Cruise divide seu tempo entre casas em Beverly Hills, Califórnia, Clearwater, Flórida e no sul da Inglaterra, onde Cruise viveu em vários lugares, incluindo o centro de Londres, Dulwich, East Grinstead e Biggin Hill.
No início e meados da década de 1980, Cruise teve relacionamentos com Melissa Gilbert, Rebecca De Mornay, Patti Scialfa, e Cher.
Cruise casou-se com a atriz Mimi Rogers em 9 de maio de 1987. Eles se divorciaram em 4 de fevereiro de 1990. Rogers cresceu na Cientologia e foi um de seus "auditores", eles se conheceram quando Cruise se tornou um de seus clientes. Depois que ela deixou a organização, ela culpou seu líder, David Miscavige, pelo rompimento de seu casamento.
Cruise conheceu sua segunda esposa, a atriz Nicole Kidman, no set de seu filme Days of Thunder (1990). O casal se casou em 24 de dezembro de 1990. Eles adotaram dois filhos: Isabella Jane (nascida em 1992) e Connor Antony (nascido em 1995). Em fevereiro de 2001, Cruise pediu o divórcio de Kidman enquanto ela estava grávida sem saber. A gravidez aparentemente terminou em aborto espontâneo, mas em 2007, Kidman esclareceu os rumores explicando que ela realmente teve uma gravidez ectópica.
Cruise foi próximo romanticamente ligado a Penélope Cruz, sua co-estrela em Vanilla Sky (2001). Seu relacionamento de três anos terminou em 2004. Um artigo na edição de outubro de 2012 da Vanity Fair afirmou que várias fontes disseram que após o rompimento com Cruz, os líderes cientologistas lançaram um projeto secreto para encontrar uma nova namorada para Cruise. De acordo com essas fontes, uma série de "audições" de atrizes da Cientologia resultou em um relacionamento de curta duração com a atriz britânico-iraniana Nazanin Boniadi, que posteriormente deixou a Cientologia. Os advogados da Cientologia e de Cruise emitiram negações com palavras fortes e ameaçaram processar, acusando a Vanity Fairde "jornalismo de má qualidade" e "intolerante religioso". O jornalista Roger Friedman relatou mais tarde que recebeu um e-mail do diretor e ex-cientologista Paul Haggis confirmando a história.
Cruise com sua então esposa Katie Holmes em maio de 2009
Em abril de 2005, Cruise começou a namorar a atriz Katie Holmes . Em 27 de abril daquele ano, Cruise e Holmes – apelidados de TomKat pela mídia – fizeram sua primeira aparição pública juntos em Roma . Um mês depois, Cruise declarou publicamente seu amor por Holmes no The Oprah Winfrey Show ; ele pulou no sofá amarelo de Winfrey e ficou lá. A cobertura da mídia na época deu a entender que Oprah ficou um pouco surpresa com a explosão de Cruise, que distraiu a intenção de promoção do filme atual de Cruise, Guerra dos Mundos . Em 6 de outubro de 2005, Cruise e Holmes anunciaram que estavam esperando um filho. Em abril de 2006, sua filha Suri nasceu. Em 18 de novembro, Holmes e Cruise se casaram no Castelo Odescalchi do século XV em Bracciano , em uma cerimônia cientologista com a presença de muitas estrelas de Hollywood. Seus assessores disseram que o casal "oficializou" seu casamento em Los Angeles um dia antes da cerimônia italiana. Tem havido especulações generalizadas de que o casamento deles foi arranjado pela Igreja da Cientologia. David Miscavige , o chefe da Cientologia, serviu como padrinho de Cruise. Em 29 de junho de 2012, Holmes pediu o divórcio de Cruise. Em 9 de julho, o casal assinou um acordo de divórcio elaborado por seus advogados. A lei de Nova York exige que todos os documentos de divórcio permaneçam lacrados, de modo que os termos exatos do acordo não estão disponíveis publicamente. Cruise afirmou que a ex-esposa Katie Holmes se divorciou dele em parte para proteger a filha do casal, Suri, da Cientologia e que Suri não é mais um membro praticante da organização.
Cientologia
Cruise foi convertido à Cientologia por sua primeira esposa Mimi Rogers em 1986, tornando-se um defensor da Igreja da Cientologia nos anos 2000. Seu envolvimento na organização vazou pelo tablóide Star em 1990, e ele admitiu publicamente seguir a Cientologia em uma entrevista de 1992 com Barbara Walters . De acordo com o livro Inside Scientology: The Story of America's Most Secretive Religion, de Janet Reitman, sete anos depois de Cruise começar a estudar Scientology, os líderes da organização prometeram compartilhar segredos de Scientology, como o profeta Xenu . De acordo com o livro de Reitman, Cruise "surtou" e deu um passo para trás. Ele se afastou da Igreja e trabalhou no filme De Olhos Bem Fechados até 1999, quando David Miscavige enviou Marty Rathbun para "recuperar" Cruise com sucesso e convencê-lo a continuar treinando. Cruise tornou-se um fanático completo depois de alguns anos. Cruise é amigo do presidente da organização da Cientologia, David Miscavige. Cruise lutou contra a dislexia em tenra idade e disse que a Cientologia, especificamente o L. Ron Hubbard Study Tech, o ajudou a superar a dislexia.
Advocacia
Além de promover vários programas que introduzem as pessoas à Cientologia, Cruise fez campanha para que a Cientologia tenha o status de religião na Europa. Em 2005, o Conselho de Paris revelou que Cruise havia pressionado o ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy , e o presidente do Senado, Jean-Claude Gaudin . Eles o descreveram como um porta-voz militante da Cientologia e proibiram qualquer outra negociação com ele. Ele pressionou o primeiro-ministro britânico Tony Blair para reconhecer a organização da Cientologia como uma organização sem fins lucrativos isenta de impostos no Reino Unido. Nos Estados Unidos, ele convenceu os funcionários da administração Bush o vice - secretário de Estado Richard Armitage e o vice - chefe de gabinete Scooter Libby a se oporem ao não reconhecimento da Cientologia na Alemanha em 2003. Em 2004, ele se encontrou com o secretário de Educação Rod Paige sobre endossar os métodos de educação dos Scientologist como parte de Nenhuma Criança Deixada para Trás.
Cruise co-fundou e levantou doações para a Downtown Medical oferecer terapia de desintoxicação às equipes de resgate do 11 de setembro de Nova York com base nas obras de L. Ron Hubbard. Isso atraiu críticas de profissionais médicos e bombeiros. Para tais atividades, o líder da Cientologia David Miscavige criou a Medalha de Valor da Liberdade da Cientologia e a concedeu a Cruise no final de 2004. O ex-cientologista Paul Haggis também afirmou que Cruise tentou converter celebridades como James Packer , Victoria e David Beckham , Jada Pinkett eWill Smith e Steven Spielberg para a Cientologia.
Controvérsias
Críticas à psiquiatria
Em janeiro de 2004, Cruise fez a polêmica declaração: "Acho que a psiquiatria deveria ser proibida". Mais controvérsias se seguiram em 2005, quando ele criticou a atriz Brooke Shields por usar a droga Paxil (paroxetina), um antidepressivo que ela usou para se recuperar da depressão pós-parto após o nascimento de sua primeira filha em 2003. Cruise afirmou que não há tal coisa como um desequilíbrio químico e que a psiquiatria é uma forma de pseudociência. Em resposta, Shields argumentou que Cruise "deveria se dedicar a salvar o mundo dos alienígenas e deixar as mulheres que sofrem de depressão pós-parto decidirem quais opções de tratamento são melhores para elas". Isso levou a uma discussão acalorada entre Cruise e Matt Lauer no Today da NBC em 24 de junho de 2005.
As autoridades médicas veem os comentários de Cruise como um aumento do estigma social da doença mental. De The Lancet, "Ele pode estar certo de que as drogas psicotrópicas são usadas em excesso, às vezes mal utilizadas; e que mudanças no estilo de vida (e exercícios para depressão) podem ser úteis. aqueles com doença mental, que muitas vezes temem procurar ou continuar o tratamento por causa do estigma ainda associado à sua condição". Shields chamou os comentários de Cruise de "um desserviço às mães em todos os lugares". No final de agosto de 2006, Cruise se desculpou pessoalmente com Shields por seus comentários.
A Cientologia é bem conhecida por sua oposição à psiquiatria convencional e às drogas psicoativas que são rotineiramente prescritas para tratamento. Foi relatado que as ações antipsiquiátricas de Cruise levaram a um desentendimento com o diretor Steven Spielberg. Spielberg teria mencionado na presença de Cruise o nome de um amigo médico que prescreveu medicação psiquiátrica. Pouco depois, o consultório do médico foi atacado por cientologistas, supostamente irritando Spielberg.
Remoção de vídeo do YouTube
Em 15 de janeiro de 2008, um vídeo produzido pela Igreja da Cientologia apresentando uma entrevista com Cruise foi postado no YouTube pelo grupo ligado ao Anonymous , Project Chanology , mostrando Cruise discutindo o que ser um cientologista significa para ele. A Igreja da Cientologia disse que o vídeo foi "pirateado e editado", e foi tirado de um vídeo de três horas produzido para membros da Cientologia. O YouTube removeu o vídeo Cruise de seu site sob ameaça de litígio.
Depois que o YouTube investigou essa alegação, eles descobriram que o vídeo não violava a lei de direitos autorais, pois é coberto pela cláusula de uso justo . Posteriormente, foi reintegrado no site e, em junho de 2020, o vídeo alcançou mais de 15 milhões de visualizações. O YouTube se recusou a removê-lo novamente, devido à popularidade do vídeo e às alterações subsequentes na política de direitos autorais do site.
A suposta influência da Cientologia em Cruise
Em março de 2004, seu publicitário de 14 anos, Pat Kingsley, renunciou. A próxima publicitária de Cruise foi Lee Anne DeVette, sua irmã, que também era cientologista. Ela serviu nesse papel até novembro de 2005. DeVette foi substituído por Paul Bloch da empresa de publicidade Rogers and Cowan. Tal reestruturação foi vista como um movimento para reduzir a publicidade de seus pontos de vista sobre a Cientologia, bem como a controvérsia em torno de seu relacionamento com Katie Holmes.
O livro de Lawrence Wright de 2013 Going Clear: Scientology and the Prison of Belief e a adaptação de documentário de televisão de Alex Gibney de 2015 com o mesmo nome lançaram um holofote sobre o papel de Cruise na Cientologia. O livro e o filme alegam que a organização da Cientologia preparou parceiros românticos para Cruise e que Cruise usou os trabalhadores da Sea Org e do Rehabilitation Project Force como fonte de trabalho gratuito. No filme, o ex-auditor de Cruise, Marty Rathbun, afirma que a esposa Nicole Kidman foi grampeada por sugestão de Tom Cruise, o que o advogado de Cruise nega. A ex-namorada de Cruise, Nazanin Boniadi, mais tarde comparou a audição de mulheres da organização da Cientologia até o momento de Cruise e experiências com ele à " escravidão branca ".