worldcup2014
worldcup2014
%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

19 de novembro de 2012 às 15:35 87 views

Trio comemora em dia de derrota iraniana




A primeira rodada do returno das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 teve o Japão dando um enorme passo rumo à classificação antecipada. Mesmo jogando fora de casa, a equipe derrotou Omã por 2 a 1 e disparou ainda mais na liderança do Grupo B, ficando oito pontos a frente do segundo colocado.

No Grupo A, o Catar recebeu e venceu o Líbano por 1 a 0 para se recolocar na briga. O Iraque também reviveu os bons dias após derrotar a Jordânia pelo mesmo placar. Em Teerã, o Uzbequistão superou todas as expectativas para registrar a sua primeira vitória sobre o Irã em todos os tempos. O FIFA.com confere os detalhes da rodada do torneio classificatório da Ásia.

Resultados da quinta rodada da fase final:
14 de novembro
Grupo A: Irã 0 x 1 Uzbequistão, Catar 1 x 0 Líbano
Grupo B: Omã 1 x 2 Japão, Iraque 1 x 0 Jordânia

O grande jogo
Omã 1 x 2 Japão
Gols: Ahmed Mubarak (32/2º) - Omã; Hiroshi Kiyotake (20/1ºT) e Shinji Okazaki (44/22ºT) - Japão

Duas caras novas brilharam no jogo em que o Japão manteve o domínio do Grupo B com uma vitória apertada diante de Omã. O meia Hiroshi Kiyotake, que substituiu o lesionado Shinji Kagawa, marcou o seu primeiro gol pela seleção e colocou os visitantes à frente aos 20 minutos de jogo. Ahmed Mubarak chegou a empatar aos 32 da etapa final, mas Gotoku Sakai, que havia entrado no segundo tempo, deu o cruzamento decisivo para Shinji Okazaki definir o resultado a um minuto do fim.

Em busca de uma primeira vitória sobre o Japão, os anfitriões criaram mais chances durante o jogo. Os omanis, do técnico Paul Le Guen, quase abriram o marcador aos dez minutos, quando Fawzi Bashir chegou cara a cara com o goleiro, mas chutou por cima. O castigo não demorou, e Kiyotake aproveitou o toque de Yuto Nagatomo para marcar o primeiro gol da partida.

O selecionado da casa perdeu outra grande chance quando a cabeçada de Ismail Al Ajmi não superou o poste. Incentivados pela torcida, os omanis continuaram a pressionar no segundo tempo, e Mubarak empatou em cobrança de falta para dar ainda mais emoção à partida. No entanto, Sakai subiu pela esquerda e cruzou com veneno para a área, de onde Okazaki concluiu para confirmar a vitória japonesa.

A surpresa
Irã 0 x 1 Uzbequistão
Gol: Ulugbek Bakaev (26/2ºT)

Quem visita o Irã na sua capital sabe que terá uma parada dura pela frente. Mas o Uzbequistão superou as expectativas e voltou para casa em clima de comemoração após bater a nação persa pela primeira vez em todos os tempos. Ulugbek Bakaev marcou o gol da vitória que acabou com o tabu. O resultado colocou o selecionado do treinador Mirdjalal Kasimov na liderança do Grupo A com oito pontos, um à frente de Irã, Catar e Coreia do Sul, que dividem o segundo lugar.

Apoiada pelos torcedores no imponente Estádio Azadi, a seleção do técnico português Carlos Queiroz teve mais posse de bola, mas poucas chances claras de gol. Mohammad Nori teve um gol anulado logo no início do primeiro tempo e Karim Ansarifard finalizou por cima em ótima oportunidade no começo da etapa final. Os visitantes aproveitaram e abriram o marcador de surpresa quando Bakaev completou uma cobrança de falta de Server Djeparov, silenciando os 100 mil torcedores e assegurando uma vitória histórica.

E o que mais?
O atacante Sebastián Soria aliviou as preocupações de um país ao marcar o único gol do Catar na vitória sobre o Líbano pelo Grupo A. O resultado ampliou para cinco vitórias consecutivas o retrospecto diante dos libaneses, como também deixou os catarianos em segundo lugar na chave, empatados com Irã e Coreia do Sul.

Como os visitantes do técnico Theo Bucker defendiam-se bem, os anfitriões, liderados pelo treinador brasileiro Paulo Autuori, só conseguiram dar dois chutes na etapa inicial apesar de manterem a bola no ataque. O gol só saiu aos 30 da segunda etapa, quando Soria chutou de fora da área para encobrir o goleiro Abbas Hassanout.

Por sua vez, o jovem atacante Hammadi Ahmed marcou a quatro minutos do fim do jogo o único gol do Iraque contra a Jordânia. O triunfo deixou a seleção de Zico ao lado de Austrália e Omã, com cinco pontos, e os jordanianos um ponto atrás. Como o Japão já abriu oito pontos de vantagem, o Grupo B tem tudo para se transformar em uma disputa pelo segundo lugar, que também garante vaga automática no Brasil 2014.

O craque da rodada
Autor do gol da vitória por 3 a 0 sobre o Omã em casa no primeiro turno, Shinji Okazaki manteve a forma para assegurar o segundo triunfo japonês sobre o país do Oriente Médio.

O número
3 — Os jogadores que lideram a artilharia do torneio com sete gols: Okazaki, Younis Mahmoud e Hassan Abdel Fattah.

O que eles disseram
"Sei que esta jovem equipe não tem experiência suficiente, mas sempre acredito que estes jogadores têm capacidade em campo. Antes do jogo eu disse a eles para se concentrarem no seu futebol. Felizmente eles estiveram bem e jogaram de forma organizada." Zico, treinador do Iraque



Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd