vanehudgens
vanehudgens

badge

News

» 𝑩𝒊𝒐𝒈𝒓𝒂𝒇𝒊𝒂


Vanessa Anne Hudgens nasceu em Salinas, Califórnia em 14 de dezembro de 1988, é uma atriz, cantora, dançarina e editora-chefe norte-americana. Foi criada na Costa Oeste dos Estados Unidos, de Oregon ao Sul da Califórnia. Hudgens é filha de Gina Guangco, que manteve uma sucessão de empregos de escritório, e Gregory Thomas Hudgens, um bombeiro. Tem uma irmã mais nova, Stella Hudgens. Ela foi criada Católica Romana, mas, apesar disso, também frequenta algumas igrejas evangélicas com seu namorado Austin Butler, com quem mantém um relacionamento desde 2011. Vanessa tem ascendência irlandesa e nativa-americana por parte de pai e ascendência filipina, chinesa e espanhola por parte de mãe, que é natural de Manila, capital das Filipinas. Seu pai, Gregory Hudgens, faleceu no dia 30 de janeiro de 2016 vítima de câncer.

Hudgens fez sua primeira peça teatral com apenas 2 anos de idade, em uma festa natalina na pré-escola, onde interpretou a Virgem Maria e cantou Away in a Manger; foi assim que seus pais perceberam que ela tinha um potencial para o entretenimento. Com 4 anos ela foi matriculada em aulas de dança, e aos 5 anos de idade, ganhou de Natal seus primeiros sapatos de sapateado, e segundo ela, recebeu muito apoio de seus pais com relação a dança; foi quando ela se apaixonou pelo universo artístico. Com 9 anos, começou a atuar oficialmente, por meio de teatro comunitário, fazendo peças musicais bastante famosas, como O Mágico de Oz, Cinderella, O Rei e Eu, O Grinch, O Homem da Música, Damn Yankees!, Evita, Carousel, A Pequena Sereia, O Corcunda de Notre Dame, Pocahontas, entre outras, sempre conseguindo papéis por possuir oitavas bastante expandidas para a sua idade.

Vanessa estudou por um curto período na escola americana de artes Orange County High School of the Arts antes de optar por ser educada em casa, assim que completou a sétima série. Foi quando ela sofreu bullying por possuir cabelos cheios e cacheados; Hudgens declarou não ter muitos amigos na época, por ser uma criança bastante tímida.

Dois anos depois de sua carreira em peças teatrais e musicais, começou a fazer audições para comerciais e programas de televisão. Seu primeiro trabalho artístico aconteceu por acaso: sua amiga não podia comparecer ao teste para um comercial de TV e perguntou se Vanessa não queria ir no lugar dela. Entre os diversos comerciais publicitários, destacam-se o realizado para a marca de cereais Reese's Puffs Cereal em 2003, e em 2005 para a loja de roupas de banho Old Navy Swimwear. Nessa época, durante audições e aulas de teatro, ela conheceu suas futuras amigas e colegas de elenco Ashley Tisdale (de High School Musical), Ashley Benson (de Spring Breakers: Garotas Perigosas) e Keke Palmer (de Grease: Live!). Depois disso, atuou em várias séries de TV, até ir para o cinema e ficar conhecida mundialmente.

Apesar de participar de peças teatrais, comerciais e séries de TV desde muito jovem, teve sua estreia nos cinemas em 2003 no filme Aos Treze, um drama adolescente no qual atuou como coadjuvante. Mais tarde, tornou-se famosa mundialmente ao interpretar Gabriella Montez nos filmes da franquia High School Musical. As músicas de High School Musical entraram em várias tabelas musicais ao redor do mundo, com o dueto "Breaking Free" entrando no Top 10 da Billboard Hot 100. Isto levou Vanessa a lançar seu primeiro álbum solo, chamado V, em 26 de Setembro de 2006 nos Estados Unidos. O álbum estreou na Billboard 200 na posição 24 e foi mais tarde certificado disco de ouro nos Estados Unidos e disco de platina na Argentina, sendo considerado o 7º melhor álbum do ano de 2007 pelos leitores da revista Billboard. Seu segundo álbum solo, Identified, foi lançado em 1 de julho de 2008 nos Estados Unidos, estreando na posição 23 na Billboard 200.

Desde o lançamento de seus álbuns solos e da franquia High School Musical, Hudgens tem focado em sua carreira de atriz, tendo estrelado em vários longas de diversos gêneros: High School Band, A Fera, Sucker Punch: Mundo Surreal, Viagem 2: A Ilha Misteriosa, Spring Breakers: Garotas Perigosas, Sangue no Gelo, Em Busca de Um Lar, Machete Mata e Guerra dos Monstros. Nos palcos, Vanessa estrelou na remontagem do musical RENT, em 2010, como a personagem Mimi Marquéz; e em 2015 interpretou a protagonista Gigi Alvaréz em uma nova versão do clássico musical Gigi, fazendo sua tão sonhada estreia na Broadway.

Seus projetos recentes incluem Grease: Live!, onde foi aclamada por sua interpretação da icônica bad girl Betty Rizzo; a série Powerless, primeira comédia ambientada no universo da DC Comics onde interpretou a protagonista Emily Locke; e o reality show So You Think You Can Dance, no qual foi jurada da 14ª temporada.

Special