para quem conseguisse a melhor pontuação seria uma pequena participação em Enigma. E, como aconteceu com os filmes anteriores da série, a EA Games produzirá um jogo baseado em Enigma do Príncipe.

Há também, um novo conjunto de DVDs, no qual, quando comprada à coleção inteira, há um especial de cerca de quarenta minutos sobre.

Há divergências em muitos cinemas, pois os cartazes de divulgação estão com a data anterior de lançamento, 17 de julho.

Sobre a estreia do Filme:

Houve uma mudança significativa na data de estreia. Inicialmente, ela estava marcada para o dia 21 de novembro de 2008, mas foi adiada para oito meses depois, embora o filme já estivesse completo. Alan Horn, Presidente e Chefe Operacional Oficial da Warner Bros., declarou que a decisão de adiar a estreia foi para “garantir ao estúdio um maior blockbuster para o verão de 2009”, já que outros filmes sofreram atraso com a greve de roteiristas que aconteceu entre 2007 e 2008. O duplo sucesso da WB com os filmes Harry Potter e a Ordem da Fênix e Batman: O Cavaleiro das Trevas, os dois lançados no verão, também motivou a decisão. Um executivo anônimo, “rival” do estúdio, disse à Entertainment Weekly que a Warner mudou a data para evitar que os lucros com Enigma fossem relativamente mais baixos que os do sucesso O Cavaleiro das Trevas; afirmou, também, que a Warner não precisava mais de dinheiro em 2008. Dan Fellman, diretor de distribuição da WB, disse que o estúdio havia considerado a mudança por três ou quatro semanas antes do anúncio, e que eles ponderaram seriamente a questão por uma semana antes de chegarem à decisão final.

A mudança da data foi recebida com uma intensa reação negativa dos fãs de Harry Potter, como o Los Angeles Times anunciou: “Petições circularam, rumores se espalharam e furiosos protestos foram postados em sites da Internet minutos depois do anúncio de quinta-feira”. A mudança de data foi motivo de zombaria no Entertainment Weekly, que tinha Enigma do Príncipe na capa de sua edição de estreias para o outono. Embora ambas EW e WB sejam propriedade da Time Warner Inc., a revista ficou a par da mudança somente depois do anúncio público feito pelo estúdio. Como forma de pedido de perdão, a WB ofereceu aos leitores da EW edições colecionáveis da memorável e falsa manchete “Dewey Beats Truman” (“Dewey vence Truman”), publicado pelo jornal Chicago Tribune em 1948. Alguns dias depois do anúncio, Horn publicou uma declaração em resposta ao desapontamento expressado pelos fãs da série. A vaga deixada após a mudança de data da estreia de Enigma foi rapidamente ocupada pela Summit Entertainment para o lançamento de sua produção Crepúsculo.

Só então, foi divulgada sua estreia para 17 de julho de 2009. Alterada novamente foi, agora definitivamente marcada para 15 de julho de 2009.

Datas de Lançamento:

● África do Sul – 17 de julho de 2009
● Alemanha – 16 de julho de 2009
● Argentina – 16 de julho de 2009
● Austrália – 15 de julho de 2009
● Áustria – 17 de julho de 2009
● Bélgica – 15 de julho de 2009
● Bolívia – 16 de julho de 2009
● Brasil – 15 de julho de 2009
● Bulgária – 24 de julho de 2009
● Canadá – 15 de julho de 2009
● Chile – 15 de julho de 2009
● Chipre – 24 de julho de 2009
● Cingapura – 16 de julho de 2009
● Colômbia – 16 de julho de 2009
● Coréia – 15 de julho de 2009
● Croácia – 23 de julho de 2009
● Dinamarca – 15 de julho de 2009
● Egito – 15 de julho de 2009
● Espanha – 17 de julho de 2009
● Estados Unidos – 15 de julho
● Estônia – 24 de julho de 2009
● Filipinas – 16 de julho de 2009
● Finlândia – 15 de julho de 2009
● França – 15 de julho de 2009
● Grécia – 27 de agosto de 2009
● Holanda – 16 de julho de 2009
● Hong Kong – 16 de julho de 2009
● Hungria – 23 de julho de 2009
● Índia – 17 de julho de 2009
● Indonésia> – 17 de julho de 2009
● Israel – 16 de julho de 2009
● Itália – 15 de julho de 2009
● Japão – 15 de julho de 2009
● Líbano – 23 de julho de 2009
● Lituânia – 17 de julho de 2009
● Malásia – 16 de julho de 2009
● México – 16 de julho de 2009
● Nova Zelândia – 15 de julho de 2009
● Panamá – 16 de julho de 2009
● Peru – 15 de julho de 2009
● Polônia – 24 de julho de 2009
● Porto Rico – 23 de julho de 2009
● Portugal – 16 de julho de 2009
● Reino Unido – 15 de julho de 2009
● República Tcheca – 16 de julho de 2009
● Rússia – 16 de julho de 2009
● Sérvia – 17 de julho de 2009
● Suíça – 15 de julho de 2009
● Tailândia – 16 de julho de 2009
● Taiwan – 18 de julho de 2009
● Turquia – 17 de julho de 2009
● Uruguai – 17 de julho de 2009
● Venezuela – 17 de julho de 2009

Curiosidades:

● J.K. Rowling leu anteriormente o roteiro para esse filme e, nele, achou uma parte em que Dumbledore menciona uma garota pela qual foi apaixonado quando era mais jovem. Depois o ler, a autora informou aos produtores do filme que Dumbledore, na verdade, era gay, e que a única pessoa por quem ele se apaixonou na vida foi o bruxo Grindelwald, antigo amigo de adolescência e o qual, mais tarde, Dumbledore derrotou em um duelo. Ela fez pública essa informação posteriormente, enquanto promovia o último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte.

● Embora sejam mencionados no livro, os Dursley não aparecem no filme. Este é o segundo longametragem do qual são deixados de fora, sendo que o primeiro foi “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

● Duas novas cenas foram adicionadas ao filme e que não aparecem no livro: uma da destruição da Ponte Millenium (no começo do filme, e que inclusive aparece no terceiro trailer) e outra na qual Comensais da Morte atacam A Toca (cena vista no segundo trailer). De fato, um ataque a uma ponte trouxa é citado no primeiro capítulo por Cornélio Fudge, mas não é exibido no livro.

● Foi oferecida a chance de dirigir esse filme ao diretor Guillermo del Toro, mas ele a recusou o convite para que pudesse trabalhar em Hellboy II: O Exército Dourado (2008).

● Houve rumores acerca de Anand Tucker e Michael Hoffman serem cotados como possíveis diretores para esse filme.

● Helen McCrory chegou a ser escalada para interpretar Belatriz Lestrange em Harry Potter e a Ordem da Fênix, mas teve de desistir por estar grávida. Em Enigma do Príncipe, ela será a irmã de Belatriz, Narcisa Malfoy.

● Jessie Cave foi escolhida entre mais de 7000 garotas para o papel de Lilá Brown, a namoradinha de Rony neste livro.

● Hero Fiennes-Tiffin foi escalado como Tom Riddle aos 11 anos, enquanto seu tio, Ralph Fiennes, interpreta Lord Voldemort (que antes era Tom Riddle). Os pais de Hero são Martha Fiennes (irmã de Ralph) e George Tiffin.

● O diretor David Yates disse que contratou Hero Fiennes-Tiffin para interpretar o jovem Voldemort/Tom Riddle por causa de sua semelhança com seu tio (Ralph Fiennes, que interpreta Voldemort/Tom Riddle já adulto), mas não especificamente porque ele era sobrinho do ator. Ele gostou do aspecto sombrio no jovem ator.

● O Quadribol em Hogwarts tem um grande (e muito comentado) retorno, depois de ficar completamente ausente desde o quarto filme. Aliás, desde o segundo filme não houve uma partida inteira de Quadribol.

● Robert Knox, que interpretava Marcos Belby, morreu tragicamente esfaqueado no dia 24 de maio de 2008, apenas alguns dias depois do término das filmagens.

● Houve vários rumores de que Christian Coulson, ator que interpretou o Tom Marvolo Riddle de 16 anos em Harry Potter e a Câmera Secreta (2002), havia demonstrado interesse em retornar como Riddle neste filme, mas David Yates achou que Coulson, aos 30 anos, estava velho demais para o papel.

● Noticiou-se que Naomi Watts teria aceito o papel de Narcisa Malfoy, mas isso foi negado por sua agência.

● Thomas James Longley, de Sweeney Todd, fez uma audição para o papel de Tom Riddle, mas o perdeu para Frank Dillane.

● A mudança da data de estreia do filme ajudou a aumentar o número de salas de cinema IMAX que vão exibir Enigma. Em novembro, seriam apenas 40 salas IMAX a mostrarem o filme; com a transferência para julho, serão, agora, 100 salas IMAX disponíveis para a sexta produção da franquia.

● No começo do filme, os Comensais da Morte destroem a Millennium Bridge em Londres. A ponte não é especificada no livro. O livro se passa entre 1995 e 1996, no mundo real. A Millennium Bridge começou a ser construída apenas em 1998, e foi inaugurada em 10 de junho de 2000.

● Esse filme é o primeiro da série Harry Potter a receber classificação indicativa PG (indicado a todas as idades, com um alerta aos pais sobre o material visual) pela MPAA (Motion Picture Association of America) desde Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004).

● A dama Maggie Smith completou as filmagens para “Enigma do Príncipe” ao mesmo tempo em que enfrentava uma radioterapia para tratar de câncer de mama.

● Alan Horn, Presidente e diretor da Warner Bros. afirmou que como “consequência da greve dos roteiristas”, foram oferecidas a eles “novas oportunidades das quais a Warner quis tirar proveito.” A data de lançamento do filme foi então adiada de 21 de novembro de 2008 para julho de 2009.

● O roteiro original incluía todas as memórias de Dumbledore sobre Voldemort como descritas no livro, mas o diretor insistiu em reduzi-las pois, de acordo com Steve Kloves, “ele queria mostrar a ascendência de Voldemort ao poder sem retratar demais seu passado como Riddle.”

● Há uma cena neste filme na qual os Comensais da Morte, liderados por Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter) e Fenrir Greyback (Dave Legeno), atacam A Toca onde Harry, os Weasley, Lupin e Tonks estão hospedados. Esta cena em particular não estava no livro, mas foi feita somente para o filme, para representar todas as notícias de ataques de Comensais na comunidade bruxa que estão presentes no impresso. Ficou entendido que isso daria um ritmo melhor para o filme, pois Harry sofreria o ataque ele mesmo ao invés de ouvir/ler sobre ataques a outros estudantes ou seus parentes.

● Foi enviado a alguns cinemas sob o codinome “Candlelit”.

● Bruno Delbonnel foi escolhido para a cinegrafia do filme por David Yates: “A escolha de ângulos, os closes, o ritmo das cenas… são muitas camadas, incrivelmente ricas.”

● De acordo com o produtor de arte Stuart Craig, o orfanato de Tom Riddle foi baseado em construções das docas de Liverpool, e é influenciado pela arquitetura Vitoriana-georgiana. Na verdade, o exterior do orfanato contém tijolos de vidro Vitorianos originais, para dar ao cenário uma estrutura bastante rígida.

● De acordo com o supervisor de Efeitos Visuais, Tim Alexander, terminar o ataque dos Inferi levou vários meses: “Foi muito mais ousado e assustador do que imaginamos que fariam em um filme de Harry Potter. David Yates teve muito cuidado para não transformá-lo em um filme de zumbis, então estávamos constantemente tentando imaginar como fazer com que essas pessoas mortas saindo da água não parecessem zumbis. Muito disso se deveu a seus movimentos – eles não se movem rapidamente, mas também não são tão lentos e não lamentam ou gemem. Acabamos optando por um estilo bastante realista.” Ele também afirmou que os Inferi são mais magros do que zumbis, e que são também encharcados e acinzentados.

● Tim Alexander descreveu o círculo de fogo de Dumbledore como se “alguém tivesse borrifado propano e então ateado fogo”. Então, para realçar o efeito, a equipe de efeitos visuais passou um tempo pesquisando sobre lava (que tem muito calor, mas sem chamas), e outras referências, incluindo chamas que queimam debaixo d’água. Toda a cena do fogo consumiu bastante tempo. O artista Christopher Horvath gastou oito meses trabalhando nela.

● Mais de 7000 garotas fizeram o teste para o papel de Lilá Brown, e interpretaram uma cena com Madame Pomfrey, Hermione e Rony. Ironicamente, Emma Watson recomendou Jessie Cave para o papel, embora Jessie não tenha participado de nenhum teste.

● Jamie Campbell Bower esperava ser escalado como o jovem Riddle. Mas foi escolhido, no entanto, como Gelert Grindewald adolescente em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

● Terry Gilliam, que foi a escolha de J.K. Rowling para dirigir o primeiro filme, foi contatado para dirigir “Enigma do Príncipe”. No entanto, Gilliam disse, “A Warner teve sua chance uma outra vez e a desperdiçou”.

● Bill Nighy tinha interesse em interpretar Rufo Scrimgeour, mas não havia espaço para o personagem neste filme.

● As cenas noturnas foram filmadas no excêntrico vilarejo de Lacock Abbey durante três noites, entre 25 e 28 de Outubro de 2007. As filmagens foram realizadas entre 5 da tarde e 5 da manhã, e foi pedido aos moradores que tapassem suas janelas com cortinas escuras.

● Quando Draco Malfoy vai até a Sala Precisa pela última vez, você consegue ver claramente a harpa que fez Fofo dormir e o Rei do jogo de xadrez que fizeram parte do primeiro filme.

● Este é o segundo filme que abre com uma cena não centralizada em Harry. Harry Potter e o Cálice de Fogo começou com uma cena de um capítulo do quarto livro, “A Casa dos Riddle”. Harry Potter e o Enigma do Príncipe começa com um evento que é mencionado no primeiro capítulo do sexto livro, “O Outro Ministro”, onde os Comensais da Morte destroem a Millennium Bridge em Londres. (Embora as primeiras imagens neste filme sejam de Harry e Dumbledore no Ministério da Magia após a batalha contra Voldemort no quinto filme, a primeira cena completa é o ataque dos Comensais.)

● A extensão do filme de 35mm é de 4194 metros.

● A tapeçaria vista perto da Sala Precisa é a última de sete na série “The Hunt of the Unicorn”, chamada “The Unicorn in Captivity” (ou “O Unicórnio em Cativeiro”). A tapeçaria pode ser encontrada no museu Cloisters em Nova Iorque.

● A coleção de artigos trouxas do Senhor Weasley contém, entre outras coisas, duas máquinas de escrever e uma impressora HP Laserjet 4.

● Eleanor Columbus, filha de Chris Columbus (primeiro diretor da série) interpretou novamente Susana Bones, mas sua cena foi cortada.

● Timothy Spall interpreta Rabicho pela terceira vez (quarta, se contarmos com uma fotografia em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)), e tem créditos no pôster deste filme, mas não tem nem uma fala inteira.

● Este é o primeiro filme de Harry Potter que não mostra nenhum aspecto, em cena, das aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, direta ou indiretamente. A única menção ao tópico ocorre quando Dumbledore anuncia a indicação de Snape para o cargo.

● Quando Harry está na sala de Dumbledore no final do filme, podemos ver uma tigela de sorvete de limão em sua mesa. Isto é uma referência ao primeiro filme, quando Dumbledore afirma que é sua sobremesa trouxa favorita.

● Enquanto visitava Slughorn para convencê-lo a voltar a ensinar, Dumbledore pergunta a ele se pode pegar uma revista que fala sobre tricô. J.K. Rowling, a autora da adorada série, está na capa.

● A omissão da batalha de Hogwarts entre membros da Ordem da Fênix e os Comensais da Morte neste filme se deve ao fato de que os roteiristas não queriam uma repetição, já que vão filmar a Batalha de Hogwarts em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010).

● Assim como no primeiro livro, há algumas diferenças entre as edições britânica e estadunidense do texto. Uma dessas diferenças é na cena em que Dumbledore leva Harry para encontrar Slughorn. Na edição estadunidense, Dumbledore pede licença para usar o banheiro. No filme, ele usa o termo tipicamente britânico “loo” (*um termo mais descontraído, com o mesmo significado.) Isto em contraste com o filme, onde essas referências foram filmadas duas vezes para englobar as audiências britânica e estadunidense.

● Esta é a segunda vez que Tom Felton e Jim Broadbent trabalham juntos em um filme. A primeira foi em 1997, no filme “Os Pequeninos”, como membros de uma família de 10 centímetros de altura; o filho Peagreen Cock e seu pai Pod Clock, respectivamente.

● Na cena de flashback em que Dumbledore visita o jovem Tom Riddle no orfanato, uma foto na parede do quarto de Tom retrata o mesmo lugar para onde Harry e Dumbledore viajam à procura da terceira horcrux (o medalhão). Há também sete rochas no parapeito da janela, que é o mesmo número de horcruxes que Tom/Voldemort criou.

● Em uma das muitas ocasiões no livro onde o Professor Slughorn erra o nome de Rony, ele se refere ao personagem como “Rupert” – Capítulo 22. Obviamente, Rony Weasley é interpretado pelo ator Rupert Grint.

● Bob Hoskins também foi considerado para o papel de Slughorn, e já declarou lamentar muito por ainda não fazer parte da série Harry Potter. Jim Broadbent começou o trabalho no filme depois de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” de (2008).

● Dumbledore menciona que o anel que encontrou pertencia à mãe de Tom Riddle. No livro, a família materna de Riddle era chamada Gaunt. (Servolo – avô, Merope – mãe, Morfin – tio). O nome Gaunt é na verdade uma referência e homenagem ao romance “Trocas Macabras” de Stephen King, onde o principal antagonista se chamava Leland Gaunt (interpretado por Max Von Sydow na versão cinematográfica). King havia feito uma referência a ela e à série em “A Torre Negra”.

● Era para ser lançado originalmente no dia 20 de novembro de 2008, mas o estúdio decidiu adiar até 16 de julho de 2009. Oficialmente, a decisão, de acordo com o presidente do estúdio, Alan Horn, foi basicamente por causa da greve dos roteiristas naquela época, mas extra-oficialmente, a decisão se deu por causa do enorme lucro de “O Cavaleiro das Trevas”, do mesmo estúdio, que foi lançado naquela semana de Julho. Com isso, “Crepúsculo” (2008), que supostamente seria lançado em 12 de dezembro de 2008, mudou de data para ocupar essa vaga.

● A entrada para o Caldeirão Furado e, atrás dele, o Beco Diagonal, no filme são na Cranbourn Street, logo na saída da Charing Cross Road e do outro lado da estação de metrô de Leicester Square. Este lugar é, na verdade, um quarteirão muito pequeno, com a Great Newport Street não muito longe dali.

● David Yates é o primeiro diretor desde Chris Columbus a realizar mais do que um filme de Harry Potter.

● Originalmente, o roteiro das filmagens foi escrito de modo que Harry tomasse a varinha de Dumbledore para si depois que ele fosse morto. Pouco tempo após o começo das filmagens, o derradeiro livro da série foi lançado, onde a varinha de Dumbledore e quem a possui se transformam em questões importantes. Então o roteiro teve de ser modificado.

● A queda de Dumbledore da torre encheu Alan Rickman de nostalgia, pois remeteu a seu primeiro sucesso, Duro de Matar (1988), onde seu personagem caiu de um prédio alto. Rickman sentiu que pelo menos “estava no outro extremo neste filme!”

● O ator Tom Felton afirmou em uma entrevista que na cena próxima ao final do filme, depois que Snape mata Dumbledore e está liderando os outros Comensais da Morte para fora de Hogwarts e através do Salão Principal, um acidente ocorreu no set no meio das filmagens: antes de os atores começarem a filmar, Alan Rickman “virou com seu jeito bastante sinistro e disse, ‘não pise na minha capa’” (naquela hora não ficou claro para seus companheiros de trabalho se ele estava brincando ou não), sendo que o diretor instruiu os outros atores a ficarem bem perto de Rickman quando as filmagens começassem, enquanto o seguiriam sem olhar para seus próprios pés – uma tarefa difícil dado comprimento da capa de Snape. Quando a filmagem começou na segunda tomada, Felton, que era a pessoa mais próxima a Rickman na cena, acidentalmente enterrou a sola de seu sapato na capa, fazendo com que o pescoço de Rickman fosse para trás. Felton disse que houve um silêncio estranho logo após o ocorrido, ficando claro que Rickman não estava de bom humor logo após o acidente. Felton pediu desculpas continuamente a ele, Rickman aceitou e fez uma piada sobre o incidente mais tarde.

● Quando o trio (Harry, Rony e Hermione) estão falando sobre a idade de Dumbledore, Rony diz “Cerca de 150, mais ou menos” e começam a rir como se fosse uma piada. Na verdade, Dumbledore tinha 115 anos na época de sua morte.

● Harry inadvertidamente tem uma breve visão das duas últimas Relíquias da Morte (O anel de Riddle – A pedra da ressurreição, a varinha de Dumbledore – A Varinha das Varinhas) na sala de Dumbledore, na manhã seguinte ao assassinato, embora ele não saiba disso até o meio do último livro.

Trilha Sonora:

1. Opening – 2:53
2. In Noctem – 2:00
3. The Story Begins – 2:05
4. Ginny – 1:30
5. Snape & the Unbreakable Vow – 2:50
6. Wizard Wheezes – 1:42
7. Dumbledore’s Speech – 1:31
8. Living Death – 1:55
9. Into the Pensieve – 1:45
10. The Book – 1:44
11. Ron’s Victory” 1:44
12. Harry & Hermione” 2:52
13. School!” 1:05
14. Malfoy’s Mission – 2:53
15. The Slug Party – 2:11
16. Into the Rushes – 2:33
17. Farewell Aragog – 2:08
18. Dumbledore’s Foreboding – 1:18
19. Of Love & War – 1:17
20. When Ginny Kissed Harry – 2:38
21. Slughorn’s Confession – 3:33
22. Journey to the Cave – 3:08
23. The Drink of Despair – 2:44
24. Inferi in the Firestorm – 1:53
25. The Killing of Dumbledore – 3:34
26. Dumbledore’s Farewell – 2:22
27. The Friends – 2:00
28. The Weasley Stomp – 2:51.