whitneyhouston
whitneyhouston

News

𝔸 𝕍𝕆ℤ

𝔸 𝕧𝕠𝕫

Apelidada de The Voice, Whitney Houston é considerada uma das mais belas e potentes vozes da história da música mundial. É classificada como sendo Mezzosoprano dramático.[28] Possui uma tessitura regular de 3,5 oitavas, incluindo o registro de falsete. Porém, devido a diferença dos timbres sua voz é considerada bem mais potente e chega a alcançar 5,6 oitavas (Dó6- o Dó alto da Soprano).

Em estúdio

* Nota mais grave: possível A2 harmonizado em Fine; seu grave sólido e audível vai aproximadamente até C3 ou B2;
* Nota mais aguda (voz plena): G#5 em I'm Every Woman; G#5 em I'm Your Baby Tonight;
* Nota mais aguda (falsete): C#6 em I Wanna Dance With Somebody; Atualmente Eb5 em Like I Never Left
* Nota mais longa: 17s em A Song For You.

Ao vivo

* Nota mais grave: A2 em When You Believe [Live Oprah Winfrey Show];
* Nota mais aguda (voz plena): G#5 em I Am Changing [Live at Califórnia];
* Nota mais aguda (falsete): D#6 em I Am Changing [Live at New York];
* Nota mais longa: 18s em Greatest Love Of All [Live at "Welcome Home Heroes"].

Utiliza a técnica Belting para alcançar a escala de soprano nos agudos. Faz com maestria também o uso do falsete como em: Star Spangled Banner com a palavra Free, em I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me), em In Return e em Run to You (Bb5).

Possui algumas habilidades líricas, como demonstrou na apresentação ao lado de Pavarotti e em apresentações ao vivo quando utiliza a impostação lírica para atingir os falsetes originais de suas canções e suas marcas registradas são o melisma e o vibrato que demonstram toda a versatilidade de sua voz.


Nota: Whitney até meados da Década de 80 era considerada uma Spinto Soprano, mas com o passar dos anos e com a utilização excessiva de impostação da voz, foi perdendo parte de seu alcance vocal e clareza de timbre, o que o fez se tornar uma Mezzosoprano. Atualmente, configura-se a hipótese de que seu timbre já possa ser enquadrado como o de uma Contralto, em razão da cor escura e do peso metálico que tem apresentado.